quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Bíblia de Guttenberg faz 555 anos

Johannes Gensfleisch zur Laden Gutenberg, (1398-1468) inventor alemão que concebeu a máquina de imprimir, estando na origem da  moderna de impressão de livros, possibilitando uma divulgação muito mais rápida de livros e outros documentos que até então eram manuscritos copiados, uns dos outros, pelo punho dos chamados 'copistas'.
Esta invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou é considerada o acontecimento mais importante do período moderno, tendo um papel fundamental no desenvolvimento na época renascentista, na Reforma e no desenvolvimento da ciência, em geral, e lançou as bases materiais para a disseminação da aprendizagem em massa.
O uso de caracteres tipos móveis foi um aperfeiçoamento extraordinário nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.
 A sua obra maior, a BÍBLIA DE GUTTENBERG (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.

Faz hoje 555 anos que foi editada pela primeira vez.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como tirar o esqueleto do armário

O senhor primeiro-ministro, mais o senhor ministro de Estado, das finanças e da administração pública, mais o senhor ministro da presidência estiveram sentados a uma mesa com uma panóplia de microfones, mais uma plateia de jornalistas, mais umas quantas câmaras pela frente, durante cerca de vinte minutos, para anunciarem ao país o que o país mais temia ouvir.
Que para salvar o país tinham que tomar medidas.
E vejamos bem o que foi dito pelos senhores: aumento de dois pontos percentuais na taxa do IVA e corte de cinco por cento na massa salarial da função pública e mais um conjunto de outras medidas putativamente destinadas a reduzir a despesa do Estado. Ora o que fica é o aumento do IVA e o corte nos salários.
As outras, a experiência tem ditado que a concretização costuma ser nula ou que até costuma ter efeitos preversos.
O que garante que agora venha a ser diferente?
Mas é, continua a ser, o despudor, a falta de ética e a amoralidade com que estes senhores se sentam a uma mesa perante o país e debitam medidas arrasadoras para as quais não chega aparecerem com aquele ‘arzinho’ sério, consternado e transtornado de coveiros à força, como se fosse o país e não eles, os primeiros culpados.
Estes mesmos senhores que têm andado a mentir despudoradamente sobre o estado das contas públicas, omitindo o verdadeiro descalabro, sem prestar contas aos portugueses sobre os resultados das medidas dos ‘pec1 e pec2’ que tantos custos já tiveram.
E, como se tudo isto não bastasse, vem aí mais uma habilidade.
Para ajudar a tapar o buraco do défice de 2010, vêm aí os fundos de pensões da PT. São 2,2 mil milhões de euros. Boa! Isto é mais uma receita extraordinária irrepetível, por isso, daí para a frente quem vai ter de pagar aos pensionistas da PT, presentes e futuros, a chorudas pensões é o Estado através da segurança social. Ora, todos sabemos o que tem acontecido com estes negócios. Se o fundo de pensões está capitalizado, bem; se não está, péssimo. Normalmente, está péssimo.
Compreendo que não seja cómodo anunciar o caos, mesmo que já esperado.
Afinal em quem acreditar? Para além dos senhores que nos governam desta maneira, no PS que outra coisa não tem feito senão apoiar cegamente este caminho para o desastre? Dir-se-á: é o papel do partido do governo. Então também não servem. E o PSD? Então não foi este o partido que se comprometeu a não obstaculizar o pec2 porque as medidas chegavam? Então também não servem.
Portanto, não tenhamos ilusões sobre estes senhores. Simplesmente não cabem mais onde os pusemos e só é pena não os podermos despedir. De vez e agora! Há mais que justa causa para isso.                 
 

Alma Nacional

Faz 100 anos que chegou às bancas, o último número da revista Alma Nacional, fundada por António josé de Almeida (1866-1929), médico e político republicano, com o assumido propósito de fomentar a revolução e precipitar a queda do regime monárquico.
Foi o último número porque o seguinte, a ter existido, teria saído a 6 de Outubro, precisamente uma semana depois; ora a implantação da República, na véspera, retirou à revista o seu principal objecto e o seu primeiro fundador e mais destacada figura, António josé de Almeida passou a fazer parte do I Governo Republicano (Provisório) como Ministro do Interior e mais tarde a Presidente da República.
A edição em fac-simile desse 34º e último número é, entretanto, hoje posta à venda.
Trata-se de um documento importante para que se possa compreender os últimos dias da monarquia e o esforço de propaganda republicana mas, também, o que representava na altura o grupo de moderados do movimento, onde militava ó seu fundador e que rapidamente se viria a incompatibilizar com a ala mais radical de Afonso Costa.
A revista teve como entusiastas colaboradores, figuras de proa das artes, da cultura e da escrita como Tomás da Fonseca, livre pensador que nos seus artigos lançou os principais ataques à Igreja e aos Jesuítas e ainda Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, Basílio Teles, Raul Proença e Teófilo Braga, para apenas citar os mais proeminentes. 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Papa Sorriso

A 28 de Setembro de 1978, morre o Papa João Paulo I. Foi o pontificado mais breve, durante apenas um mês, entre 26 de Agosto de 1978 até a data da sua morte. Tornou-se rapidamente conhecido na cúria pelo apelido de "o Papa Sorriso", pela afabilidade da sua pessoa e pela simpatia que espalhava à sua volta.

