segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COM O NATAL À PORTA

Com o Natal à porta e o calendário mais perto de perder a úlktima folha de 2014, o preço do barril de crude continua em queda e hoje desceu mais um nível. Dizem os analistas que há excesso de oferta e explicam porquê; porque a economia não arranca.
Está agora abaixo dos 60 dólares. 
Por cá, a gasolina e o gasóleo também vão descendo, aos 3 e 4 cêntimos por litro.
É certo que, por cá, em 2015, os combustíveis irão voltar a subir mas não por causa do preço do barril mas por causa do chamado 'imposto verde', ou seja, por causa do preço de se ter um governo que continua a subir os impostos para tentar disfarçar o insucesso da sua própria política económica.
E a Europa continua em estagnação. 
A FITCH já reviu em baixa as previsões de crescimento da zona euro. Entre 0,8% e 1,1%. 
Como se percebe, com previsões destas só um milagre pode safar os europeus de um 2015 muito pouco risonho, ainda para mais com a Alemanha em ponto morto, a França e Itália em derrapagem e a Grécia, de novo, em risco de capotamento. 

E, nós que estamos como se sabe...ou será que se sabe mesmo como estamos?
Por falar em ponto morto, derrapagem e capotamento, mantendo a linguagem automobilística, poderia dizer-se que tivemos mais um choque frontal que nem o 'processo Marquês que envolve Sócrates, o seu amigo Santos Silva e o motorista do primeiro que parece que servia de 'correio', tem servido para disfarçar a 'colisão' com o BES. 
As declarações que têm sido prestadas pelos principais personagens, à comissão parlamentar de inquérito, e que toda a gente tem podido ver e ouvir em directo, seriam actos de uma comicidade extrema se não fosse trágica a ameaça que paira sobre a economia e sobre os bolsos dos contribuintes, uma vez mais. O ridículo torna-se afrontoso para a inteligência de todos nós.

Mais 20 fundos internacionais que perderam dinheiro com o fim do BES  querem que o Tribunal Geral da União Europeia anule a decisão aplicada à instituição bancária, o que pode travar a intenção de venda do Novo Banco. Aguarda-se novos desenvolvimentos deste e de outros processos que continuam a cair do mais diversos quadrantes.
Por isso, não acredite quando algum político, economista ou outro comentador venha dizer que a catástrofe que desabou sobre o GES/BES não afectará o contribuinte nem a economia do país. 
A factura será ainda mais elevada da que a que já temos de suportar com o caso BPN. 
Ao banco público, a CAIXA pertencem várias contas, entre as quais um empréstimo de 114 milhões de euros à Espírito Santo & Irmãos, empresa de participações financeiras que se encontra sem qualquer possibilidade de poder cumprir o compromisso.
E, por falar em Espírito Santo aqui fica mais uma notícia que revela até que ponto esta família foi premiada por mau comportamento. 
O perdão fiscal do tempo de Sócrates serviu para que Ricardo Salgado, António Ricciardi, Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo pagaram 50 mil euros cada pelos 4 milhões de euros que se tinham esquecido de declarar ao fisco.
Assim vale a pena ser rico!

Ontem foi domingo gordo para os lados da Luz.
O Benfica foi ao estádio do 'Dragão' e somou mais 3 pontos com Lima a acabar a primeira metade e a abrir a segunda, que 'limou' as unhas ao dragão, apagou-lhe por agora o fogo, deixando-o a 6 pontos. 
E fez mais: ganhou a toda a concorrência! 
O Vitória da cidade berço não logrou mais do que um empate com a turma de vila do Conde. O jogo acabou como começou, zero a zero e parece que foi mesmo um zero em tudo. Também não muito longe do zero em tudo estiveram os rivais da segunda circular que, mais uma vez, evitaram mal maior, já nos descontos, contra um autocarro que veio de Moreira de Cónegos. mas o fraco jogo dos leões também não deixa desculpas, conforme o seu treinador admitiu no final do jogo. Só lhe fica bem!

A TAP em queda livre para ser mais rapidamente privatizada?
As opiniões dividem-se, como seria de esperar. 
Enquanto a oposição encontra um novo fôlego na sua 'luta' pela manutenção da empresa maioritariamente pública, o governo afirma que a única maneira de 'salvar' a companhia, é privatizá-la! Uma e outro vão depois somar exemplos de outros casos, em outros países e quem está de fora, fica de fora!
Dentro estão os tranalhadores representados por 12 sindicatos que estão unânimes na sua reivindicação: não à privatização!
No meio disto tudo, na sexta feira o secretário de estado dos transportes apresentou a proposta da criação de um grupo de trabalho com o fim de fazer consagrar no novo caderno de encargos da privatização, as 'principais preocupações' dos trabalhadores. 
Para isso, a greve deveria ser suspensa!
A mim, tudo isto faz-me uma certa confusão. Pois se a 'principal preocupação' dos trabalhadores parece ser a privatização da empresa e para isso declararam uma greve verdadeiramente demolidora, quando o governo afirma que a TAP é mesmo para privatizar, o que é que fica para discutir?
Vamos ficar a saber quando a greve for levantada.

Eleita está a nova Miss Mundo. Foi ontem em Londres.
Uma sul africana de nome Rolene Strauss, de 22 anos, estudante de medicina. 
A eleição ficou marcada pelo assassinato de miss Honduras, Maria José Alvarado, bem como de sua irmã, que foram encontradas mortas depois de desaparecidas h+a mais de três semanas. O presumível assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia, a irmã de Maria José, encontrado com a arma do crime e o veículo que serviu para transportar os corpos. Quanto ao motivo dos crimes...vá-se lá saber.

E, termino por agora com uma mensagem 'Natalícia'
O Papa Francisco revela receita para a felicidade! Ao cumprir a tradicional benção aos 'Meninos Jesuses' trazidos por crianças ao Vaticano, durante a Oração do Angelus, deixou aos milhares de crentes que se juntaram na Praça de São Pedro, a seguinte mensagem:
"Não é necessário procurar noutro sítio. Jesus veio trazer a alegria a todos para sempre. Ele é a nossa alegria e a nossa Paz". 

Sábias palavras do Papa, num mundo que parece, cada vez mais, querer tudo menos Paz.




.