segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

POST ON DESABAFOS! 25 DE JANEIRO.

POR POUCO E TÍNHAMOS UMA 'SENHORA' NA PRESIDÊNCIA.
A dona Abstenção com 51,2% ou seja mais de 4,3 milhões de votantes que preferiram ficar em casa ou não se pronunciar e assim se bateu mais um lamentável recorde. A maior abstenção de sempre em eleições para um primeiro mandato de presidente da república. É a democracia que continua a perder!

MARCELO GANHOU! Parabéns a Marcelo! Uma vitória fácil do presidente zé povinho, o porreiraço com campanha recheada por 'ducheses' e bicas à mesa de pastelarias finas de província, beijinhos distribuídos pelas feiras e misericórdias, abracinhos e piparotes meiguinhos pelos lares de idosos e hospitais e até sentidas condolências em velório. Política? Para quê? 'Vade retro'!

ANTONIO COSTA PERDE? Há um jogo, o 'Perde/Ganha' que se jogo ao contrário embora no caso, os jogadores queiram perder de propósito. Não acredito que seja o caso de Costa nem do PS, mas às vezes até parece. Ou o estado de graça de Marcelo vai ser também o estado de graça que Costa não teve? A avaliar pelas legislativas, Costa e o PS também perderam...

CAVACO AINDA MEXE! E mexeu para impedir que o diploma que permite a adopção por casais do mesmo sexo fosse publicado e o mesmo acontece com a interrupção voluntária da gravidez. É assim uma espécie de 'toque a finados'! Pôs o veto presidencial e devolução dos diplomas à Assembleia. Duas questões quentinhas a escaldar para Marcelo resolver? A múmia varre para debaixo do tapete...

LÍDER POR DUAS HORAS! Durante o tempo que mediou entre o fim do encontro com o Arouca e o jogo em Paços! Com leões a imitarem águias, pelo menos no resultado (3-1) restava aos dragões não comprometerem definitivamente a possibilidade de triunfo na Liga. Peseiro apenas com um treino foi a jogo e, claro, sem se esperar grande coisa, esperavam os adeptos portistas que a vitória fosse o resultado. Foi o que aconteceu e, na segunda jornada da segunda volta ficou tudo na mesma!

PASSARAM 12 ANOS!. Provavelmente Miklos Feher já não jogaria, hoje. Mas, naquela noite chuvosa, faltavam 10 minutos para o fim da primeira parte, após ter-lhe sido mostrado um cartão amarelo, em Guimarães, Miklos Fehér sorriu pela última vez, aos 24 anos de idade. Um momento depois o jovem cai no relvado, vítima de uma paragem cardíaca, fatal. A camisola 29 do Benfica não voltou a vestir mais nenhum jogador.

E, FOI A 25 DE JANEIRO, mas do ano de 1942 que nascia nos subúrbios de Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique, um dos maiores futebolistas mundiais de todos os tempos. EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA!

BEM. TÁ MESMO DE CHUVA! Só deu política e futebol? Paciência. No distrito de Aveiro, segundo as estatísticas da GNR, foram apanhados maior número de condutores com taxa crime de álcool no sangue. Não é situação que dê para regozijo, claro. faz-me lembrar aquele pensamento....EU NÃO SOU ALCOÓLATRA. SOU MESMO BÊBADO! Os alcoólatras fazem reuniões. Eu ando em festas!

ATÉ LOGO.

sábado, 23 de janeiro de 2016

DESABAFOS DE SEXTA FEIRA, 22 DE JANEIRO, 22H00

AMANHÃ É DIA DE REFLEXÃO!
Mas, vamos reflectir sobre o quê? Diz Portas que com o PS a governar e a presidir ao Parlamento, votar num presidente da república apoiado pelo PS seria muito perigoso! É curioso que quando o governo era PSD/CDS, a presidente da Assembleia da República era PSD e o Presidente da República PSD, Portas nunca achou perigoso! DESABAFOS!

