segunda-feira, 28 de setembro de 2015

E, QUANDO O SONO NÃO APARECE...



NÃO ME ESQUECI DE IR OLHAR O CÉU
O efeito Super Lua é mais evidente quando a Lua aparece no horizonte, pelas 19H50.
A Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque, estando próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação.
Na altura do eclipse, a Lua atingirá o perigeu, a 356.876 quilómetros da Terra, às 02H46 e entrará na fase de Lua cheia às 03H52, o que vai produzir a maior das Super Luas do ano,



CATALUNYA ÉS UNA NACIÓ
Segunda uma previsão à boca das urnas da TV3 a Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) obterá entre 63 e 66 deputados (a maioria absoluta consegue-se com 68 deputados regionais), com a Ciudadanos a obter entre 19 e 21 assentos e o Partido Socialista da Catalunha entre 14 e 16 deputados. O Catalunya Si que es pot (apoiada pelo Podemos) ficaria pelos 12 a 14 deputados.

A Junts necessita de 11 a 13 deputados da CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical antieuropeísta) para obter a maioria absoluta no parlamento catalão.


39 MIL FAMILIAS INSOLVENTES POR DÍVIDAS NO IRS
A cobrança coerciva cresceu 25% entre 2014 e 2015.  Em contrapartida, a saúde mental dos devedores tem-se vindo a degradar.Os contribuintes que entram nesta  malha sentem-se totalmente  desprotegidos e muitos nem conseguem abrir as cartas das Finanças.
Mas, apesar de as Finanças terem sido questionadas pela DECO (Defesa do Consumidor) e pela Provedoria da Justiça sobre se já existe o tal gabinete de apoio ao contribuinte, se o fisco tem poderes para penhorar contas ordenado depois de penhorar 1/6 do vencimento, sobre a não contabilização automática dos juros quando perde em tribunal ou do tempo médio para a devolução das verbas e das reclamações graciosas e ainda sobre o número de penhoras feitas nos primeiros seis meses do ano, não foi obtida qualquer resposta
Os casos mais frequentes de violação dos mínimos de impenhorabilidade são os cidadãos que, já tendo visto penhorada a parte penhorável do seu vencimento ou pensão, é surpreendido pela penhora do remanescente desse vencimento ou pensão entretanto depositado nas suas contas bancárias. Nos termos legais, os depósitos bancários são impenhoráveis se tiverem proveniência em créditos originariamente impenhoráveis, como os vencimentos ou pensões. Mas são sempre os contribuintes a terem de fazer prova deste direito e requerer ao órgão da execução fiscal o cancelamento da penhora.


UM BANCO QUE TIRA O 'STRESS' E O CANSAÇO

A Faurecia, empresa de São João da Madeira ligada ao
 'cluster' automóvel, desenvolveu o ‘Active WellnessTM’ que, segundo o site da marca, é o “primeiro banco do mundo que detecta o cansaço ou stress do condutor. De acordo com o site, o banco incorpora tipos de sensores únicos que detectam o batimento cardíaco, respiração e outros baseados em estudos médicos e fornece uma massagem específica para energizar o condutor cansado ou para o relaxar em caso de stress.
Esta invenção vai ser incorporada, inicialmente, apenas em “veículos premium” para ir de encontro à crescente procura de soluções para um conforto personalizado.




 COM QUEM PODEMOS APRENDER SOBRE O AMOR
De acordo com um estudo publicado nesta semana na PLos Biology as aves que escolhem livremente os parceiros têm 37% mais filhos saudáveis que aqueles que formaram ‘casais arranjados’ pelos investigadores.
Assim, pelo menos para os pássaros, o amor parece ter uma significativa importância evolutiva. De acordo com o estudo, esse vínculo entre os parceiros garante uma probabilidade maior de transmissão de genes para as próximas gerações, o que poderia ser uma explicação para a existência do vínculo amoroso na espécie humana.






