segunda-feira, 17 de agosto de 2015

INÍCIO DE SEMANA...com muita gente de férias

PELO LITORAL NORTE E CENTRO, céu nublado, por vezes muito nublado, possibilidade da ocorrência de aguaceiros e temperaturas máximas entre os 21 e os 23ºC. Lá para o sul a coisa está menos agreste com mais um ou dois graus para enganar o desconsolo e o astro rei pregado no azul. Enfim, a gente sempre vai dizendo: BOM DIA, AGOSTO!


ESTE FIM DE SEMANA, aí está a primeira jornada da Liga que só termina hoje com os da capital do móvel a receberem os estudantes. Sexta feira, os leões precisaram de um penalty ao minuto 96 (AI JESUS!) para levarem de vencida os estreantes de Tondela; num intermédio os dragões na toca despacharam os da cidade berço com três labaredas sem resposta e finalmente, ontem, a águia vitória estreou-se com uma goleada nos da linha. A voarem baixinho saíram para o intervalo com assobios e pateada e só no ultimo quarto de hora, quatro golos a abrir com uma cabeçada grega. Tenham calma que isto ainda agora começou...



NO BRASIL PARA DILMA,  acoisa está preta! Depois do 'Mensalão' de Lula, chega o 'Lavajato de Lula' com ligações fora do país, incluindo o nosso. No Brasil (e não só) corrupção, tráfico de influências, lavagem de dinheiro e outras coisas no género são o que sempre foram. Quem justamente esperava que com Lula e Dilma os escândalos fossem de outro cariz como por exemplo 'escandalosamente incorruptíveis', enganou-se! 
Afinal, não...e todos os meses aumenta a montanha.

NA GRÉCIA, a coisa já está preta mas pode ficar ainda mais preta. O governo da extrema esquerda alia-se no Parlamento à direita e aos partidos derrotados nas eleições para fazer passar o programa do terceiro resgate. Se isto não é traição então traição já não é o que era. O que dirão os cidadãos? Provavelmente muito menos do que deviam dizer, vencidos por exaustão e desespero. A 'primavera' Siriza já foi e ninguém deu por isso e, provavelmente, ficará para a história como um tal Sebastião entrou na nossa. 
Numa manhã de nevoeiro, montado num cavalo branco...

POR CÁ, FALAR EM MILHÃO E MEIO, significa que hoje, um em cada cinco portugueses aufere o salário mínimo nacional, o que representa um aumento de 73,6%. Em 2011, 11,2% da população activa recebia o salário mínimo, então de 485 euros mensais. Agora já 20% tem 505 euros de salário. Por aqui se pode avaliar ao estado a que chegou o trabalho em Portugal. Acresce que a desigualdade se acentua entre homens e mulheres no salário mínimo se verifica. Entretanto também o salário médio desceu 6,5%. Viva Portugal! O país que está mais competitivo graças à maior exploração do trabalho e onde o povo cada vez mais pobre continua a ser chamado para salvar os ricos que o roubam...cada vez mais.


HOJE, EM GUIMARÃES, mais uma manifestação de emigrantes e não só às portas do Novo Banco e está tudo dito! Enquanto os senhores que tudo determinam, se escondem atrás dos altos cargos que ocupam, os indignados concentram-se diariamente às portas das agências e da sede do banco dito bom à espera de justiça. Na sua esmagadora maioria, trata-se de clientes que ainda há pouco mais de um ano confiavam na marca BES e naquilo que presidente da república, governo e banco de Portugal afirmavam em praça pública. E agora? Depois de BPN, BPP, BCP, BANIF e BES? MONTEPIO vem a caminho?      

O PETRÓLEO ESTÁ QUASE A vinte e cinco dólares o barril e a gasolina por cá, baixou três minúsculos cêntimos e está ao mesmo preço de quando o barril custava mais do dobro e apesar de ter descido 10 cêntimos desde o inicio de Julho, o preço do litro da gasolina ainda está 5 cêntimos acima.do valor que tinha no inicio do ano. Exploração e corrupção? Cartelização descarada? Impostos exurbitantes? Não! Coisas dos mercados...

E, PARA TERMINAR, apanhem lá com o rescaldo da BATALHA DE ALJUBARROTA que teve lugar nos campos perto da povoação que lhe deu o nome, no dia 14 de AGOSTO de 1385. Há 630 anos, portanto. Como já estamos a 17, a esta hora pelos campos de Aljubarrota, ainda se ouviam, aqui e ali, os gritos e os gemidos dos feridos e dos moribundos e enterravam-se os mortos depois de 'libertados' dos seus teres e haveres. Brites de Almeida já tinha dizimado à pasada os seis castelhanos que nem para pão serviram e enquanto D. João I tinha seguido para Lisboa com o grosso das tropas, D. Numo Alvares Pereira e alguns nobres, ainda perseguiam castelhanos que andassem a monte. D. João de Castela já se tinha retirado pela noite dentro, escondendo a vergonha de uma derrota histórica. 

