quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A CAMINHO DA CONSOADA...

Bem, hoje são dezassete. 
Com mais sete, vinte e quatro, uma semana passa no arder dum fósforo e eis-nos com mais um Natal quase gasto e menos um, para gastar.
Por falar em gastos, o consumo aumenta, a economia tem um pequeno sobressalto, coisa ligeira já se vê, porque a crise está aí, de pedra e cal, o governo continua a repartir o subsídio de Natal de pensionistas, aposentados e trabalhaores da função pública, pelos meses do ano e assim (o que lá vai, lá foi) é mais um ano para a esmagadora maioria das famílias, uma ceia e alguns brinquedos para os mais pequenos.
Pelos distritos do norte, não vão encerrar as cantinas escolares, durante o período de férias, para que assim possam estender às famílias mais carenciadas as refeições que ajudam a fintar a fome e tornar a quadra menos agreste. 
Época de grandes acções de solidariedade, só os discursos do primeiro ministro e dos seus correlegionários políticos não têm correspondência na realidade.

Enfim, é Natal!

Não sei se o projecto lei que hoje é analisado, discutido e votado na Assembleia da República tem a ver com a quadra natalícia mas pretendeim, os deputados do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista mais os dois votos 'Verdes', travar penhoras de casas por dívidas ao fisco com base em petição assinada por 4.781 pessoas que deu entrada no parlamento, em finais de Novembro, e defende que a impenhorabilidade das hontinua a ser abitações de família é uma 'medida de carácter humanitário'.
No primeiro semestre deste ano, foram penhoradas pela Autoridade Tributária, mais de 40.000 casas, cerca de 224 casas por dia. Segundo dados do Banco de Portugal, o crédito à habitação, mal parado, continua a subir e situava-se no final de Outubro em 2,83%. 
Os bancos apostaram numa maior flexibilização para tentar evitar incumprimentos e o aumento de incobráveis mas a desvalorização das habitações continua a ser um enorme obstáculo à entrega das casas por parte das famílias, já que apesar da dação do bem ainda ficam com uma parte da dívida a descoberto.
Espera-se que a lei venha, pelo menos, por termo à voracidade de um governo que continua a aumenta os impostos sem que o IRS diminua.

É Natal?

Quem vai passar o Natal no hospital é Andressa Urach. LembMas, na ilha onde nasceuram-se daquela jovem que foi vice-miss 'bumbum' 2014 e que foi esperar  Cristiano Ronaldo, a Campinas, onde esteve à porta do hotel mostrando os seios? Pois é essa mesmo!
É por causa do hidrogel que é injectado no corpo seguindo uma técnica inventada na Ucrânia que Andressa se encontra internada com uma infecção nas coxas que lhe pode custar a vida. No Brasil, o hidrogel tem feito correr rios de tinta e a moça ' bumbum' que já foi raínha da bateria de escola de samba, dançarina e modelo para o concurso tentou-se: 400 ml de produto em cada coxa e o dobro em cada nádega prepararam-na para as exigências de um júri amante de popozudas que lhe deu o segundo lugar mas não a prepararam para as trágicas consequências de artificializar formas mais generosas.
Segundo uma notícia de última hora, na TV Globo, Andressa poderá ter alta no início do novo ano...

E, por falar nestas novas que envolvem figuras, Cristiano Ronaldo vai ter uma estátua no Funchal. Já tem museu numa garagem, réplica em cera no museu Tussaud em New York e estátua no Santiago Bernabéu, ao lado de outros 'monstros' sagrados do futebol mundial.
Na ilha onde nasceu é também perfeitamente compreensível; afinal, seja no futebol, o CR7 tem batido todos os recordes nacionais, europeus e mundiais e promete continuar...agora, a bater os seus próprios recordes!

Quem arquitectou uma nova estátua foi Joana Vasconcelos. A artista convidada a apresentar uma peça que marcasse as comemorações dos 450 anos da fundação do Rio de Janeiro. O 'Pop galo' será instalado na Praia do leme, em Copacabana onde será inaugura no dia 10 de Junho ficando ali até ao final do ano. Depois...logo se verá!

E, "at last but not least", HOJE faz anos Jorge Mário Bergoglio, aliás o Papa Francisco.
São 78 anos! Longa vida ao Papa Francisco.




 Tenham um excelente dia!