TENDÊNCIAS DA MODA? O OUTONO COMEÇA EM XADREZ
 
 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

LISBOA ESTÁ NA MODA


ONTEM FOI UMA NOITE DE MODA em 23 cidades europeias e Lisboa também teve o seu VOGUE FASHION'S NIGHT OUT; a avenida da Liberdade iluminou-se mais do que o costume e com muita gente até às onze horas que desfilaram pelos passeios, lamberam montras iluminadas e engalanadas, entraram e saíram das lojas, uns com sacos outros de mãos a abanar.
A noite também serviu para mostrar quem se quis mostrar, fazer prova de vida, que nestas coisas da moda, como em muitas outras das nossas vidas, QUEM NÃO APARECE, ESQUECE!
POR APARECER, A 'SOCIALITE' tem nova cara...e corpo! A filha do 'Special One', de 18 anos e de nome Matilde, acompanhou o pai à gala de prémios anuais masculinos da revista GQ e levou um vestido preto aveludado, muito curto e com decote até ao umbigo e como a jovem não levava gravata podem imaginar (s ainda não viram as fotos),
Mas, não se pense que é só pelo decote que a filha de Mourinho dá nas vistas. A jovem também anda a sair à noite com Niall Horan, um dos membros dos One Direction..  FILHA DE PEIXE SABE DAR NAS VISTAS!
 
APESAR DE TODO O RUÍDO, o entusiasmo em volta da coligação de direita começou a esfriar e nem Pedro, nem Paulo têm outra coisa que não seja esqueletos para mostrar:os nossos!
Num país com o PIB a recuar quinze anos, outros indicadores económicos e sociais também a ficarem aos níveis do inicio do século e a dívida pública a aumentar depois de 4 anos em que o governo se ufanou de nos esmagar ainda mais que o previsto, qualquer 'melhoriazinha' parecerá um 'melhorão'!
Mas que dizer das 300.000 pessoas, com menos de 50 anos que ficaram definitivamente fora do mercado de trabalho?; que dizer de uma sociedade que tem 20% da sua população em risco de cair na miséria e mais de um milhão na pobreza?
 
ONTEM ficámos a saber que aquilo que já se temia que acontecesse, vai mesmo acontecer. 
O NOVO BANCO vai ser um novo 'elefante branco' e quem vai pagar o pataco, é o contribuinte! Sem entendimento com os chineses da Fosun que já constituíam o último que poderia 'salvar' a face ao governo e aos reguladores, a nova tentativa de venda foi chutada para depois das eleições. O senhor Carlos Costa já demonstrou que não vale o cargo que fizeram o favor de lhe dar, nem o que ganha. SENHOR GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL FAÇA UM FAVOR A SI PROPRIO E A TODOS NÓS: DEMITA-SE!!!
 
HOJE, PASSAM 14 ANOS SOBRE  o dia em que 19 terroristas da organização Al Qaeda fizeram colidir dois aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center,  matando mais de 3.500 pessoas. Ambos os edifícios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. 
O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nos arredores de Washington DC. O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, Pensylvania, depois de alguns passageiros e tripulantes tentarem retomar o comando, quando os sequestradores, tinham reencaminhado o vôo na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos.




 E O MUNDO NUNCA MAIS FOI O MESMO!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

AUTOMÓVEIS PORTUGUESES

No decorrer do sec. XX, 14 foi o numero de marcas de automóveis fundadas em Portugal a maior parte delas desconhecida da maioria dos portugueses. 
Nenhuma opera actualmente e já pouco resta para recordar. 
Ficam aqui algumas das marcas mais emblemáticas.

Alba, desenhado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha, na Metalúrgica Alba, no ano de 1952.  A carroçaria era em alumínio e bem ao estilo Italiano da altura. Todo o carro, inclusive o motor, tem a autoria de António Augusto Martins Pereira. O Alba tinha um motor de 4 cilindros de 1500cc que debitavam 90cv, 4 velocidades e atingia os 200km/h. 
Terão sido construídos 4 exemplares.