De quantas 'ALJUBARROTAS' precisaremos mais para determinar a nossa 'liberdade'? 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

FILOMENA – A SANTA QUE QUASE DEIXOU DE O SER


A 11 de Agosto celebrava-se Santa Filomena, de acordo com o calendário litúrgico. 

Em Fevereiro de 1961, o Papa João XXIII, lançava a confusão ao anunciar que «O nome de Santa Filomena, Virgem e Mártir, fora abolido do calendário litúrgico por não haver provas concretas da sua existência». O comunicado informava ainda que a igreja erigida em homenagem àquela santa, perto de Nápoles, passaria a ser consagrada a um outro santo. A decisão fora tomada pela Sagrada Congregação dos Ritos diz na respectiva acta: «A festa de Santa Filomena, Virgem e Mártir (11 de Agosto) seja retirada de todo e qualquer calendário».

 A 25 de Maio de 1802, arqueólogos que exploravam a Catacumba de Priscila, perto de Nápoles acharam um túmulo com ossadas e uma ampola de vidro, onde se podia ler numa inscrição na respectiva tampa: Pax tecum Filumena (que a paz esteja contigo Filomena).  

A convicção de que se tratava de uma mártir que os cristãos do seu tempo tinham sepultado nas catacumbas, espalhou-se e as relíquias da suposta mártir foram então levadas para Nápoles, onde foram solenemente depositadas a 11 de Agosto de 1805, na Igreja de Mugnamo,  perante a enorme satisfação do pároco da diocese de Nola que as queria a todo o custo e d toda a população convocada para o evento. 

De imediato, começou a verificar-se uma grande afluência à igreja, logo se atribuindo vários milagres à Santa, que assim se tornou muito concorrida e alvo de constantes e numerosas romagens. 

Houve quem analisasse a inscrição do túmulo e a partir daí recriasse a morte da Santa Mártir, que teria sido trespassada por flechas e atirada ao mar com uma âncora presa ao pescoço.

A fama de Santa Filomena correu além fronteiras, pelo que o papa Gregório XVI, muito pressionado pelos devotos, deu em 1837 aprovação oficial ao culto, com festa marcada para o dia 11 de Agosto.

Em Portugal o culto a Santa Filomena também criou entusiasmo, sobretudo no norte, tendo-lhe sido dedicadas capelas e manifestações festivas.



Já o culto estava espalhado por toda a Europa e pela América do Sul, quando os arqueólogos, após vários estudos comparativos dos túmulos encontrados nas catacumbas, demonstraram que a interpretação das lápides poderia ser diversa e que nem só cristãos mártires estariam ali sepultados pois casos houve que a mesma lápide fora utilizada para tapar vários túmulos ao longo dos tempos, pelo que, em relação à alegada Mártir, nada garantia que dissesse respeito às ossadas ali depositadas. 
Face aos factos que punham em dúvida a existência da mártir tomou-se a decisão de por termo ao culto, numa altura em que o mesmo já estava disseminado.
Claro que parte da comunidade católica reagiu muito mal à decisão do Vaticano, nomeadamente o povo de Mugnamo que apoiado pelas autoridades e clero locais, e face à afronta, realizou uma grande festa em sinal de desagravo e de devoção à Santa.

Ainda que tenha esmorecido, o culto a Santa Filomena não foi completamente erradicado, e ainda hoje se mantém em alguns lugares do mundo, a começar por Mugnamo, cujo santuário é local peregrinação.

Os defensores da manutenção do culto a Santa Filomena evocam as palavras do Papa Pio X, que em Junho de 1907 falou carinhosamente da santa taumaturga: «Seja este o seu nome ou tivesse ela outro qualquer, isso pouco importa. É certo, é fora de dúvida e está provado à saciedade que a alma que informava estes restos sagrados era uma alma pura e santa que a Igreja declarou Virgem e Mártir.»


Mau grado a posição proibitiva do Vaticano, fazem-se interpretações de não exclusão do culto. Consideram estes defensores da permanência da devoção que apenas ficou proibido o Ofício Litúrgico e a missa própria de Santa Filomena. Pode porém celebrar-se a Missa em honra de Santa Filomena, usando o formulário da Missa do Comum das Virgens Mártires e, além disso, não está proibido expor ao culto a imagem da Santa.


Às portas de Lisboa, na Amadora, existe o Bairro de Santa Filomena e a paróquia tem uma capela com o nome da Santa onde há cerimónias religiosas regulares.
Persistem imagens de Santa Filomena, como é o caso de uma na Basílica dos Mártires, em Lisboa. Peniche mantém igualmente uma capela dedicada a Santa Filomena.
E festas à Santa também as há em Portugal, como na freguesia do Mosteiro, na ilha das Flores, nos Açores.
Noutros disfarça-se para se não alegar desobediência, como sucede em Bragança, em que o local de culto se designa por Capela de Santa Filomena e Santo Expedito.