quinta-feira, 24 de maio de 2018

CHEIRA AQUI A GASOLINA


ONTEM NA AR, no debate quinzenal, Costa teve de fazer uma gincana de palavras para responder a Catarina Martins, de um lado e Assunção Cristas, do outro, que deitaram mais da dita para a fogueira da opinião pública que já é labareda por tudo quanto é lado. Aqui a 'rede' não é excepção! 

Porque já tenho lido por aqui muito do que se fala, incluindo um 'post' de um engarrafamento na China que dizem ser na Alemanha e incentivando a fazer o mesmo, resolvi opinar...
O que se passa então?
Passa-se que há dez países na UE com têm percentagens do imposto superiores, sendo que a nossa é idêntica à de economias tão dispares com as da Irlanda, Eslováquia, Croácia e Dinamarca (acima dos 60%), ainda assim inferiores à média europeia e abaixo da média da zona euro. Acontece que o PVP (preço de venda ao público) acaba por ser MAIS CARO (o nosso país é o quarto mais caro, na gasolina 95, logo a seguir à Holanda, Itália e Suécia) porque a taxa do IVA, (de que ninguém fala) sendo superior à de outros países, inflaciona mais o preço e também porque o preço à saída da refinaria é mais caro no nosso caso do que o da média europeia.

O GOVERNO DE DURÃO BARROSO liberalizou o preço dos combustíveis afirmando que só assim, na livre concorrência, seria possível encontrar um preço justo que reflectisse, a cada momento, o valor dos mercados e que por outro lado, repusesse o valor justo na venda ao consumidor final..

Não se enganou num caso pois o preço dos combustíveis entrou num efeito "IÔ-IÔ" acompanhando o preço do barril e também a valorização ou desvalorização do euro face ao dólar. Mas, sempre houve um "pormaior": subia o barril e preço da gasolina subia de imediato e sempre mais e muito mais rapidamente do que quando o preço do barril descia.
Quanto à livre concorrência basta analisar os preços das 3 companhias que dominam o mercado - BP, Galp e Repsol - para percebermos logo que o que existe é uma 'cartelização' de preços que em nada contribui para a transparente liberdade de preços.

E, ASSIM CHEGADOS, passámos pela TROIKA com mais um adicional ao ISP (sobre taxa que se mantém até hoje) e com um aumento (imagine-se) de 0,007 cents/l, em 2016, com a Geringonça, numa altura em que o petróleo esteve em baixa! As 'almofadas orçamentais', topam?
CONCORDO COM COSTA quando afirma que é melhor ter impostos indirectos e imposto sobre património mais elevados e do que penalizar os rendimentos do trabalho e das empresas. 

Já não posso concordar quando se sobe, em valor absoluto, o imposto sobre um produto que está mais barato para a tal 'almofada orçamental' como aconteceu com o crude em 2016 e agora com 'almofadões bem anafados', não baixa imposto, nem retira sobretaxa!

TALVEZ PARA O ANO.... uma eleições vêm mesmo a calhar para retirar a sobretaxa e descer o valor do imposto?

PARA O ANO...se entretanto Trump e o colega asiático se reunirem e o médio oriente não se estragar ainda mais do que já está...

quinta-feira, 17 de maio de 2018

ERA UMA VEZ um homem que quis fazer uma queimada mas depois pôs-se a semear ventos, não conseguiu controlar fogo acabou por ser o principal agente de incêndio monstruoso... e, nem o facto de ter o presidente dos bombeiros por perto, lhe valeu. É agora apontado como um perigoso pirómano e corre o risco de arder junto com o incêndio que ateou..

SIMPATIZAVA COM BdC PELA CORAGEM com a luta para elevar o SPORTING clube ecléctico e vencedor e, sobretudo, empolgando os adeptos que voltaram a acreditar ser possível ver o seu clube na frente de todas as classificações de muitas modalidades além do futebol, a encherem o estádios e voltar a celebrar as vitórias no seu próprio pavilhão (o João Rocha que também é obra do seu mandato).
Não ponho em causa o seu sentimento de enorme desilusão, e até de revolta por mais uma época frustrante que termina a saber a muito pouco, por equipa que teve todas as condições para ganhar e onde investidos milhões, pois não é isso o que ainda agora sente a esmagadora maioria dos adeptos?.
Acabou por levar longe demais o seu desígnio e ele próprio se transformou na arrogância e na crença da infalibilidade própria dos que se julgam deuses cometendo erros grosseiros enquanto presidente e mormente líder de homens.
Agora, BdC terá como melhor caminho: DEMITIR-SE!
A história poderá ou não repor, um dia, a verdade dos factos, como sempre acontece.
MAS HIPÓCRITAS são todos aqueles que tendo permanecido calados este tempo todo vêm agora a terreiro, envergonhados e ofendidos tentarem tirar dividendos da situação, lavar a sua imagem e negar o consentimento que lhe deram quanto mais não fosse pelo silêncio. 
INTELECTUALMENTE DESONESTA é esta campanha que propositadamente histérica de que o desporto está em risco e como campeões europeus o futebol nacional tem uma nódoa incurável!
AS DEZENAS DE VÂNDALOS que invadiram as instalações do clube em Alcochete podem ser o reflexo da escalada de mal estar e de instabilidade que o Sporting vive mas, também, pode ser algo mais do que isso....esperemos pelo resultado dos inquéritos; É UM CASO DE POLÍCIA CUJOS CRIMES DEVEM SER JULGADOS E EXEMPLARMENTE PUNIDOS!
MAS O ALARIDO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL É O QUE É!
VENDER TUDO O QUE FOR AO PREÇO QUE SE QUISER.
e, sobretudo para alguma imprensa desportiva, para vender mais 'desgraças' em directo e para o Benfica, isto foi óptimo... é o que mais lamento!
VIVA O SPORTING!