sábado, 23 de janeiro de 2016

DESABAFOS DE SEXTA FEIRA, 22 DE JANEIRO, 22H00

AMANHÃ É DIA DE REFLEXÃO!
Mas, vamos reflectir sobre o quê? Diz Portas que com o PS a governar e a presidir ao Parlamento, votar num presidente da república apoiado pelo PS seria muito perigoso! É curioso que quando o governo era PSD/CDS, a presidente da Assembleia da República era PSD e o Presidente da República PSD, Portas nunca achou perigoso! DESABAFOS!

VAMOS LÁ REFLECTIR SOBRE ISTO?
Hoje saíram as sondagens todas! Porque será que todas, umas mais que outras, dão vitória a Marcelo à primeira volta mas 'sondam' a distância para o segundo a encurtar que o risco de uma segunda volta cresce. A abstenção parece ser a única inimiga de Marcelo embora em boa verdade ninguém consiga prever, caso os abstencionistas sejam a maioria do eleitorado, que seja ele o mais prejudicado. Mas deixe-se a dúvida pairar porque se não ganha logo à primeira, à segunda o risco aumenta. DESABAFOS!

LEVAMOS UM ANO INTEIRO A REFLECTIR...
Hoje também saiu o esboço do orçamento para 2016. O optimismo não é um mal em si mas às vezes atraiçoa-nos, principalmente quando tomado em excesso. O OE 2016 pode estar a tomar dose excessiva com a previsão de um défice ainda mais baixo que o anteriormente defendido e, imagine-se, com a economia a crescer também menos do que o anteriormente previsto. É certo que o impostos de selo e sobre os combustíveis vão subir mas, em contrapartida tudo o que foram as promessas do programa do governo estão aí para se manterem de pé! Se a coisa não dá certa.....DESABAFOS!

É MESMO PARA REFLECTIR!
O movimento cívico "Direito a Morrer com Dignidade" que anda a recolher assinaturas de notáveis da sociedade portuguesa para apoio à eutanásia que a capa do jornal i, informa entrar em força na agenda política após as eleições presidenciais. Já existe um 'Testamento Vital' figura jurídica que possibilita a recusa da toma de medicação destinada à sustentação de vida em casos que o próprio doente considere que já não quer. Não deixa de ser interessante, num momento em que a esperança de vida aumenta mas em que também aumentam o abandono e maus tratos contra idosos que surja este movimento. DESABAFOS!

MAIS UM MOMENTO DE REFLEXÃO!
"O Governo vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas" estando a realizar os contactos diplomáticos para assegurar apoios à sua eleição e que segundo parece com êxito, escreve o Público, pois não haverá vetos dos países do Conselho de Segurança nem votos contra dos países europeus e dos Estados Unidos da América. Não sei se Portas também vê nisto algum sinal de perigo. DESABAFOS!

QUEM SE ARRISCA A REFLECTIR E MUITO?
Lionel Messi e pai, Horacio Messi, vão ser julgados por fraude fiscal na Audiência de Barcelona, informou nesta quarta-feira o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. O Ministério Público, que pretende ver Jorge Messi condenado a 18 meses de prisão, pediu o arquivamento do processo contra o jogador por considerar que não teve conhecimento da fraude, mas os representantes do Estado espanhol mantiveram a acusação, pedindo um pena de 22 meses e 15 dias de prisão para cada. E acredita que o jogador evitou pagar impostos "de forma consciente e voluntária".

E... GRANDE REFLEXÃO PARA RONALDO!
Florentino Perez, o 'patrão' do Real Madrid, não achou graça às escapadelas de Cristiano Ronaldo, para ir ter com o amigo Badr Hari a Marraquexe onde, segundo o CM e algumas revistas da 'socialite', o 'craque' fazia grandes jogatanas até altas horas da madrugada com equipas de 'dançarinas de ventre' e de outros bailados! Ronaldo tem o seu 'alcácer quibir' e desaparecido em combate não será mas, pelo menos, para estes desafios terá de esperar pelo defeso. DESABAFOS?

UM DESABAFO QUE FALHOU POR FALTA DE REFLEXÃO
Na madrugada de 22 de Janeiro de 1961, o paquete Santa Maria, navegava em águas internacionais das Caraíbas, é tomado de assalto por um Comando Revolucionári de Libertação capitaneado pelo Major Henrique Galvão, delegado plenipotenciário do general Humberto Delgado. A operação pretendia ser o 'pontapé de saída' para um levantamento insurreccional contra a ditadura mas apesar de aprisionado o navio, os apoios falharam e os revoltosos tiveram de se render.. Apenas a 24 de Janeiro, os jornais portugueses, condicionados pela censura prévia, referenciaram este assalto.