VAMOS LÁ REFLECTIR SOBRE ISTO?
Hoje saíram as sondagens todas! Porque será que todas, umas mais que outras, dão vitória a Marcelo à primeira volta mas 'sondam' a distância para o segundo a encurtar que o risco de uma segunda volta cresce. A abstenção parece ser a única inimiga de Marcelo embora em boa verdade ninguém consiga prever, caso os abstencionistas sejam a maioria do eleitorado, que seja ele o mais prejudicado. Mas deixe-se a dúvida pairar porque se não ganha logo à primeira, à segunda o risco aumenta. DESABAFOS!

LEVAMOS UM ANO INTEIRO A REFLECTIR...
Hoje também saiu o esboço do orçamento para 2016. O optimismo não é um mal em si mas às vezes atraiçoa-nos, principalmente quando tomado em excesso. O OE 2016 pode estar a tomar dose excessiva com a previsão de um défice ainda mais baixo que o anteriormente defendido e, imagine-se, com a economia a crescer também menos do que o anteriormente previsto. É certo que o impostos de selo e sobre os combustíveis vão subir mas, em contrapartida tudo o que foram as promessas do programa do governo estão aí para se manterem de pé! Se a coisa não dá certa.....DESABAFOS!

É MESMO PARA REFLECTIR!
O movimento cívico "Direito a Morrer com Dignidade" que anda a recolher assinaturas de notáveis da sociedade portuguesa para apoio à eutanásia que a capa do jornal i, informa entrar em força na agenda política após as eleições presidenciais. Já existe um 'Testamento Vital' figura jurídica que possibilita a recusa da toma de medicação destinada à sustentação de vida em casos que o próprio doente considere que já não quer. Não deixa de ser interessante, num momento em que a esperança de vida aumenta mas em que também aumentam o abandono e maus tratos contra idosos que surja este movimento. DESABAFOS!

MAIS UM MOMENTO DE REFLEXÃO!
"O Governo vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas" estando a realizar os contactos diplomáticos para assegurar apoios à sua eleição e que segundo parece com êxito, escreve o Público, pois não haverá vetos dos países do Conselho de Segurança nem votos contra dos países europeus e dos Estados Unidos da América. Não sei se Portas também vê nisto algum sinal de perigo. DESABAFOS!

QUEM SE ARRISCA A REFLECTIR E MUITO?
Lionel Messi e pai, Horacio Messi, vão ser julgados por fraude fiscal na Audiência de Barcelona, informou nesta quarta-feira o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. O Ministério Público, que pretende ver Jorge Messi condenado a 18 meses de prisão, pediu o arquivamento do processo contra o jogador por considerar que não teve conhecimento da fraude, mas os representantes do Estado espanhol mantiveram a acusação, pedindo um pena de 22 meses e 15 dias de prisão para cada. E acredita que o jogador evitou pagar impostos "de forma consciente e voluntária".

E... GRANDE REFLEXÃO PARA RONALDO!
Florentino Perez, o 'patrão' do Real Madrid, não achou graça às escapadelas de Cristiano Ronaldo, para ir ter com o amigo Badr Hari a Marraquexe onde, segundo o CM e algumas revistas da 'socialite', o 'craque' fazia grandes jogatanas até altas horas da madrugada com equipas de 'dançarinas de ventre' e de outros bailados! Ronaldo tem o seu 'alcácer quibir' e desaparecido em combate não será mas, pelo menos, para estes desafios terá de esperar pelo defeso. DESABAFOS?

UM DESABAFO QUE FALHOU POR FALTA DE REFLEXÃO
Na madrugada de 22 de Janeiro de 1961, o paquete Santa Maria, navegava em águas internacionais das Caraíbas, é tomado de assalto por um Comando Revolucionári de Libertação capitaneado pelo Major Henrique Galvão, delegado plenipotenciário do general Humberto Delgado. A operação pretendia ser o 'pontapé de saída' para um levantamento insurreccional contra a ditadura mas apesar de aprisionado o navio, os apoios falharam e os revoltosos tiveram de se render.. Apenas a 24 de Janeiro, os jornais portugueses, condicionados pela censura prévia, referenciaram este assalto.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

NEM CHOVE, NEM SOLEIA. APENAS FRIA!