 DM, da autoria de Dionísio Mateu, foi desenvolvido nas instalações da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carroçarias diferentes, com um motor de 1100cc com 4 cilindros e com 65cv. Pesava 500kg e atingia os 170Km/h.

Edfor, obra do industrial portuense Eduardo Ferreirinha, foi fabricado em 1937. 
Motor Ford V8 com 3620cc, peso total de 970Kg e velocidade máxima de 160Km/h. Este foi o carro conduzido por Manoel de Oliveira, quando participava em provas de competição automóvel, durante a sua juventude. 

Felcom, possivelmente o carro português mais antigo, datado de 1933,  foi construído por Eduardo Carvalho a partir de automóveis que pertenceram a Eduardo Ferreirinha, que mais tarde construiu os automóveis Edfor. O Felcom continha componentes de um Ford A e de um Turcat-Méry, sendo o motor de um Ford A, mas transformado com uma cabeça Miller.

IPA 300, nasceu em Porto de Mós e foi a evolução do seu antecessor, o Lusito, produzido pela mesma marca, a AGB. Apresentado na Feira das Industrias em 1958, foi uma referencia da industria metalo-mecânica nacional da altura. Tinha como base o modelo Astra britânico, cujo motor era um British Anzani de 2 cilindros, a 2 tempos, com  15 cv, 300 CC e 3 velocidades. Contudo este modelo não avançou, devido á oposição do então Secretário de Estado da Indústria, cuja politica industrial da altura, passava por querer fabricar e montar em Portugal, veículos de marcas europeias e americanas.

Marlei foi concebido em 1954 por Mário Moreira Leite,  um dos mecânicos mais reputados do Porto na sua época . Tinha como base um Opel Olympia Caravan e foi um dos últimos automóveis portugueses de competição a ser construído. Com 48 cv, 4 cilindros, 1588 cc, 4 velocidades, 925 kg de peso total e 160 km/h de velocidade máxima.

MG Canelas data de 1952, foi um carro carro que correu em muitas provas nacionais dos anos 50. Ao contrário da generalidade dos automóveis portugueses da época, este tinha um chassis tubular de concepção própria, fabricado em aço cromo-molibdénio, soldado nas instalações das OGMA, e o motor, um 1500 cc de base MG, foi totalmente remodelado e aligeirado. Tinha 95 cv, 4 cilindros, 1500 cc, 4 velocidades, 550 kg de peso total e velocidade máxima de 195 km/h.

Olda proveniente de Águeda, surgiu em 1954 e rapidamente conquistou o papel de favorito nas corridas, não só devido à qualidade do projecto como ao excelente nível de condução de Joaquim Correia de Oliveira, piloto e técnico do veículo, e de Ângelo Costa, responsável pela preparação dos motores. Denominava-se Olda,contracção de “Oliveira de Águeda”, retendo as letras mais importantes para a designação final. Com 80 cv, motor de 4 cilindros com 1493 cc e 4 velocidades. Peso total de 500 kg e velocidade máxima de 165 km/h.

Portaro foi o primeiro Todo-o-Terreno português, e foi produzido pela FMAT (Fabrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal) a partir de 1976. As vendas em Portugal chegaram a atingir volumes perto das 1000 unidades e a fábrica produzia outro tanto para exportação. Em 1990, sem qualquer protecção à indústria nacional, a Portaro fechava as suas portas depois de ter vendido quase 7.000 veículos em território nacional e de ter exportado alguns milhares de unidades. Contava com diversas versões, entre elas o Portaro 250 (na imagem) que contava com um motor de 4 cilindros com 71 cv e 2498 cc.