Antes de ser Papa, Luciani foi Patriarca de Veneza e não tinha ambição alguma em ser papa. Adoptou o nome duplo, pela primeira vez, em homenagem aos seu antecessores Paulo VI e João XXIII.

A brevidade do seu pontificado e as contradições e imprecisões da versão do oficial do Vaticano sobre a sua morte, têm suscitado até hoje especulações de que teria sido vítima de uma conspiração pois só o seu desaparecimento poderia dar espaço a sectores mais conservadores da Igreja, empenhados em combater tendências socializantes e progressistas, então emergentes no clero e em vários países. 

Esta tese viria a ser reforçada com a eleição do cardeal polaco Woytila que apesar de ter adoptado o nome de João Paulo II, dando assim a entender uma continuidade no papado anterior, tão abruptamente interrompido, mas revelando-se, ao fim e ao cabo,  um pontífice conservador em relação a diversas questões.
Ainda bispo Luciani desejava uma revisão das posições mais conservadoras da Igreja Católica, nomeadamente sobre temas tão fracturantes como a reprodução humana, o casamento dos sacerdotes ou possibilidade das mulheres serem ordenadas sacerdotisas. As suas frequentes reuniões com filósofos e pensadores de distintas religiões nunca foram bem vistas pela Opus Dei. Apesar de falta de provas, a hipótese de João Paulo I ter sido envenenado, durante a noite, continuará a ser explorada pelos mais diversos quadrantes.
A revista italiana 30 Giorni revela, com base em declarações do irmão de João Paulo I, que a Irmã Lúcia, durante a visita que o então Patriarca de Venza lhe fez no Carmelo de Sta Teresa, em Coimbra, sempre o tratou por "Santo Padre". O Cardeal Luciani ficara impressionado e perguntara: "Porquê?", ao que Lúcia terá respondido: "Vossa Eminência um dia será eleito Papa". E ele disse: "Sabe-se lá, irmã…", e a Irmã retorquiu: "Será sim, mas o seu pontificado será muito breve".



O escritor Daniel Silva, que vive em Massachussets, de descendência açoriana, produtor de programas da CNN e autor de 8 best sellers, aflora no seu livro 'O Confessor', a história do assassinato do Papa João Paulo I.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

My name is Bond, James Bond!

A 27 de Setembro de 1983 estreia no cinema S. Jorge, em Lisboa, o décimo segundo filme do agente 007 ao serviço de Sua Majestade, James Bond, denominado 'Octopussy'.
É o primeiro interpretado por Roger Moore, depois de 10 encarnados por Sean Connery - que deixou de tal forma a sua marca pessoal de durão com o seu humor tipicamente britânico - parecendo difícil arranjar quem continuasse a saga,  em especial depois da experiência falhada com James Lazenby que fez apenas um, mas não agradou.
Roger Moore, até então mais conhecido pela série televisiva 'O Santo' viria pois a abraçar este novo desafio e o que é certo é que ganhou a aposta, vestindo a personagem com uma diferença em cenas de acção que ficaram mais leves e 'elegantes', o humor sarcástico sempre  e o ar de 'engatatão' incorrigivel que  para alguns estudiosos, se aproxima mais da personagem que Ian Fleming havia criado nos seus romances.  
Na imagem acima, o requintado Taj Lake Palace Uidapor, na famosa ilha da Fantasia, um sumptuoso palácio do século XVIII que terá levado cinco anos a construir, e que terá sido também uma espécie de inauguração para este James Bond quando transformado num luxuoso 'resort', onde foram filmadas algumas das sequências mai quentes do filme, nomeadamente a cena amorosa (tinha que ser!) com Maud Adams, a 'Octopussy' .
Só para milionários gastarem pequenas fortunas em alguns dias, o Taj Uidapor logo se tornou local de curiosidade...graças ao 007, pois claro.


Quanto ao filme de estreia de Roger Moore, no papel de James Bond, é vê-lo para quem viveu as décadas da chamada 'guerra fria'  e ficar fã, como eu sou, deste tipo de acção já com alguns efeitos (muito) especiais, belas mulheres (sempre), algumas actrizes famosas (as celebradas 'bond girls') e também a banda sonora que ficava por largos meses nos top europeus e sempre interpretadas (e criadas) por cantores e conjuntos famosos.
Neste, 'Octopussy' é Rita Coolidge com 'All time high'. Muito bem.
É uma espécie de efeméride que hoje aqui trago mas, bom bom é revivê-los....desde o primeiro 007 com 'Ordem para Matar' com Sean Connery, passando por George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan, até ao último 'Quantum of Solace' que estreou a 22 de Novembro do ano passado, interpretado por Daniel Craig.
Se os tempos mudaram e muito desde 1966, a tecnologia e os efeitos especiais dão aos filmes do agente secreto inglês uma velocidade de acção e uma perspectiva da realidade totalmente diferentes. Mas, james Bond continua, praticamente, o mesmo...continua a gostar de jogo e ganha sempre; continua a gostar de martinis 'not mixed'; continua a cativar com o seu humor 'very british'; continua a ser implacável nas lutas, nas perseguições, sem piedade para com os seus inimigos; continua rodeado de mulheres lindas; continua a apaixonar-se pela 'bond girl', sem remédio.
Já tenho saudades do próximo...que dizem, até poderá ser filmado em Aveiro.   

