sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SETEMBRO DESPEDE-SE. VIVA OUTUBRO!

ÚLTIMO DIA DE SETEMBRO. ABRE-SE A PORTA A OUTUBRO e entra também mais um fim de semana que se aguarda de Sol e ainda com uns tiques de um Verão que teima. Ainda bem!
PELA TERCEIRA VEZ desde que tomou posse, Marcelo reúne-se com os conselheiros sobre política internacional. Principais pontos da agenda: a situação económica mundial, 'Brexit' e efeitos sobre a política e economia; eleição de Guterres e a 'novidade' búlgara apoiada por Merkel; a 'bomba relógio' Deutsche Bank à beira de um resgate. Temas quentes da actualidade e todos com influência na sempre 'estremecida' economia caseira. Ainda mal!
E, POR FALAR EM MARCELO, é durante o fim de semana que outro tema polémico - para além do 'novo' IMI - estará em cima da mesa de trabalho da presidência. O sigilo bancário! Pela parte que me toca, e até porque gosto de deixar sempre opinião sobre estes temas, não estou nada preocupado com a lei. Ando sempre preocupado, isso sim, é com o meu saldo bancário..
.
SHIMON PERES morreu. Com ele morre mais um símbolo de um lutador pela Paz e a continuidade do inexorável desaparecimento de uma geração de 'animais' políticos que contribuíram para que durante décadas o mundo respirasse um pouco melhor nos ventos da democracia, da liberdade e da tolerância. R.I.P.
DESIGUALDADES! Num momento em que tanto se discute sobre este tema e outros de importância social mas também sobre a falta de dinheiro e de investimento e sobre as políticas de austeridade, aqui têm um bom exemplo. O “supercarro” da Ferrari, que custa 2,1 milhões de dólares (1,8 milhões de euros), já estava esgotado mesmo antes de ser apresentado, no Salão de Paris, esta quinta-feira, 29 de Setembro.
EM NEGRO ESTÃO AS BOLSAS, com a banca europeia a ser arrastada com a queda do Deutsche. Por cá, o Millennium/BCP cai mais de 3% e as acções valem agora cerca de 0,01 euros. Ou seja, não valem nada! No momento em que administração do BCP já não pode disfarçar mais a pressa de vender aos chineses da Fosun e aprovar uma 'engenharia' accionista para tentar salvar o banco. Com a anunciada desistência do BPI, agora maioritario espanhol (ou catalão, como quiserem) de compra do Novo Banco, a crise da banca volta à tona se é que alguma vez deixou de estar. Entretanto, notícias de que caso o Novo Banco não seja vendido até ao fim do ano, mais 500 trabalhadores serão dispensados e mais 110 agências serão encerradas. Veremos...
MAS, ANIMEMOS AS HOSTES que nem tudo está difícil para todos ou pelo menos, hoje, alguém ficará com a vida menos difícil pelo menos sobre o aspecto financeiro. O primeiro sorteio do MILHÃO da Santa Casa, é hoje e sairá sempre a alguém que jogue no euromilhões, pelo menos uma terça ou uma sexta. 
Assim está bem! VAMOS AO MILHÃO

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

UM TRIÂNGULOZINHO DE TOBLERONE

PADRE ONÓRIO TINHA CHEGADO aquela idade em que mesmo um assistente de Deus precisa de descanso. Retirou-se para uma cela num convento de jesuítas e, lá na terra, toda a gente ficou a aguardar a escolha do bispo e o substituto de quem durante mais de quarenta anos estivera à frente da paróquia.
CASIMIRO, O SACRISTÃO de fino trato e sensibilidade à flor da pele logo abordou o novo padre recomendado pelo bispo, muito ponderado por natureza e depois de reflectir sobre o que deveria fazer para que os paroquianos sentissem o menos possível a ausência do velho antecessor, afiançou que talvez fosse ajuizado começar pela tabela de pecados e correspondentes penitências.
RECEBIDA DAS MÃOS DO SACRISTÃO uma lista muito completa escrita pela punho do velho padre Onório, logo o novo padre se dispôs a ouvir em confissão, os paroquianos que assim dissessem dos seus pecados, seguro estava que a justeza das penitências seria compreendida pelos pecadores como justa e arrependidos e aliviados, logo manifestariam o seu carinho e amizade.
DE FACTO, TUDO PARECIA IR MUITO BEM com o novo padre a distribuir penitências conforme os pecados e que os paroquianos aceitavam com respeito e compreensão quando numa tarde se ajoelhou no confessionário uma pecadora que confessava uma traição ao companheiro tendo praticado sexo anal com o amante, e exigindo uma penitência por pecado tão abjecto.
LEU E RELEU A LISTA, o novo padre, na ânsia de penitenciar a pecadora e passar ao seguinte mas da lista não constava que ao acto 'prática de sexo anal' correspondesse penitência alguma.
Esgueirou-se pela lateral e num passo rápido chegou à sacristia ciente que Casimiro lhe daria imediata solução.

