quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

DIA MUNDIAL DO GATO É HOJE


OS FELINOS TAMBÉM TÊM DIREITO A DIA.
Nunca tive gato nem cão. Nem quero. Mas gosto mais de cães. Não nutro nenhuma simpatia por gatos, animais que sempre me pareceram animais estranhos, pouco dados a familiaridades e muito menos versáteis que os cães. Caçadores, por vocação e excelência, disso fazem a sua forma de estar na vida. Conheço quem tenha ou teve gatos e diga maravilhas da companhia que fazem. Tudo bem! Tenho assistido a casos. mas, continuo a gostar mais de cães. De alguns cães!

MAS, FALANDO DE GATOS, não se julgue que não existem varias raças de gatos (como existe nos canídeos) que nos gatos também se distingue por diferenças fisionómicas embora não sejam muito diferentes nas suas vocações, instintos. Mas, existem gatos de pelo curto inglês e americano, siamês, persa, maltês, himalaio, angorá, balinês, entre outros. miam todos de maneira igual mas são de raças diferentes.

AQUI HÁ GATO! Usa-se a expressão quando se suspeita de que qualquer coisa não está bem ou se se encontra motivos para se detectar erros, seja do que for e isto tem que ver com a dita forma de 'estranheza' do bichano.

AQUI HÁ GATO, também se pode aplicar, por exemplo, quando se fica a saber que o Estado vai enterrar quase mais 500 milhões de euros no BPN; que se formou uma organização dos 50 lesados do BANIF que representa os mais de 15.000 clientes que viram desaparecer as suas economias de 300 milhões de euros só em papel comercial.

AQUI HÁ GATO, é o que se pode dizer sobre o caso que domina as primeiras paginas dos jornais dos matutinos de hoje. Sonia Alves teve ontem alta e foi detida hoje à ordem do tribunal de Oeiras, pela suspeita da prática do homicídio das duas filhas de 3 meses (morta) e de 4 anos (desaparecida).
O trágico desenlace de mais uma história de violência doméstica e de agressão sexual às filhas. alegadamente pelo companheiro, de quem estava separada desde Novembro e que já havia participado à APAV e às autoridades desde que a situação se agravara, há mais de 3 anos. O que falhou?

AQUI HÁ GATO quando a TAP e a Portugália reduzem o número de voos a partir do Porto, as 'low cost' nomeadamente a Ryan Air reforçam os voos, principalmente para Barcelona, Milão e Bruxelas. Sendo as 'low cost' companhias privadas que certamente não andam a perder dinheiro, não se percebe a decisão da TAP, mesmo havendo como alternativa, a tal ponte aérea entre Porto e Lisboa, para fazer concorrência ao comboio(?).

E TAMBÉM HÁ GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA, que é por exemplo aquilo que se pode dizer acerca da noticia sobre a redução drástica das reformas na função pública, em 2015. Depois de 4 anos a recuar, o emprego na função pública voltou a aumentar no final de 2015. 'Jobs for the boys'. terão sido assim tantos(?).

POR FIM, TEMOS O RABO ESCONDIDO COM O GATO DE FORA.... que são as declarações de um patriota chamado PEDRO Miguel Mamede de PASSOS COELHO que por acaso até foi primeiro ministro de um 'pobre' país europeu chamado Portugal, há menos de três meses. Pois, o homem indignado com a cedência de capital da TAP aos chineses, declarou-se preocupado e revoltado com a forma como se garante a 'bandeira' da companhia.
Foi pena não se ter indignado quando o primeiro ministro PASSOS COELHO 'deu' aos chineses as empresas estratégicas EDP e REN; mais a seguradora Fidelidade; mais o banco EFISI; mais o ex-BES saúde agora LUZ Saúde. Tudo chinês. Um patriota com os olhos em bico?