'O Dinheiro Nunca Dorme', de Oliver Stone

"A ganância é boa.", diz Gekko - magnificamente interpretado por Michael Douglas - em 'Wall Street', o filme de Oliver Stone de 1987 em que aprendemos várias coisas sobre a bolsa, um universo povoado por gananciosos e especuladores capazes de executar coisas terríveis como, por exemplo, comprar empresas com milhares de trabalhadores para depois procederem ao seu desmantelamento, revendendo-as aos bocados, num mercado frenético e tumultuoso.
E, o problema é que o expediente tornou-se tão convincente que levou numerosos executivos a seguirem este caminho.

Mas, a saga não estava terminada. Com a implosão da propria bolha especulativa criada ao longo de quase duas décadas, com a falência do Lehman Brothers e o rebentar da crise de 2008, Oliver Stone volta à acção com aquilo que pode ser um 'Wall Street II' agora com o título em português de 'O Dinheior Nunca Dorme'. 


Apesar de ser visto como filme isolado, a comparação com o primeiro de 87 é inevitável, até porque começa no dia em Gekko (Michael Douglas) sai da prisão, depois de cumprir 8 anos por 'insider trading', ou seja, especular com acções a partir de informações qualificadas.
Agora é Jake Moore (interpretado por Shia Le Beouf)o menino prodígio de Wall Street, cheio de princípios e apaixonado por Winnie (Carey Mulligan), a filha de Gekko. Winnie que não aparece no anterior filme, surge como uma filha que atribuindo as culpas pela morte do irmão, ao próprio pai, não consegue ultrapassar esse sentimento, também não é capaz se entender com ele.

Mas, Gekko que reaparece com mais rugas e mais cabelos brancos, também está mais humano, vivendo à custa das palestras e do livro que escreveu.
Jake, aproxima-se de Gekko para receber aconselhamento e ao mesmo tempo prometendo fazer com que Winnie faça as pazes com o pai.

'O Dinheiro Nunca Dorme' é um filme a ver, sem dúvida, sustentado pelo elenco de luxo em que as interpretações de Irv Langella, Joss Brolin e, sobretudo de Michael Douglas apagam um Le Beouf destinado a representar o novo 'vilão'.

A reviravolta acaba por se perceber quando na última meia hora de acção, o bem acaba triunfante.
Oliver Stone não quer deixar um fim insensato e perverso, subentendo-o à velha máxima de o crime não compensa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Frau Merkel é fixe...

A notícia caíu como uma bomba no Palácio de Belém.
Segundo fontes geralmente bem informadas, terá sido o empurrão decisivo para Cavaco Silva resolver chamar os partidos para um puxão de orelhas e exigir-lhes uma solução que conduza à aprovação de um Orçamento para 2011, seja ele qual for.
O Presidente terá mesmo pedido à ministra da educação que esteja presente para o ajudar nesta tarefa, com a sua tão reconhecida assertividade sobretudo naquelas mensagens que ela costuma enviar às meninas e aos aos meninos para serem bem comportadinhos.
Mas, notícia notícia é mesmo a da senhora Merkel que terá comunicado aos membros do seu partido, encontrar-se disponível para se deslocar ao largo do Rato, na próxima semana, com o objectivo de elaborar o 'nosso' orçamento. Que tentara falar com o engenheiro Sócrates mas como ele se encontrava nos Estados Unidos, deixara o recado ao ministro Silva Pereira. A vantagem do governo ter clones...
Questionada sobre se isso não seria demasiado temerário, pois poderia ser visto como uma ingerência intolerável, não só pelos portugueses como por outros países europeus, respondeu:
- De maneira nenhuma. Uma vez que vou ser eu que vou ter de o aprovar em última análise, assim poupa-se tempo e  dou uma mãozinha ao José e ao Pedro...
E, para quem não tivesse percebido muito bem o que era aquilo da 'mãozinha', concluiu com um sorriso matreiro:
- Coitadinhos, eles andam tão aflitos. E, como já toda a gente percebeu que eles já não sabem o que fazer, andam a fingir que se zangam só para empatar tempo...assim vamos nós FAZER O QUE AINDA NÃO FOI FEITO!
Foi então que o ministro das relações exteriores que tem andado pensativo por causa do seu 'casamento' com um empresário, parece ter acordado e perguntou:
- Mas, a senhora chanceler, por acaso, conhece o Pedro Abrunhosa?

'O Inimigo Público' faz 7 anos

Hoje é dia de 'O INIMIGO PÚBLICO' que comemora o 7º aniversário. Parabéns a você...e, para abrir as 7 melhores notícias do que 'não aconteceu' mas, 'podia ter acontecido'. 

1) D. Afonso Henriques funda nação e promete expulsão dos marroquinos para o Magreb e dos ciganos para a Roménia.     
2) Estudo de impacto ambiental obriga El-Rei D. Dinis a alterar o projecto de condomínio fechado de moradias de luxo em Leiria para um camanchão, um aquaparque, um campo de golfe ou um pinhal.   
3) Filipe II de Espanha lança opa hostil sobre a corôa portuguesa e quer capital dos correios no Brasil.
4)DIficuldades orçamentais levam à redução do Convento de Mafra para metade e a mudá-lo da Ota para o Poceirão.
5) Marquês de Pombal atribui concessão da baixa pombalina à Mota Engil por 100 anos.
6) Chaimite de Salgueiro Maia rebocada pela EMEL do largo do Carmo. 
7) José Sócrates dá os parabéns ao IP por inventar notícias, dados, e estudos há mais anos do que ele.

