quarta-feira, 8 de novembro de 2023

AO CAIR DO PANO

 E, hoje, CHUVA, CHUVA e mais CHUVA...

Por isso, e embora admitindo que a chuva é necessária, cada vez mais, mas como o velho ditado de "Sol da eira e chuva no nabal" é qualquer coisa de que se fala das coisas perfeitas, tão irrealizáveis, vamos contentar-nos com CHUVA. CHUVA e mais CHUVA, por todo o lado.
Amanhã, por acaso, até está previsto umas résteas de Sol, por isso alegremo-nos corações! As temperaturas é que não sobem. 17ºC como máxima e 11ºC de mínima, mas o Sol de Inverno aqueceu alguém?


O DIA MUNDIAL DA RADIOLOGIA celebra-se a 8 de Novembro; foi neste dia em 1895 que se descobriram os raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.
O objetivo é consciencializar a sociedade do valor do diagnóstico e do tratamento que fornece segurança e cuidados ao paciente e na assistência à saúde geral das pessoas.


E também é dia MUNDIAL DO URBANISMO que dá a conhecer os padrões estabelecidos para o crescimento e do ordenamento das cidades e outros aglomerados populacionais, em vários âmbitos, entre eles o técnico, económico e administrativo e propondo um debate sobre a promoção/criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para mais saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planeamento de áreas verdes. Em 1949, a ONU decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem este recomendação.
(fonte: calendarr; pintura de Claude Vaneight)


8 DE NOVEMBRO DE 1947 - O PRIMEIRO TRABANT
O primeiro Trabant começou a ser produzido em Zwickau, na antiga fábrica da Horsch na República Democrática Alemã.
Viviam-se os tempos da "Guerra Fria" e as autoridades do lado soviético decidiram baptizar o primeiro modelo com o nome "Sputnik", em homenagem ao satélite colocado na órbita terrestre pela então União Soviética.
O primeiro Trabant estava equipado com um motor a dois tempos com 500 cc de cilindrada de 18 cv de potência. O chassis em aço contava com uma carroçaria em plástico rígido. O modelo não se alterou muito ao longo dos 30 anos em que foram produzidas cerca de 4 096 099 unidades que circularam nos países do antigo "Bloco de Leste".
(fonte: Revista História)

INAUGURAÇÃO DO CINETEATRO MONUMENTAL HÁ 72 ANOS.
o Cineteatro Monumental, na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa concebido pelo Arquitecto Raul Rodrigues Lima nos seus traços gerais, correspondia à estética modernista do Estado Novo. Tanto a sala de cinema como a do teatro podiam albergar mais de 1000 espectadores. Foi decorado com imponentes lustres, vetustos cortinados de veludo e sumptuosos painéis de madeira bem como os.luxuosos móveis e sofás ornamentavam os diversos salões.
O Monumental foi arrendado pelo empresário Vasco Morgado que se propôs apresentar ali espectáculos de teatro declamado, operetas, revistas e atracções musicais.
Foi no teatro que Laura Alves, sua esposa protagonizou os maiores êxitos da sua carreira teatral, desde As três Valsas, a sua primeira peça neste teatro até Pai precisa-se (a sua última peça, em 1982), passando pelo grande êxito A Flor do Cato (1967).
O Cinema exibiu os maiores êxitos cinematográficos, entre os quais destaco os que vi: Os Dez Mandamentos, Ben-Hur, Spartacus, West Side Story, Lawrence de Arábia, Cleopatra, Queda do Inpério Romano, My Fair Lady, Doutor Jivago, 2001: Odisseia no Espaço, Era os Deuses Astronautas, Um Violino no Telhado e Star Wars.
Foi pioneiro nas novas tecnologias que iam sendo postas ao serviço do cinema: em 26 de Junho de 1953 apresentou, pela primeira vez um filme em três dimensões: O homem sem cérebro (The dark man) e foi a primeira sala de espetáculos a ter um ecrã gigante, o Todd-A onde foram inclusive transmitidos todos os jogos de Portugal no Campeonato do Mundo disputado em Inglaterra, em 1966.
As passagens de ano nos seus salões, bailes e visualização de filmes até altas horas da madrugada, fazem parte de todo um conjunto de eventos que marcaram uma época. Talvez o mais significativo evento para os jovens desse tempo terá ocorrido a 13 de março de 1964: milhares de rapazes e raparigas aguardavam, junto à entrada do Teatro Monumental, a chegada da cançonetista pop francesa Sylvie Vartan, na altura com 19 anos de idade, a fim de poder ouvi-la a cantar, entre outras músicas, a canção Si je chante.
A 28 de Novembro de 1983, no lado poente da Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, começam a ser abertos buracos no alcatrão, junto ao lancil do passeio, a fim de instalar os pilares de uma vedação. É o primeiro sinal exterior de uma demolição que se aproxima: a do Cineteatro Monumental.
(fonte: agenda pessoal)



PARA QUE CONSTE: PAPA ADEODATO I
Quem sabia que houve um Papa (o sexagésimo oitavo) ADEODATO I foi eleito em 8 de Novembro de 615 e morreu a 8 de Novembro de 618. Nos 3 anos precisos que durou o seu papado ajudou no tratamento de leprosos e de pessoas atingidas por epidemias e quando se abateu grande peste de doenças variadas, foi o primeiro a socorrer os enfermos, fossem baptizados ou não; racionalizou os escassos documentos existentes sobre a cristandade e patrocinou a criação de escribas que juntassem os diversos relatos sobre a vida de Jesus; compilou narrativas bíblicas e actualizou os documentos sagrados conferindo-lhe um "selo de autenticidade"