HOJE DEVIA SER FERIADO EUROPEU
A devastação causada na Europa pela II Guerra Mundial, as negociações para a paz ainda em curso e os receios de que a rivalidade entre França e Alemanha originasse nova guerra, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman propõe a criação da (CECA) Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, tendo em vista a criação de mercado comum tinha como ponto fundamental a fusão dos interesses económicos como contribuição para melhoria do nível de vida dos povos dos países intervenientes, constituindo – como de facto veio a acontecer – o primeiro passo para uma Europa mais unida, mais desenvolvida e a possibilidade de adesão de outras nações.
A proposta juntou França, República Federal Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo como fundadores, a 9 de Maio de 1950.
1973 - Dinamarca, Reino Unido (saiu em 2019) e República da Irlanda
1981 - Grécia
1986 - Espanha e Portugal.
1995 - Áustria, Finlândia e Suécia
2004 - Chipre, Eslováquia. Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa
2007 - Bulgária. Roménia
2014 - Croácia.
Turquia (requerido em 1987),
República da Macedónia do Norte (requerido em 2004),
Montenegro (requerido em 2008),
Albânia e Sérvia (requeridos em 2009),
Com a excepção da Albânia e da Macedónia do Norte, os restantes iniciaram as negociações
O Kosovo, cuja independência não é reconhecid por cinco Estados-membros da União Europeia e a Bósnia e Herzegovina são potenciais candidatos a uma futura adesão.
A União Europeia enfrenta um novo e duro desafio para a sua sobrevivência política com a pandemia causada pela covid19 e do modo como se mantiver unida na resposta à mais dura depressão económica desde a II guerra que levou precisamente à sua fundação.