A não perder, como sempre.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Obras emblemáticas do governo vão avançar


As três obras emblemáticas do governo, em tempo de crise vão mesmo para a frente.
1 - O governo vai avançar em Alcochete mas, devido ao tempo que levaria a edificar o novo aeroporto e aos custos do empreendimento, foi decidido que já que se tinham comprado dois submarinos, compre-se um porta-aviões que fica mais barato e pode ficar encalhado mesmo ali no mar da palha.
2 - A terceira travessia do Tejo vai mesmo para a frente, entre Barreiro e Santa Apolónia. A maqueta explica como economizar numa obra de tão grande necessidade. Uma plataforma reduzida, como se vê, servida por cacilheiros, a montante e a jusante. Assim, cumpre-se o objectivo com menos custos, muito menos.
3 - O TGV já tem carruagens apropriadas. Recuperadas dos comboios turísticos da linha da Régua, não vão precisar de nenhuma ligação especial, nem até ao Poceirão, nem a partir daí. É um facto que demorará mais um dia a atingir a fronteira mas sai muito mais barato.
É por isto que eu não entendo para que é tanta discussão!
O governo já está a cortar no que pode, caramba!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Onde está o dinheiro?

O gato comeu, o gato comeu / E ninguém viu / O gato fugiu, o gato fugiu / O seu paradeiro / Está no estrangeiro / Onde está o dinheiro



Que riqueza de mergulho....deve ser este 'pato' que nos anda a emprestar o dinheiro, a 6,5%......

Portugal, é sabido, anda para aí de mão estendida a pedir dinheiro e mais dinheiro para poder solver compromissos e também poder continuar a pagar o que deve por outras dívidas que contraíu.
Em linguagem técnica, a isto chama-se 'colocar dívida pública'. É mais fino.
Mas, o que interessa é que, hoje, o governo pediu 450 Milhões de Euros a 4 anos e 350 Milhões de Euros a 10 anos. E, pasme-se, até houve quem emprestasse e mais, dizem-nos que a oferta até excedeu a procura, ou seja, se mais tivesse pedido, mais teria sido emprestado ao país.
Muito Bem! Agora vamos à taxa de juro... 6,23%. Uma 'roubalheira!'. Os especuladores andam entusiasmadíssimos com isto, porque estão a enriquecer, todos os dias, aos milhões e milhões enquanto os portugueses (e não só) vão ficando cada vez mais endividados e mais pobres!
Mas, alinhemos ideias...para que quer o governo o dinheiro? Para investimentos? Não!
Para, como já disse, pagar despesa corrente e (ainda por cima) pagar dívidas anteriores.
E o governo só pode fazer isto e não outra coisa, porquê?
Porque dizem que NÃO HÁ DINHEIRO!

Onde está o dinheiro? / Onde está o dinheiro? /

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A culpa é do défice

Na República Checa, as coisas parece que também não andam lá muito bem... bom, deve ser por causa do défice!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma grande aventura

A 20 de Setembro de 1519, parte de San lucar de Barrameda/Sevilha, uma esquadra de duas naus de guerra com 30 canhões, duas naus de mantimentos e uma embarcação de apoio, com uma tripulação total de 285 homens, capitaneados por Fernando de Magalhães, navegador português, nacido em Sabrosa em 1480 e ao serviço do Imperador Carlos V, a quem Magalhães apresentou o seu projecto após o mesmo haver sido recusado pelo, então Rie de Potugal D. João II.
Dava-se assim o início para aquela que ficaria para sempre conhecida na História de todo o Mundo, como a "Primeira Viagem de Circum-navegação à Terra".
Fernão de Magalhães propunha-se mostrar que as ilhas Molucas se encontravam fora do hemisfério português, um enorme desafio técnico e humano, para mais quando até ao momento fora impossível delimitar de forma rigorosa as zonas de influência, espanhola e portuguesa, definidas em Tordesilhas.
Em Dezembro de 1519 a armada aporta ao Rio de Janeiro.
No mês seguinte penetra no Rio da Prata e em finais de Março de 1520 faz a sua entrada no estreito que virá a ter o nome do navegador português.
Durante a viagem sucedem-se inúmeras peripécias, desde conspirações, insubordinações, roubos e assassinatos entre uma tripulação exausta e desconfiada do sucesso do empreendimento.
Por fim, em Novembro de 1520 os navios entram no Oceano Pacífico, e poucos meses depois (Abril de 1521) Fernão de Magalhães é morto numa escaramuça na ilha de Cebu (Filipinas).
A esquadra reduz-se agora a dois navios e é a nau "Victoria", comandada pelo espanhol Sebastian D' Elcano que segue viagem pela rota do cabo, procurando víveres em Cabo Verde.
Descoberta por uma nau portuguesa, com uma tripulação de apenas 18 homens completamente sequiosos, famintos e em miserável condição de saúde, o navio segue, depois de ajudados os homens e carregados com víveres frescos e água potável, para San Lucar de Barremeda, onde chega a 6 de Setembro de 1522!
Ao cabo de três anos estava completada esta grande aventura.

domingo, 19 de setembro de 2010

Meninas e meninos, portai-vos bem, caraças!