CASIMIRO LIMPAVA UM CRUCIFIXO quando o novo padre lhe perguntou: " Casimiro, qual era a penitência do padre Onório para sexo anal?". O sacristão parou a acção de limpeza e com os olhos rebrilhando disse na sua voz fina e sensível, um pouco trémula.
"AH! Senhor padre, a mim o padre Onório, dava um triângulozinho de Toblerone!!!

sábado, 17 de setembro de 2016

PETIÇÃO DE PERDIÇÃO?


HÁ UMA PÁGINA QUE SE CHAMA 'DIREITA POLÍTICA' e que se reclama da ética, da moral e dos bons costumes que resolveu vir em socorro do povo português com uma petição que é mais um apelo (e passo a citar) " SR. DR. CARLOS ALEXANDRE NÃO ABANDONE OS PORTUGUESES ".
A CURIOSIDADE (ou terá sido desconfiança?) fez-me visitar a dita página (e o blogue que lhe está associado) e fiquei esclarecido. 

O espaço destinado à foto de perfil é esclarecedor - um sinal de trânsito de proibição de virar à esquerda! e o logotipo do blogue - um sinal de trânsito de obrigatoriedade de voltar à direita....não é que isto em si tenha qualquer problema grave, embora já aqui esteja um bocado do rabo do gato....mas os textos e as análises que se seguem não deixam dúvidas.

O QUE LI NO TEXTO DO 'APELO' ao sr. dr. Carlos Alexandre leva-me a concluir (talvez de forma esperada) que para além dos esperados ataques difamatórios a tudo o que cheire a Esquerda, o que se faz, em última análise, é um ataque à DEMOCRACIA!

Precisamente a esta democracia que dá voz a quem a ataca e pretende confundir tornando universal aquilo que é singular.

O QUE SE PRETENDE é por o foco na OPERAÇÃO MARQUÊS passando o odioso para o partido do governo, chamando-lhe 'brigada socrática' e arrastar BE, PCP, CGTP, UGT e a toda a Esquerda criando o 'caldo de cultura' para uma cambalhota política com fins que diria (sem medo de exagerar) tenebrosos.
O QUE SE PRETENDE mais uma vez é por o foco no processo actualmente mais mediático e onde aparece envolvido o nome de José Sócrates e família para 'limpar da memória' outros casos que deixaram as primeira páginas dos jornais há muito tempo mas dos quais não me posso esquecer pelo que representaram de assaltos escandalosos que vão continuar a prejudicar os portugueses durante décadas.
Será que os casos BPN/OLIVEIRA E COSTA e outros, DUARTE LIMA, BPP/ANTÓNIO RENDEIRO, GES/BES/RICARDO SALGADO e outros, BCP/Jardim Gonçalves e outros, BANIF/Família Roque, OPERAÇÃO MONTE BRANCO, OPERAÇÃO FURACÃO...tem aqui assim tanta gente reconhecidamente de ESQUERDA? E impolutos democratas?
QUANTO AO SR DR CARLOS ALEXANDRE, tanto a entrevista que deu à SIC como a que o Expresso publica hoje, deixam-me com a pulga atrás da orelha. Primeiro porque a ordem dos factores não é arbitrária e a do jornal é afinal, anterior à da televisão e depois, se esta última tem mais de um mês então porque é que só foi passada NA VÉSPERA EM QUE JÁ ERA DADA COMO CERTA A IMPOSSIBILIDADE DE HAVER ACUSAÇÃO NO CASO SÓCRATES, na data limite de 15 de Setembro?
A SIC TEM SIDO VOZ da campanha de desinformação noticiosa acerca do Governo, na qual Miguel Sousa Tavares e José Gomes Ferreira se transformaram em arautos da desgraça, a par dos 'Passos Coelhos' e restantes pajens da corte dos anunciadores do Apocalipse que aparecem diariamente nos ecrãs e microfones da estação. Pois SIC e Expresso, Orgãos de comunicação do grupo Impresa (de Francisco Balsemão) tiram da cartola este sr. dr. Juiz que resolve revelar a sua vida privada e baralhar as coisas com referências a factos de processos que instrui que tem agora uma petição de uma intitulada Direita Política para 'não abandonar os portugueses"....
PARECE-ME, 'A CONTRARIO SENSU' que o sr dr Juiz já se estará é a preparar para ser 'despachado' e prepara um terreno propício ao direito à 'desforra', ao desagravo, à vitimização.
A VER VAMOS, COMO DIZIA O CEGO.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

