sábado, 25 de janeiro de 2014

PASSAM HOJE DEZ ANOS


Miklós "Miki" Fehér nasceu em Tatabánya (Hungria) a 20 de Julho de 1979 e faleceu em Guimarães a 25 de Janeiro de 2004, com apenas 24 anos de idade, vitimado por aquilo que se designa de 'morte súbita'. 
Em pleno estádio D. Afonso Henriques, aos 23 minutos da primeira parte da partida entre o Benfica, clube que representava e o Vitória local para a LIGA, O jogo estava a ser transmitido em directo na televisão e o Benfica ganhava por 1-0. Após uma jogada mais dura (o cartão amarelo foi mostrado porque tentou impedir um lançamento lateral ao adversário) Fehér sentiu-se mal acabando por cair inanimado no campo. 
Os médicos de ambas as equipas e colegas mais próximos no campo aperceberam-se de que algo estava errado e o seu colega Sokota foi o primeiro a socorrê-lo e em desespero retirou-lhe a língua da garganta tentando evitar que sufocasse. Foram momentos de grande angústia e, por esta altura todo o estádio já se tinha apercebido da gravidade da situação e bem assim, todos os que seguiam o jogo pela televisão. Uma ambulância entrou no campo para o transportar para o hospital mas, depois de horas de grande ansiedade, antes da meia noite a morte de Fehér acabou por ser confirmada devido a uma cardiomapatia hipertrófica.
Em sua memória, o Benfica retirou o número 29 usado por ele, que nunca mais será usado pelas equipas de futebol do SL Benfica.
Prontamente assistido pelos médicos das duas equipas, tendo apercebido que estava em paragem cardiorespiratória, o jogo terminou de imediato com. os médicos a tentarem reanimá-lo em pleno relvado mas, sem resultados práticos. Transportado para o hospital, veio a falecer sem que tivesse saído da paragem cardíaca. 
A carreira de Fehér começou no Gyori ETO FC tendo representado em Portugal, FC Porto, Salgueiros e Sporting de Braga, antes de se transferir para o SL Benfica.