Sado surgiu no final dos anos 70 e foi lançado pelo o Grupo Entreposto, que deu continuidade ao projecto iniciado na Famel de Águeda. Foi posto à venda em meados de 1982, e custava cerca de 260.000 escudos. O Sado não chegava para as encomendas, e as primeiras 50 unidades foram vendidas muito rapidamente, chegando a haver até lista de espera. Tinha um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades e pesava 480 kg, tinha como velocidade máxima os 110 km/h.

UMM (União Metalo Mecânica) começou a laborar a 4 de Julho de 1977, com o propósito de produzir viaturas 4×4, rentáveis para uso na agricultura, indústria e serviços.  As carroçarias eram feitas em Mem Martins, onde depois seguiam para a montagem e pintura em Setúbal, os motores eram Pegeout. Confrontada com a falta de encomendas e a falta de apoios do governo, a empresa não resistiu, e acabou por abrir falência em 2006. A UMM chegou a correr no Paris-Dakar, nos anos 80. Foram produzidos ao todo 3 modelos, o Cournil, o Alter e o Alter II, chegando a ser apresentado o prototipo do Alter III (na imagem), que nunca chegou à linha de produção.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ELUCIDADOS E FARTOS? NÃO! É O MEDO!.

ELUCIDADOS E FARTOS? NÃO! É O MEDO.
Porque se não fosse assim, Costa estaria a dar uma abada sem remissão, ao Passos Coelho. Mas, parece que não é assim pelo menos nas sondagens! Temos medo! 
E, eles sabem disso. Por isso agitam esqueletos. Por isso recuperam fantasmas. 
Traídos, vendidos, roubados, tratados como simples números destinados a compor resultados estatísticos, fartos de políticos mentirosos e de políticos oportunistas e ainda dos oportunistas que andam atrás de políticos; fartos de debates, de contas manipuladas, de estatísticas à medida, de frases feitas, etc, etc. 
O IMPROVÁVEL PODE ACONTECER...
MAS, HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DO DEBATE? HÁ!
 

ONTEM POR LISBOA, FARO E PORTO com taxistas em protesto contra a UBER. Alguém sabe o que é a UBER? Como surgiu? Porque é que estes profissionais e a associação protestam? Procurei saber! Como é que uma empresa 'plataforma virtual na net' que parece que foi comprada pela Microsoft pode operar no transporte público sem nem qualquer enquadramento legal nem exigência que torne o transporte seguro para o utilizador quando para se ter um 'táxi na praça' ou carro de aluguer é necessário alvarás, licenças camarárias, seguro de passageiros especial, praticar preços tabelados e autorizados, motoristas com carteira profissional, etc, etc. Assim não admira que os preços praticados pela tal Uber sejam mais baixos. E, depois ainda vem o senhor ministro da economia titubear umas palavras mal alinhavadas sobre o assunto e falar de inovação que o serviço precisa de ser regulado e está em estudo em Bruxelas e mais não sei o quê? 
ENTÃO A URBE ESTÁ FORA DA LEI E O GOVERNO ASSOBIA PARA O LADO?


OS ESPOLIADOS DO BES E OS INDIGNADOS DO BANCO BOM voltam às ruas e às agências para mais um raide de protesto e exigirem o que por direito lhes é devido e que por protecção ao governo lhes é negado! O recuo na privatização do banco e os 'efeitos especiais' de um troca tintas chamado Carlos Costa que já não sabe o que fazer para resolver a merda em que nos meteu parece não ser suficiente para nos levantar a voz já que vamos voltar a pagar para salvar os bancos (outra vez). 
ENTÃO A CGD E O ESTADO AVALISTAS DO FUNDO DE RESOLUÇÃO E OS CONTRIBUINTES NÃO PAGAM NADA?