Ora aqui está! Tende juízo e estudai muito porque estais a fazer um exercíco ao cérebro e assim ficais mais espertinhos e depois, dais muita alegria aos paizinhos e ao engenheiro Sócrates e quando foreis grandes, se ficardes desempregados não é porque sejais ignorantes é porque de facto não há trabalho para vós que sabeis tanto de tanto que ninguém pode pagar-vos um salário justo e então realizareis que não valeu de nada o que andastes a aprender, 'prontus'!

Mas isso já não é culpa vossa...estais a perceber?

A senhora ministra habituada como está a escrever (e bem!) histórias para criancinhas tem aqui o seu lado 'infantil' em pleno funcionamento e as meninas e os meninos ficaram, por certo, tão empolgados como ela finge estar. E vão mesmo passar a estudar muito, muito, muito!

Esta mensagem da senhora ministra, na abertura do novo ano lectivo, parece mais uma rábula ao tom maternalista de muitas mães que serão como a senhora ministra, suaves, delicadas e nada convincentes...

Também pode ser muito didactica para as outras, que se viram para os filhos e....

"VAI MAS É ESTUDAR, MALANDRO!!! CALÃO!!! QUANDO TEU PAI CHEGAR É QUE VAIS VER!"

ou então...

"Ó MEU GRANDE MANDRIÃO, SE NÃO VAIS ESTUDAR FAÇO QUEIXA AO ENGENHEIRO SÓCRATES E ELE TIRA-TE O MAGALHÃES....É SÓ JOGOS, SÓ JOGOS, SÓ JOGOS!"

A selecção está boa? Uma beleza...

Tão amigos que nós éramos!
Mas, no melhor pano cai a nódoa, não é?
O senhor Queiroz exaltou-se com uns senhores que foram tirar sangue aos jogadores logo numa altura em que eles precisavam era de sangue... na guelra.
Mas, quem parece que sabe muito bem o que aconteceu no estágio da Covilhã é o senhor Laurentino. Vai daí, como o homem gosta de aparecer de vez em quando para meter o nariz, deu logo a sua opinião para a comunicaçõ social, ou seja, para quem quis ouvir. E, ainda por cima, sabe que foi grave! Muito grave!
Mas, atenção, que aquilo que ele fez não tem nada de política misturada...só para se mostrar como se governa e mais nada. O senhor Queiroz, em vez de ficar caladinho, desbronca convencido que não havia 'justa causa' que lhe estragasse o contrato. E depois ainda diz o senhor Queiroz que havia na direcção da federação um polvo e mais não sei o quê...que coisa estranha. Um polvo? Até fiquei arrepiado.
De processo disciplinar em processo disciplinar, de suspensão em suspensão, o senhor Queiroz tinha a fogueira preparada e só faltava subir à pira... a reunião da direcção da federação, com polvos e tudo, deu o empurrão decisivo. E o senhor Queiroz lá caíu para as chamas.
E assim por dizer, mais uma vez, algumas verdades que não se devem dizer. PUMBA!!
Toma lá pontapé e ...PUMBA!
Justa causa'? Sabe-se lá ainda o que está para vir!PUMBA! Pagar indemnização numa altura destas em que o engenheiro anda a contar cêntimos? Isso é que era bom. Para já, PUMBA no senhor Queiroz e agora ele que recorra para onde quiser que depois logo se vê!
Com a fase de qualificação já em marcha e o senhor Agostinho armado em 'piloto automático' à procura de um GPS, aconteceram mais dois bons resultados!
Um extroadinário empate frente ao cipriotas, em Guimarães. 4 a 4...PIMBA!
Uma esforçada derrota mínima por 0 a 1 contra os noruegueses, em Oslo... e PIMBA! E eis que o senhor Madaíl tem uma ideia salvadora. Pede-se ao 'special' para vir treinar os próximos dois jogos da selecção. Excelente e muito patriótica. O melhor do Mundo que até costuma ganhar quando vai treinar equipas que nunca ganham nada de jeito, há imenso tempo, está 'specialmente' adequado. E lá vai a Madrid falar com o 'Special'...
E, o senhor que está cada vez mais 'Special', não tem papas na língua, de tolo não tem nada a não ser que é um grande 'toleirão' e até já disse que gostava de ser selecionador mas só quando ele quisesse, deve ter pensado que queria e disse que sim. Vendo bem, se perdesse, pior do que já anda a selecção é quase impossível e se ganhasse, então é que ninguém o aguentava mais. Ainda terá, talvez pensado.
Olha que chatice! Mas que havia eu de dizer? O homem cai-me aqui a chorar imenso e eu até já disse e repito que é o meu sonho. Bom, é o meu sonho só quando eu dissesse mas... pronto, eu faço uma 'perninha'. No fundo, não vai custar nada. Se hei-de ficar aqui duas semanas sem fazer nadinha...isto é patriótico e até o faço à borla. Só, claro, tem uma condição. O senhor Madaíl tinha de pedir ao patrão!
E, o senhor lacrimoso mas muito esperançoso, pensou no que havia de dizer e lá fez o telefonema para Madrid, ao patrão do senhor José 'Special'.
DÉ claro que isto era assim uma espécie de 'Crónica de uma NEGA ANUNCIADA' e do outro lado da linha, D. Florentino que já estava à espera do telefonema e sabia que os dirigentes da selecção tinham perdido a 'verguenza', mastigou uma resposta suave.
Que o D. Gilberto tinha de compreender que até nem era por ele mas a coisa não era assim tão simples...que até já tinha posto um capacete na cabeça, porque ultimamente os jornalistas e a 'aficion' já estavam a dar-lhe na cabeça e ele ainda nem sequer tinha dito nada e até era melhor nem dizer porque só faltava vir aí o Rei e mandá-lo calar como fez ao Chavez...tinha imensa pena porque até gostava muito que Portugal começasse, finalmente, a jogar alguma coisinha e a ganhar, também, qualquer coisita mas, D. José ir treinar mesmo que fossem só 'dos partidos' estava fora de questão. 'D. José non se alquilla...coño!'. E, assim, o senhor Madaíl só teve de dar corda aos pedais e tratar de arranjar alguém que fizesse o patriótico frete de desencravar o que tinha sido encravado por senhor Laurentino enquanto ele tentava disfarçar a coisa assobiando para o lado. Isto de ser presidente de qualquer coisa, neste país é mesmo lixado! 'Valha-me a senhora do Caravagio, ou lá o que era, mas ao menos nessa altura ia-se escapando...', terá pensado. Mas, é sobretudo em momentos de grande crise, que se torna necessário AGIR COM TRANQUILIDADE....
E, eis que no centro desta telenovela, aparece o homem certo para o lugar certo com o seu sempre táctico 4-4-2 losango e muita, mas mesmo muita tranquilidade...
Disponível. Com certeza que não é para falhar. Isso são águas passadas...agora até lhes furo os olhos se for preciso! Mas antes, talvez fosse melhor ligar de novo ao D. Florentino, por causa das convocatórias do Carvalho, do Pepe e do Cristiano não vá o homem dizer o mesmo que disse quando lhe foi pedir o Zé emprestado!