Segundo o ipma vai ser mesmo assim. Nem uma coisa nem outra. Uma grande chatice porque os dias assim põem-me podre! Podre de humor, podre de vontade, podre de tudo. Um cheirete...
Morreu António de Almeida Santos, aos 89 anos, presidente honorário do PS e grande figura do partido e da política portuguesa no pós 25 de Abril.
Cursou Direito aos 24 anos, rumou a Moçambique 3 anos depois, viveu em Maputo até ao 25 de Abril tendo ganho notoriedade por ser defensor de inúmeros presos políticos na antiga colónia.
Rumou a Portugal a convite de António Spínola para integrar o governo. Ministro da Coordenação Interterritorial dos I, II e III Governos Provisórios e Ministro da Comunicação Social do V Governo Provisório; Ministro da Justiça, no I Constitucional e Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, no II Constitucional; Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, no Governo do Bloco Central, de 1983 a 1985; cabeça-de-lista às eleições legislativas de 1985, pelo PS, derrotado por Cavaco Silva.
Conhecido por ser um hábil negociador e equilibrador das várias tendências dentro do partido socialista, a sua acção política constante, fez-se notada ao longo dos últimos 40 anos.

No DN a notícia faz manchete. O trabalho precário encontra-se ao nível da pré crise quando a troika chegou. Falsos recibos verdes e contratos de trabalho temporário e a termo ultrapassam os 800 mil. Não obstante, quando a troika desembarcar de novo no final do mês, um dos dossiers na agenda é: a demasiada rigidez do mercado de trabalho! Em que ficamos? DEMASIADA RIGIDEZ ou DEMASIADA PRECARIEDADE? Defendem uns que a demasiada rigidez é que ocasiona a precariedade; defendem outros que é urgente acabar com a precariedade e voltar a dar estabilidade no emprego. Sinais dos tempos...

Diz o PÚBLICO que a Comissão Europeia está a exigir ao Governo um corte no défice abaixo dos 2,8% e Mário Centeno encontra-se em Bruxelas a negociar as linhas gerais do orçamento. Novamente a estratégia do 'apertar até rebentar?' como se passou com os gregos? Enquanto esta chusma de sanguessugas, não for varrida, a Europa continuará neste risco iminente de entrar num processo autofágico de que não resultará pedra sobre pedra da Torre de Babel...

2008 DE NOVO!? Há sinais preocupantes. A China a regredir; o Brasil em depressão; Angola sem divisas; o barril de petróleo a preços de saldo; as bolsas em queda livre; o comércio internacional a perder fôlego; a economia global a derrapar; a Europa a braços com a crise dos refugiados e com o terrorismo um puco por todo o lado; o Oriente Médio com os árabes em conflito crescendo; a Coreia de Norte volta a ameaçar. Por cá continuamos a salvar os ricos e os bancos! 

Um dos maiores especuladores o senhor George Soros afirma que a União Europeia está à beira do colapso. Com todos estes ingredientes, a crise financeira ainda nem saiu do recobro e volta a ter uma recaída. Podem dizer-me que sou pessimista...

Estavam cheios de saúde. Voluntariaram-se a troco de uns parcos milhares de euros de indemnização caso a coisa corresse mal. Correu ainda pior! Os testes com medicamentos produzidos pelos laboratórios Bial afectaram irreversivelmente o cérebro das 'cobaias humanas'. Ainda vamos ouvir falar e ler durante muito tempo. Agora, que avancem as seguradoras mas as vidas perderam-se irremediavelmente..

O DIABO, semanário de extrema direita fundado pela escritora e jornalista Vera Lagoa, conhecida pelas suas posições de defesa da ditadura salazarista, no pós 25 de Abril, enche a capa com o apelo ao voto em Marcelo. Claro! Que nem um voto se perca diz a mancha de primeira página curiosamente a vermelho! Nem para daltónicos...


