segunda-feira, 30 de junho de 2014

ALGUMAS CONTAS SIMPLES



Muito se tem falado sobre o Acórdão do Tribunal Constitucional. 
A verdade é que parece que (ainda) ninguém se deu ao trabalho de fazer algumas CONTAS SIMPLES:
Por cada 100 euros que o Estado tiver de repor nas remunerações, recebe:11 euros de TSU;
19,5 euros de IRS (IRS sobre 89 euros de rendimento tributável (100-11));
3,5 euros de ADSE;
14 euros de IVA (porque o dinheiro vai ser gasto. (taxa média de IVA sobre 66 euros líquidos).

Mas não fica por aqui. 
Existe um fator multiplicador na Economia. 
A teoria: sempre que os rendimentos de uma parte da Economia aumentam, aumenta também o seu nível de despesa e, portanto, multiplica o impacto na Economia, acima do seu valor nominal.

Explicando de forma simples: se os funcionários públicos tiverem os tais 66 euros líquidos para gastar, vão fazer compras (ou pagar dívidas) com esse dinheiro e, portanto, aumentar o negócio do sector privado (lojas, fábricas, bancos, etc..) que vai “produzir” e “vender” produtos e serviços no valor dos tais 66 euros. 
O “multiplicador” aceite pelo Banco Mundial é de 25% (1,25).
- Então voltando aos 66 euros do exemplo (valor líquido dos 100 iniciais) terão assim um impacto de 80 euros (66,00 X 1,24 = 80,00 )
Como a tributação média em Portugal, sobre a Economia privada é de cerca de 45% (dados do BdP), estes 80 Euros gerarão: 36 euros de Impostos (vindos do sector privado).
Ou seja:
- A despesa do estado por cada 100 euros
- A receita aumenta, directamente, em 48 euros;
- A receita aumenta, indirectamente, em 36 euros; 
- O saldo REAL fica-se por 16 euros (100- (48+36)) = 16.

Resumindo: por cada 100 euros que o Estado tiver de repor no rendimento dos Funcionários Públicos, o VERDADEIRO AUMENTO de DESPESA será de 16 (DEZASSEIS) euros OU SEJA APENAS DEZASSEIS POR CENTO DOS MILHÕES DE EUROS QUE TÊM SIDO DECLARADOS!
A verdade é que parece que (ainda) ninguém se deu ao trabalho de fazer algumas CONTAS SIMPLES.
Ou pior, fingem que não perceberam o resultado. 
A primeira opção denota “falta de profissionalismo”; 
a segunda denota “falta de honestidade intelectual”
Confesso que não sei qual a mais grave mas com este governo vou mesmo pela segunda hipótese!


quinta-feira, 12 de junho de 2014

QUEM NOS ACODE...


A guerra civil no partido socialista irá ocupar todo o Verão enquanto o país se vai afundando num naufrágio de caravela sem bússola e de navegação à vista sem bombordo. 
Há que saber esperar, dirão os mais pacientes.
Eu sei que sim! A avaliar pelas reuniões do clube de Bilderberg, ou seja dos que mandam nisto, talvez a par da necessariamente imposta abdicação do rei espanhol, também se tenham debruçado sobre a necessidade de endireitar o rumo aos 'pobres' lusitanos.
Porque isto de ter à frente do país, uma rapaziada, ideológica e culturalmente impreparada para nos desembrulhar de semelhante embrulhada que julgou ser suficiente ter uma maioria parlamentar e uns quantos saltimbancos no governo, dar umas marretadas na 'comunagem', ir piscando o olho q.b. aos 'seguros', pegar os juízes do constitucional pelas opas e abaná-los um bocadinho, para saltar todas as barreiras e o resto, para mais perpetuando-se no apoio da senhora alemã e dos correlegionários presidentes da comissão europeia e da república. 
Mesmo com um bailarino chamado Portas, profissional de piruetas políticas e passes de mágica em negociatas submersas, era possível dançar um 'pas-de-deux' duradoiro, mitigando aqui e li os apetites gulosos do parceiro de poder, a coisa era possível.  Afinal, como disse o almirante quando a bomba rebentou nos tempos mais quentes do 'PREC', "o povo é sereno; é só fumaça!" Só que, o povo continuou sereno, mas o resto não é só fumaça!
O resto é um povo empobrecido e em sofrimento e uma economia destruída que, depois da 'visita da saúde' parece estar a derrapar de novo para o atoleiro da desesperança. 
Entretanto, o senhor Cavaco com aqueles comprometedores lapsos de conhecimento e de desmaios, mais ou menos amparados, num qualquer púlpito de praça pública já nem se lembra que é presidente da república e vai gozando os jardins de Belém da janela do palácio como se estivesse em casa.
Seguro mantém aquele ar de 'agarrem-me senão vou-me a eles', e nem quando se exalta consegue disfarçar que não é homem para andar ao sopapo para mais com o Costa, mesmo sem nevoeiro, de punho cerrado e ares de 'afastem-se que agora sou eu' .
Será que vamos dar a(o) Costa? Com ou sem empurrões dos tais 'bilderbergers', sei lá!
O que eu sei é que por cá já nada parece animar o povo lusitano, a não ser, a recuperação, os sprints, as fintas e os pontapés do CR7, lá por terras de vera cruz. 
Para um país na miséria, é convenhamos, muito menos que nada!



quarta-feira, 11 de junho de 2014

PIB = PRODUTO INTERNO À BRUTA!


Finalmente estou confiante!
As notícias sobre a retoma são extraordinárias.
Em breve, ouviremos o senhor Passos Coelho voltar a declarar que o país está mesmo muito melhor. O PIB a crescer exponencialmente.

Surpreendidos? Ora essa!
Se a Europa permanece com um anémico crescimento económico, próximo da estagnação e a ameaça de deflação é cada vez mais real, aí temos a solução.
Um mero processo contabilístico para enganar nem eu sei quem!
Enfim, no nosso caso até já há números.
O PIB poderá crescer mais de 2,5%.
Mas, perguntarão num assomo de cepticismo doentio: como é isso?
Nada mais simples!
Passa a vigorar, a partir de Setembro, uma nova fórmula para cálculo do PIB com a incorporação de actividades que até agora têm permanecido fora: prostituição, tráfico de droga e contrabando de tabaco e álcool.
Aí está!
Só a prostituição parece que vale qualquer coisa à volta de 1,1 mil milhões de euros.
Imaginem as outras!
Agora percepcionem só se isto também fosse válido para actividades como furtos, roubos e desfalques! 
Com a quantidade de ladrões que anda por aí à solta.