O senhor Madaíl terá pensado que não iria mesmo falar de novo ao D. Florentino, era o que faltava. Telefonemas para os jogadores, para tentar saber alguma coisa mais concreta, não fosse o diabo tecê-las e então é que era lindo...nem o 'Special' nem os jogadores...e lá telefonou a cad um dos três.

(Oh senhor presidente, eu cá não sei de nada...não me meta nisso que o patrão é o D. Florentino. Eu, por mim até vou mas, não diga nada a ninguém.)

(Oi 'doutô' presidente, eu vou de braços abertos mas, puxa vida, o D. Florentino não tem 'qui sabê, né mesmo?)

( Boas senhor presidente. Ah, não se preocupe com isso. Desde que não me vejam em campo, aliás como é costume, eu chego aí e dou-lhes dez!)

E, o senhor Gilberto lá ficou mais descansado e telefonou de imediato ao Paulo Bento:

- Está? Bento? Estou, sou eu. Olhe lá, isto arranja-se mas, agora tem de prometer uma coisa. O Carvalho, o Pepe e o Cristiano têm de jogar lá no seu losango ou lá omo é que você costuma chamar áquilo e de preferência sempre a mudarem de posição porque assim hão-de jogar tão mal que ninguém acredita que são eles que lá estão. OK?

Paulo Bento ficou radiante e disse ao senhor Madaíl que ficasse descansado. Até 'tava' a pensar já na táctica. O Ricardo à baliza, para se confundir com o outro...o Cristiano, a defesa esquerdo, porque assim passava mais despercebido encostado à lateral saía quando quisesse pois como não há defesa esquerdo na selecção...o Pepe punha-o a central pois na selecção ninguém está acostumado a ver o rapaz a jogar no lugar certo. Brilhante!

E tudo está combinado para um sucesso sem precedentes.

Então, e no fim disto tudo como anda a nossa selecção?????? Então não se está mesmo a ver! A selecção está cada vez melhor...uma beleza!

Retratos da Vida (Les uns et les autres)

Já há algum tempo que tinha decidido ir aos arrumos, cá em casa, para dar uma ordem a algumas coisas pessoais que ficaram por lá amontoadas desde a última mudança, como por exemplo fotos antigas de família, de amigos, de viagens e outros eventos, dispersas por arquivos sem ordem, caixas de sapatos e até sacos de papel e plástico. Depois, sabia que um monte de agendas de vários anos tinham várias notas que se tornaram mais importantes por motivos diversos, inclusivé com alguns escritos que poderia aproveitar para este blogue. Páginas e páginas anotadas, poemas, pensamentos, frases soltas, eu sei lá. Livros, catálogos, folhetos, revistas, enfim tudo o que vamos juntando ao longo de anos e anos e, assim como que um chamamento nos obriga a pôr uma ordem que torne mais fácil acedermos aos assuntos, quando julgarmos necessário.

Pois bem...para abreviar um pouco. Comecei a folhear algumas das agendas e eis que, quase por acaso, na agenda de 1981, precisamente a 19 de Setembro, encontro meio rasgado e esfarelado, pelo tempo e humidade, parte de um bilhete do cinema Star (lembro-me que ficava na avenida Guerra Junqueiro no local onde penso que estão agora as lojas C&A), para um filme - Retratos da Vida - ou melhor, como aliás sempre ficaria para a história, LES UNS ET LES AUTRES.