Afinal a casa de Manoel de Oliveira foi comprada pelo do marido de Isabel dos Santos, por 1,8 milhões de euros e vai ser a sede da Fundação Sindika Bokolo para a Europa. A crise do petróleo não parece ter qualquer impacto no bolso do casal. Desta feita foi o marido! A Fundação Sindika Dokolo foi criada por Sindika Dokolo, marido da empresária. Em Portugal, no ano passado já tinha realizado a exposição “You Love Me, You Love Me Not” nos Jardins do Palácio de Cristal.

Também, a senhora já tem tantas coisinhas..
Peseiro é o senhor que se segue. Rui Barros regressa ao lugar de adjunto e aguarda-se a chegada de José Peseiro que entretanto se despediu do AL ALI onde era treinador e líder no campeonato egípcio. Com dragões no 3º posto da Liga cá do burgo, a 5 pontos de leões e a 3 de águias, ninguém ganhou ou perdeu. Os dragões com treinador português, depois de Vilas Boas soprado e José Mourinho desempregado a girarem noutras galáxias...

E, eu vou ver se almoço....tenham um excelente dia!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

UMA NOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITE DAS ARÁBIAS!!!

ALI BÁBÁ tinha um plano fantástico e disso deu conta aos seus 40 amigos que logo encheram o Sésamo de gritos de grande e enriquecido entusiasmo quando souberam que iriam ASSALTAR A PISCINA AO TIO PATINHAS aproveitando a ausência do pato multimilionário que o próprio revelara numa entrevista publicada no Correio de Patópolis!!!

O que Ali Bábá e os 40 amigos desconheciam, era que os sete IRMÃOS METRALHA também tinham lido a mesma entrevista e planeavam fugir da cadeia na noite anterior para melhor se prepararem para o assalto.

O que Ali Bábá, mais os 40 amigos de Ali Bábá mais os 7 irmãos Metralha não sabiam era que os 4 IRMÃOS DALTON também tinham visto e lido a entrevista e, igualmente, tinham um plano para o banho enriquecedor na piscina do pato.

O que Ali Bábá e os seus 40 amigos, mais os 7 irmãos Metralha, mais os 4 irmáos Dalton não sabiam é que BAFODONÇA também tinha sabido da saída e preparava com o JOÃO GRANDÃO, esvaziarem até ao último cêntimo a piscina mais rica da cidade.


O que Ali Bábá, mais os seus 40 amigos, mais os sete irmãos Metralha, mais os 4 irmãos Dalton, mais o Bafodonça e o João Grandão não sabiam era o interesse que a dita entrevista provocara no SOMBRA.

Assim, Ali Bábá mais os 40 ladrões encontraram os 7 Metralhas a subirem o muro que dava para o jardim da casa do pato bilionário e ficaram a saber que afinal seriam 48 os interessados; eis senão quando se deparam com os 4 Dalton que chegavam. Voltaram a olhar-se e depois de uma breve hesitação lá tiveram de admitir que sempre teriam de dividir por 52. Mas, quando tropeçaram no Sombra e sentiram o Bafodonça empoleirado numa das árvores com o João Grandão encostado à árvore refizeram os cálculos. Eram 55?! Não haveria mais ninguém?
 
Foi então que estremeceram de horror!
A PISCINA ESTAVA COMPLETAMENTE VAZIA!!!!!!
Nada! Nem um cêntimo. O Pato Patinhas enganara-os!
Onde estaria então a fortuna em moedas que enchia a enorme piscina e onde o pato nadava e mergulhava inclusivé com equipamento de mergulho?
Um recorte da revista Forbes com Tio Patinhas na capa e uma manchete arrepiante: PATO PATINHAS INSOLVENTE VENDE CASA E VAI VIVER COM OS SOBRINHOS....e na página 10 tudo esclarecido. Tio Patinhas tinha investido todo o seu dinheiro no BES e no BANIF....e como na história dos bancos, a piscina do Pato Patinhas tinha passado a ser uma PISCINA MÁ!

