quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

FRIOMETROS...

Pois é! 
Mais um dia com um frio de rachar.
O país gela e nós gelamos com o país. 

Os friometros mal chegaram aos dez, onze num esforço mercúrico, mas logo se resignaram com a aproximação da noite que até parece que caíu mais cedo.
Do Minho ao Algarve está um frio do catano.
Isto resolve-se com mais um edredão na cama, uma botija de água quente e um pijama bem reforçado mais aquelas meias de lã, às riscas, até aos sovacos.
Apesar de tudo, a Europa para lá de Elvas ou de Vilar Formoso, está bem pior. Aí os friometros nem sequer chegaram ao zero na maioria dos lugares.
A austeridade também trouxe o frio económico à zona euro. Chama-se deflação e é caracterizada por uma generalizada baixa de preços que não param de cair sem que a actividade económica, mormente o consumo, recupere. Uma espécie de inflação ao contrário que levará as economias a uma espiral de retração sem retorno. Esta é a nova ameaça que paira sobre a Europa depois de doses de austeridade sem precedente. Para já, o único preocupado parece ser o BCE - Banco Central Europeu - que tem tentado através da baixa das taxas de juro e emissão de moeda, restaurar a confiança dos mercados. Não sei...

Na Grécia, também 'não sei'...
O Syrisa, 'BE' lá do sítio, está à beira de conseguir uma vitória nas eleições antecipadas. A situação está tão má que os gregos estão tentados em mandar 'às favas' os partidos do arco da governação (como se diria por cá) que os (des)governaram durante décadas.
A Europa volta a agitar-se! A senhora Merkel diz que corre do Euro com os 'hereges'. A comissão europeia diz que a adesão ao euro é irrevogável! Partimos, de novo, para a louca corrida à crise ainda nem sequer acabámos de lamber as feridas desta. 

Por cá, como por lá, a crise permanece...
É facto, que tem andado meio disfarçada, desviadas que estão as atenções para assuntos mais mediáticos como as visitas à prisão de Évora e as audições aos não sei quantos protagonistas do processo de congelação do BES/GES, no Parlamento.
De qualquer forma, um frio do caraças...
O desemprego voltou a subir pelo segundo mês consecutivo. mais 25.000 postos de trabalho que foram ao ar. O desemprego jovem volta a aumentar. O desemprego de longa duração, nem se fala. O governo parece demasiado ocupado em deixar passar para fora notícias mais eleitoralistas. Uns aumentos nos salários de alguns funcionários públikcos, não de todos. E para os juízes uma prendinha no sapatinho, embora atrasada.
Continuo sem saber..

Pelas piores razões, bem quente ficou Paris, por coisas que acontecem sem razão que justifique se é que, alguma coisa, alguma vez, possa ser razão para a barbárie. Onze e trinta, um comando de três homens armados saltam de uma viatura à porta da redacção do Charlie Hebdo, um jornal humorista e satírico, por causa de um 'cartoon' que ridiculariza o profeta Maomé, mata dez jornalistas e dois polícias e fere outras oito pessoas deixando quatro em estado crítico. Quando a liberdade de expressão está em causa, por esta ou por qualquer outra forma, é a própria Liberdade que fica em perigo.  
Sem mais palavras!

E, amanhã, vai ao Parlamento, para responder às questões sobre o GES/BES, o homem que ficará para a história desta triste história como o 'contabilista'..Quem tem medo de Francisco Machado da Cruz?.
Tal como aconteceu com José Castella, secretário-geral do GES, o contabilista pediu que as respostas às perguntas dos deputados sejam feitas à porta fechada, pois alegam que estão sob investigação no Luxemburgo e que tiveram acesso a informação relevante e constante nos mandados de busca. Segredos à parte, se verá se não sucede o mesmo qu costuma acontecer aos segredos de justiça.
Á porta fechada...ou entreaberta? Não sei...

E, para terminar, por hoje, lembro que morreu neste dia mas de 1642, Galileu Galilei, em Florença com 77 anos, personalidade fundamental da 'revolução científica' e, que como se sabe, escapou de morrer na fogueira mas para tanto teve de negar a sua própria teoria heliocentrista...a Terra deixava de ser o centro e mover-se-ia em redor do Sol!
Isso eu sei.
Apesar de tudo, 'si muove'...

Movam-se (se quiserem) também.para a cama e tenham uma excelente noite.

(e não esqueçam a botija.............)










.