PODERIA AINDA FALAR SOBRE OS REFUGIADOS que nos aparecem constantemente nas notícias. De repente parece que deixou de haver naufrágios ao largo de Lampedusa e das ilhas gregas e só há gente pendurada em comboios na Hungria, a saltar muros na Sérvia e barreiras policiais na Macedónia, a elevarem os níveis de confrontos nas fronteiras da Turquia. O eco das câmaras é imenso e as vozes dos dirigentes europeus gritam  solidarios com a desgraça para apoucar a invasão. 
QUANTO VALE A MAIS UM REFUGIADO SÍRIO DO QUE UM NÁUFRAGO SUDANÊS, ETÍOPE, SOMALÍ OU LÍBIO? NIGERIANO?

TEMOS MEDO?



 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

VAMOS LÁ A ESCREVER ISTO COM TODO O CUIDADO

Vamos lá escrever isto com todo o cuidado porque andam por aí uns trogloditas que parece que estiveram naquele comício de Castelo de Vide disfarçado de universidade não sei de quê, parece que é de Verão, e que andam de cabecinhas pensadoras, bem lavadinhas, a espalharem doutrina quais apóstolos de Pedro e Paulo ...
Bem! Mas se isto não interessa nada, vamos lá ao que interessa!

A SETÔRA DAS FINANÇAS ACABA DE GARANTIR QUE OS CONTRIBUINTES NÃO SERÃO CHAMADOS A PAGAR OS PREJUÍZOS QUE POSSAM ADVIR COM A VENDA DO NOVO BANCO 
ISTO É EXCELENTE, PÁ!

De repente veio-me à memória aquele senhor que também era setôr das finanças e garantiu que o BPN não ia custar um cêntimo ao contribuinte! E disse-o e foi-se para o quentinho do Montepio e até foi condecorado e tudo e a gente anda a pagar o que já vai em mais de três mil milhões de euros e upa, upa que a canastra ainda não tem carapau que chegue.
Ca boa malha, pá!!!

E, de repente vieram-me à memória as sábias palavras do homem do leme que também é setôr em finanças e que garantia que a compra de papel comercial no BES/GES era dinheiro em caixa, já aquela merda estava toda rota com os palmanços, antes da parlamentar peixeirada 'familiar'! Ao setôr já tudo se desculpa, coitado, pois a senilidade não deixa nada de fora a não ser aqueles chavões mais que batidos e o papal desejo de uma enorme congregação de esforços para salvar o país. calcule-se! Se só uns de cada vez já é o que é, todos juntos nem sei quanto tempo isto duraria... 
Uma baita duma profecia, pá!!!

E de repente vem-me à cabeça aquele setôr que faz uns fretes ao governo e continua a governar o banco de Portugal e as suas doutas palavras na noite em que, qual sentença biblíca, dividiu o BES em banco caim e em banco abel e afirmou que o BOM, pintadinho de NOVO ainda ia fazer muito feliz quem o quisesse. O pior é que ninguem o quer ou pelo menos ninguem o quer como o senhor Carlos o quer impingir. O senhor Carlos anda agora arrasca com a enrascada do papel comercial do BES/GES e dos emigrantes que não o largam ...
Ca ganda espectáculo, pá!

Mas a setôra das finanças garante o que garante e Vexa é tão segura daquilo que faz e diz que eu estou tranquilo! Tranquilo porque, embora sabendo que vamos mesmo pagar o Novo Banco, fico também com a certeza que Vexa preferirá uma promoçãozita, mesmo que tenha de ir para Bruxelas, Estrasburgo, Nova Iorque ou para o diabo, do que permanecer ao lado dos setôres Pedro e Paulo do 'Prá Frente Portugal' que farão com que o pobre país dê o tal passo em frente e aí vamos nós abismo abaixo, já que à beira andamos nós há muito tempo... Ou será que nesta tempestade em 'mar salgado' vamos dar a(o) costa...naufragados?
Fica-me a consolação de poder ler e ouvir o poeta...

" Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
esqueceram uma semente
n'algum canto de jardim"
(Tanto Mar, Chico buarque)