Esta é a explicação pela qual resolvi escrever aqui sobre isso. Porque, para além do filme de Lelouch ser uma peça bastante bem elaborada, o argumento interessante e servido com uma banda sonora fantástica...o celebrado Bolero de maurice Ravel que eu gosto bastante.

O filme começa e acaba com a sequência que o havia de tornar famoso – e até influenciar o título em diversos países, o simplesmente Bolero, conseguindo que as quatro narrativas principais, que correspondem aos quatro países onde o filme tem lugar, num perfeito enquadramento, parte histórico, parte ficcionado.

Em vésperas da 2ª Guerra Mundial, as Folies Bergères deslumbram; a orquestra de Jack Glenn (homenagem a Glenn Miller), anima os Estados Unidos; um jovem e brilhante pianista alemão toca para um espectador importante, o Führer; duas meninas dançam ao som do Bolero, no Bolshoi, perante o júri que havia de seleccionar, uma delas, para prima ballerina da companhia; o romance entre a resignada preterida, Tatiana e um dos membros do júri, Boris, que parece começar a colorir o filme; enquanto que o nascimento de Sarah, fruto do casamento de Simon e Anne e a gravidez de Magda ilustram a universalidade da condição humana.

Uma vez iniciada a 2ª Grande Guerra, tudo se torna subitamente mais sombrio e a voz de Evelyne ouve-se suavemente em 'Paris des Autres', na véspera de Ano Novo de 1941 que ninguém parece ter muita vontade de comemorar.

A deportação de Simon, Anne e o bebé destes para o campos de concentração de Dachau; a mobilização de Boris para a frente de batalha; o magnífico bailado que Tatiana oferece aos soldados russos; o descrédito de Karl e Magda pelo regime Nazi e a entrada dos Estados Unidos na guerra fazendo Jack Glenn partir também.

A invasão de Paris pelas tropas alemãs é acompanhada pela música composta por Karl e encomendada por Hitler, mas segundo Magda, onde se começa a notar alguma desafinação.

'Les Uns et les Autres' é-nos posto um filme «simples com pessoas como nós, vivendo com sensibilidade extrema um período conturbado e é com este aparente despretensiosismo de Claude Lelouch que as quatro narrativas se desenrolam harmoniosamente, acabando por convergir numa só, numa iniciativa pela paz (o evento Unicef) onde todos se encontram e reencontram ligados pela dança e pela música, no fundo o 'cimento' que sempre uniu, embora de forma paralela, as suas vidas.

A Torre Eiffel é o cenário na cidade escolhida como um símbolo da Paz, só possível na sua total plenitude quando todos cooperam nesse desiderato.

Para além das excelentes realização e produção cinematográficas, o filme tinha um elenco de luxo, com verdadeiras 'estrêlas': Robert Hossein, Geraldine Chaplin; James Caan; Jorge Donn (o grande bailarino); Évelyne Bouix; Raymond Pellegrin; Jean-Claude Brialy; Fanny Ardant; Jacques Villeret; Nicole Croisille; e alguns mais.

Recordar 'Les Uns et les Autres' é lembrar um bom filme, mas também trazer à memória, os tempos, os locais, as circunstâncias... já passaram quase 30 anos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hoje é dia de 'O Inimigo Público'

Hoje é dia de 'O Inimigo Público' e como tal recolhi mais uns títulos que tornam verdadeiramente hilariante o caderno do jornal 'Público.
- Carlos Cruz vai revelar no seu site os números dos 16 telemóveis de cada uma das 200 pessoas que também foram implicadas mas não chegaram a julgamento.
- O maldoso vírus informático que desformatou acordão do processo Casa Pia era um inocente 'emoticon' até ser abusado pelo Bibi.
- Ana Jorge garante que a substância analgésica e antidepressiva existente na saliva humana, vai ser vendida em perdigotos.
- Desenvolvimento de pele artificial permitiu a Olegário Benquerença abandonar a pele de benfiquista no jogo com o Vitória de Guimarães.
- Jerónimo de Sousa diz que PCP quer derrotar Cavaco Silva foçando-o a ganhar na primeira volta à rasquinha.
- António Costa vai instalar em Lisboa radares de controlo de velocidade falsos para dissuadir automobilistas que nem sequer respeitam os verdadeiros.
- PS indignado com a eleição de Luís de Matos como ilusionista da década, reclama prémio para Sócrates.
- Revisão constitucional do PSD passa a ser feita a cada 2 anos ou aos 100.000 Kms.
- Anúncio de Fidel do esgotamento do modelo cubano indicia influência crescente de Ângelo Correia em Cuba.

Hoje é Dia da Compreensão Mundial

Para o "Dia Mundial da Compreensão" deixo este magnífico poema de Eugénio de Andrade, intitulado 'URGENTE'...
É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz impura, até doer.
É urgente o amor,
é urgente permanecer.
( in 'Amantes sem Dinheiro' de 1950)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vangelis

Evángelos Odysséas Papathanassíu, músico e compositor grego de renome.

As suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, do filme Carruagens de Fogo, a banda sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, “1492 - A Conquista do Paraíso”, com a música instrumental “Conquest of Paradise”. Também entre as suas inúmeras inspirações vamos encontrar o tema do Mundial de 2002 disputado na Coreia do Sul e Japão.

No Maio de 68 estava em Paris, ano em que fundou a banda Aphrodite's Child com os amigos Demis Roussos e Loukas Sideras com canções de sucesso: "Rain and Tears e "It’s Five O’Clock. O grupo acabou em 1972, altura em que inicia a sua carreira 'a solo' escrevendo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973.