ALI BÁBÁ reuniu então todo o grupo e desabafou: E NÓS A PENSARMOS QUE ÉRAMOS OS MAIORES LADRÕES DA PATOLÂNDIA!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

QUANDO A ESTANTE DAS HISTÓRIAS DE ENCANTAR SE PARTIU...

QUANDO A ESTANTE DA BIBLIOTECA SE DESPENHOU
E A PRATELEIRA DAS HISTÓRIAS DE ENCANTAR SE PARTIU
E OS LIVROS SE ESPALHARAM PELA CARPETE
E A SALA FICOU ÁS ESCURAS


Os Sete Anões estavam a puxar a carruagem, que fingia ser abóbora, onde a Alice se dirigia para o baile enquanto o Príncipe com uma bota alta na mão que o Gato das ditas perdera à meia noite no baile da Alice, procurava uma Gata Borralheira  quem pudesse calçá-las.

O Caçador, que entretanto comera a Moby Dick, disfarçado de Bruxa Má, roubara o barco do CAPITÃO GANCHO e fora à procura do tesouro.

A Gata Borralheira apareceu no País das Maravilhas com o fato da Branca de Neve para tentar enganar o Gato das Botas que estava a organizar o casamento do Sapo Encantado.

Enquanto isto, a Carochinha ia por mais um anúncio de casamento quando apareceu o Lobo Mau e a engoliu e depois vestiu-se de vermelho com pintinhas pretas para enganar o João Ratão mas este que deu pela tramoia, empurrou o Lobo Mau para dentro do caldeirão e foi à procura do Capuchinho Vermelho que tinha ido levar uma tarte envenenada à Raínha Má..

Sem saber de nada, o Pinóquio encontrou a Avózinha que era muito mentirosa e andava sempre a meter o nariz em tudo e especialmente onde não era chamada e que acabara de se por em cima do Peter Pan, enquanto a Sininho, em pânico tocava o badalo do Pirata da Perna de Pau, com tanta força, que até lhe saltou o olho de vidro e ficou mesmo com cara de muito mau..

Quando a Madrasta com a alegria de ter calçado as botas do Gato se atirou para cima do Príncipe e lhe deixou duas grandessíssimas beijaças nas bochechas, este desequilibrou-se, partiu o Espelho Meu e transformou-se num Sapo Encantado e o Homem da Flauta Mágica perdeu o instrumento e  depois de sete anos de azar, andou a fugir dos ratos para o resto da vida

Se não fosse o valente Soldadinho de Chumbo, os Três Porquinhos tinham sido transformados em fiambres e presuntos pela Fada Má e seriam comidos pelas gordas e feiosas irmãs da Cinderela.

Já a Bela Adormecida tanto chuchou no Pequeno Polegar que este ficou completamente reduzido à Unha Falante e o malvado do Gato das Botas comeu a Pequena Sereia, todinha, até à barbatana caudal.

AMANHÃ CONTO-LHES O QUE ACONTECEU À PISCINA DO TIO PATINHAS QUANDO O ALI BÁBÁ FOI LÁ TOMAR UM BANHO COM OS 40 AMIGOS!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A MINHA "ILHA" PERDEU A PALMEIRA...

Centenária (ou quase) mas, hoje, ninguém se lembra ao certo quando foi plantada e que altura tinha. Eu, por exemplo, que conheço a Quinta do Sobral há meio século, parece-me que a conheci já grande, não tanto como hoje claro, mas muito alta a espreitar por cima da cozinha da tia Gabi e a ver-se de fora dos muros e do portão, junto à casa do telhado das duas águas tão inclinadas, única na zona.


Pois, o  RHYNCHOPHORUS FERRUGINEUS OLIVIER e como um nome destes não pode deixar de ser praga, o escaravelho vermelho, veio do norte de África, "desembarcou" no Algarve e chegou ao norte vitimando milhares de palmeiras, pelo caminho.
E, ESTA SEMANA, mais uma palmeira teve de ser abatida. 
Sugada pelo escaravelho, como algumas outras da região, esta palmeira centenária ou quase deixou de fazer parte da minha 'ilha'....