UM GRITO 'NO' IPIRANGA

..........................
HOJE O BRASIL COMEMORA O DIA DA PÁTRIA, nascimento da nação, há 194 anos D. Pedro de Alcântara e Bragança, filho de D. João VI e príncipe regente do Brasil, é instado para regressar ao Reino após as Cortes Liberais do Porto de 1820 terem decidido reconduzir o Brasil ao antigo estatuto de colónia.

Diz quem sabe (ou as más línguas?) que o príncipe juntamente com outros jovens da nobreza era um apaixonado pelas 'belezas naturais', contrariado e revoltado, decidiu-se por não cumprir a ordem, nem que para isso tivesse de declarar a independência.


APOIADO PELOS AMIGOS PRÓXIMOS e outras forças sociais, a 7 de Setembro de 1822, á frente de um grupo de soldados e cavaleiros e outras figuras civis e socialmente proeminentes e populares, proferiu nas margens do riacho Ipiranga em São Paulo aquele que ficou para a História como 'Grito do Ipiranga' e deve ter gritado tão alto o que lhe ia na alma que o Brasil se separou do Reino de Portugal e um mês depois já o príncipe regente Pedro era proclamado imperador D. Pedro I, do Imperio do Brasil.
A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA durou apenas 3 anos e terminou com a derrota das tropas que permaneceram fiéis ao Reino que isoladas e sem qualquer apoio, dada a distância a que estavam de Portugal, se foram rendendo e integrando os independentistas que constituíram o embrião do futuro exército brasileiro.
DEPOIS,A HISTÓRIA CONTARÁ que as coisas não mudaram assim tanto relativamente aos tempos coloniais. 
D. Pedro I do Brasil 'O Libertador' acabou por regressar, ao fim de 4 anos, a Portugal para um breve reinado como D. Pedro IV, 'O Rei Soldado' entre Março e Maio de 1826. 
Em 1833 abdica, no Brasil, a favor de outro Pedro, seu filho do casamento com Leopoldina de Áustria.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

E A TERRA DEIXOU DE SER PLANA...

O PESCADOR ESTAVA a recolher as redes no areal de Sanlucar de Barrameda, junto a Cádiz num fim de tarde de 6 de Setembro de 1522 quando viu um ponto no horizonte, depois uma nau de velas brancas com a cruz de Isabel, a Católica, e assim adornava para a direita e dava para ver o castelo e o mastro da popa muito arruinado e com o velame rasgado. 
DO FORTE vinham gritos de alerta dos vigias e os sinos da catedral de la Santa Cruz tocavam a rebate. A população entre a curiosidade e o alvoroço a acorrer. No cais, formavam duas filas de arcabuzeiros com os capacetes em reflexos de prata.
QUANDO A NAU entrou em águas mansas e virou de ré, LIBERTÁ, o nome que mais pareceu no espanto das bocas e no esbugalhar dos olhos de todos, nome e visão de navio fantasma.
A NAU DE SEBASTIAN ELCANO com 18 homens exaustos concluía a viagem de circum navegação iniciada ali, três anos antes, por Fernão de Magalhães com 12 embarcações e 472 marinheiros.
MAGALHÃES morto em combater num desembarque trágico em Cebu, nas Filipinas, comandava a expedição primeira a pisar a Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano, a passar o estreito que hoje tem o seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, nome dado por ele devido á mansidão das águas.
SEBASTIAN ELCANO continuou então com os restantes 9 navios e pouco mais de cem homens pela costa do Japão, as Marianas, Brunei e Timor, onde uma tempestade destruiu mais quatro embarcações ficando então só no LIBERTÁ com 20 homens em que depois de contornar o norte do continente australiano rumou em direcção à ponta sul de África, passou o cabo das Tormentas e subiu a costa de oeste africana passou na Praia ( Cabo Verde) e nas Canárias.

O Pinguim de Magalhães recebeu o seu nome como homenagem, pois foi o primeiro Europeu a ter visto um.
As aptidões de navegação de Magalhães foram reconhecidas no posterior baptismo de objectos associados à astronomia, incluindo as Nuvens de Magalhães, as crateras lunares de Magalhães, e as crateras marcianas de Magalhães.