O seu primeiro álbum saiu em 1974, o Earth (Terra). Nos anos 80 e 90 produziu diversos álbuns em parceria com Jon Anderson, Jon & Vangelis.

Em 1982 Vangelis venceu na categoria do Oscar de 'Melhor Banda Sonora Original em Chariots of Fire. O tema ficou no topo da lista da Billboard americana por uma semana. Em 1983, Vangelis lançou "Antartica", uma banda sonora bastante conhecida em Portugal como fundo nas previsões meteorológicas do Canal 1. No ano em que começou o seu trabalho com o realizador Ridley Scott, compôs os temas dos filmes Blade Runner e 1492 - A Conquista do Paraíso. Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam assinatura de Vangelis. Em 1992, a França condecorou-o com o grau de Chevalier of Arts and Letters. Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrónico) escrita em 1993 e usada pela NASA como tema de comunicação, nas missões a Marte.

Em 2004 compõe a banda sonora do filme 'Alexander' de Oliver Stone.

O ùltimo Vôo do Flamingo, o livro e o filme

O Último Voo do Flamingo (2005), de Mia Couto, relata a passagem de um inspector das Nações Unidas, de origem italiana, pela vila de Tizangara, em Moçambique. A história é contada de acordo com os relatos, depoimentos e confissões presenciadas pelo “Tradutor de Tizangara” e o narrador conta que, certo tempo depois do fim da guerra no seu país, alguns soldados da ONU explodiram. “Simplesmente, começaram a explodir. Hoje, um. Amanhã, outro. No dia seguinte, mais outro. Até somarem, todos descontados, a quantia de cinco falecidos”

A história começa com o acontecimento: um avultado e avulso pénis que aparece no meio de uma estrada da vila de Tizangara. É o caso número seis dos explodidos. E é nessa ocasião que o narrador é compelido a apresentar-se ao administrador local, Estevão Jonas, para ser empossado no cargo de tradutor oficial para o italiano Massimo Risi que está na vila para investigar o caso dos pénis que sobravam dos corpos dos soldados que haviam explodido. Só isso.

Hoje estreia o filme realizado pelo cineasta moçambicano João Ribeiro. Já li o livro e estou curioso com o filme

terça-feira, 14 de setembro de 2010

João XXI, o Papa português

Pedro Julião mais conhecido como Pedro Hispano, nasceu em Lisboa, posssivelmente no lugar que hoje pertence a freguesia de S. Julião, em data desconhecida mas seguramente antes de 1226 e morreu a 20 de Maio de 1277.
A 15 de Setembro de 1276 foi eleito Papa, tendo adoptado o nome de João XXI. Não terá sido enquanto Papa que se terá notabilizado mas, por ter sido o único português, até à data, aqui fica esta referência, à data da sua eleição há 734 anos.
Pedro Hispano (nome porque ficou conhecido dado que na época, a região ibérica era muitas vezes designada por Hispânia, foi um notável, investigador, médico, professor e matemático.
Começou os seus estudos na escola episcopal da catedral de Lisboa, tendo mais tarde estudado na Universidade de Montpellier e tendo por colegas São Tomás de Aquino e São Boaventura. Estuda medicina e teologia, dedicando especial atenção a lógica e metafísica de Aristóteles. Entre 1246 e 1252 ensinou medicina na Universidade de Siena e escreveu algumas obras, de entre as quais se destaca o Tratado Summulæ Logicales que foi o manual de referência sobre lógica aristotélica durante mais de trezentos anos, nas universidades europeias, com 260 edições, traduzido para grego e hebraico. Prova da sua vastíssima cultura científica encontra-se na Obra de Óculo, um tratado de Oftalmologia que conhece ampla difusão nas universidades europeias. Quando Miguel Ângelo adoece gravemente dos olhos, devido aos trabalhos de pintura nos tectos da Capela Sistina, encontra remédio numa receita de Pedro Julião.
É de sua autoria, o ‘Thesaurus Pauperum’ (Tesouro dos pobres), em que trata de várias doenças e suas curas, com cerca de uma centena de edições e traduzido para 12 línguas.
Em 1261, ano em que é eleito decano da Sé de Lisboa, Pedro Julião ingressa no sacerdócio. Afonso III confia-lhe o priorado da Igreja de Santo André (Mafra), onde é elevado a cónego e deão da Sé de Lisboa, Tesoureiro-mor na Sé do Porto e Dom Prior na Colegiada Real de Santa Maria de Guimarães.
A eleição de Pedro Julião, em conclave realizado em Viterbo, após a morte de Adriano V, decorre num período muito perturbado por tensões políticas e religiosas.
João XXI irá marcar o seu breve pontificado (de pouco mais de 8 meses), embora sem grande sucesso, pela tentativa de levar por diante a missão encetada por Gregório X de reunir a Igreja Grega Ortodoxa à Igreja do Ocidente Católica e por tentar a reconciliação das grandes nações europeias, como França, Alemanha e Castela, dentro do espírito da fé cristã.
Sentindo-se doente e esgotado fisicamente, retira-se para Viterbo, onde morre a 20 de Maio de 1277, com 51 anos, vitimado pelo desmoronamento das paredes do seu aposento, estando sepultado na Catedral de Viterbo.