sábado, 10 de setembro de 2022

ESPÉCIE DE CARTA ABERTA AO SÔR 1º MINISTRO

 AINDA ANTES DO ALMOÇO

ESPÉCIE DE CARTA ABERTA AO SÔR 1º MINISTRO
VOSCELÊNCIA É MANHOSINHO!
Ilha, 10 de Setembro de 2022
Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro António Costa,
Saiba Voscelência que nunca gostei muito de maiorias absolutas até porque com os actuais níveis de abstenção, acho que maioria absoluta é assim uma espécie de falácia e os que não vão exercer o seu direito de cidadania, porque isto e mais aquilo, acabam sendo também responsáveis por Voscelência deixar escapar, entre uns sorrisos que o põem mais parecido com chinês que goês, o seu lado mais manhoso, mas isso são outros trocos.
E, POR FALAR EM TROCOS.
Fique a saber Voscelência que quando o ouvi comunicar ao país como iam ser os aumentos das pensões, directamente do púlpito do palácio da Ajuda, juntamente com toda aquela "catrefada" de apoios às famílias, confesso que quando, logo a abrir, do auto da sua douta sapiência política anunciou que "JÁ EM OUTUBRO, O GOVERNO IRIA PAGAR DE UMA SÓ VEZ E JUNTAMENTE COM AS PENSÕES MAIS METADE DA RESPECTIVA PENSÃO!" eu pensei com os meus botões que Voscelência tinha perdido a cabeça e a minha mulher que estava sentada ao meu lado, segundo me disse, tinha pensado o mesmo a respeito de Voscelência. Mas, nem tivemos tempo para duvidar porque imediatamente a seguir a esta medida "louca" que Voscelência assumiu com aquele ar de benemérito sério, Voscelência entrou em transgressão.
A TRANSGRESSÃO!
É que Voscelência estava obrigado por Lei a acertar, em 2023, as pensões pela taxa de inflação e índice de crescimento do PIB, ou seja, nunca menos de 9%, vá lá com boa vontade já aceitava 8%, o que a verificar-se seriam aumentos históricos que pelo visto, o seu correligionário político Vieira da Silva não previu, nem ninguém o poderia prever em 2019/2011 que (acho que foi por essa altura), alguma vez tivéssemos tanta crise junta em tão pouco tempo e que a inflação disparasse à velocidade do relâmpago com pandemias, guerras e muita especulação à mistura. Pois que disse Voscelência que vai fazer em 2023? Aumentar as pensões em média em cerca de 4,3 % mais coisa menos coisa e acrescenta que entretanto como já adiantara - note-se que com a mais cândida das boas vontades - metade do valor da pensão a cada pensionista, nenhum ficaria prejudicado e outrossim, pelo contrário, pois estaria a receber antecipadamente, e de uma vez só, metade do aumento!
Interrogado posteriormente, tanto Voscelência como o sôr ministro das massarocas que acompanhou Voscelência como eco, disseram que NENHUM PENSIONISTA IRIA RECEBER MENOS 2024 DO QUE AQUILO QUE RECEBEU EM 2023!" garantia escusada pois não foi isso que lhes foi, a si e ao seu eco, perguntado!
A PRIMEIRA MANHOSICE!
Voscelência vai dar em 2022 o que não estava obrigado a dar! Mas, para justificar essa antecipação, irá proceder em Janeiro de 2023 a metade dos valor percentual nos aumentos das pensões daquilo a que está obrigado por Lei (do tempo de um governo de maioria socialista de que Voscelência fez parte como ministro de estado e da administração interna, apenas 2 anos diga-se mas, esteve lá e ajudou a elaborar o programa com toda a certeza) e assim quando em 2024, Voscelência e o seu governo anunciarem ao país outro aumento de pensões (ou não), a base de onde parte esse aumento será inferior aquela que seria se Voscelência tivesse dado aumento mínimo que devia dar em 2023!!! E partimos para outra manhosice!
OUTRA MANHOSICE!
E que faz Voscelência quando sente que está apanhado na ratoeira e que afinal os pensionistas não são desprovidos como Voscelência parece pensar que são, nem a manhosize que Voscelência e os seus ecos urdiram, é assim tão "indesmontáveis" como parecia que era! A bem da sustentabilidade da Segurança Social vai alterar a Lei! Boa! Ficamos a saber o que já sabíamos mas que agora Voscelência do alto da sua maioria absoluta decide com a segurança de que no parlamento, desengonçada a geringonça, com uma extrema direita que só sabe andar aos berros e uma direita liberal a piscar os olhos a um PSD em fase de reorganizazação, ninguém lhe fará frente.
Nem Marcelo agora mais interessado em chegar ao fim do seu próprio mandato sem mais mas, mas, mas...
Despeço-me de Voscelência não sei antes lhe recordar que pode haver algures quem tendo votado em Voscelência, como eu votei, que por não estar nada agradado com este sinal que Voscelência, em maioria absoluta mostre o seu ar tão ou mais manhoso como outros que o antecederam também mostraram quando a maioria absoluta lhes bateu á porta.
Se Voscelência desse a si próprio o puxão de orelhas que dá aos seus ministros quando entendem que não têm de ser ecos seus. Voscelência, inteligente como é, ficaria surpreendido quando o espelho lhe mostrasse umas valentes orelhas de burro!
Mas como Voscelência de burro não tem nada, fiquemo-nos por manhoso ou seja, aquele jogador que ao entrar na área sente o adversário por perto e simula o tal "penaltizinho"... não será melhor mas é o que temos! De mim, tem cartão vermelho!
Passe Voscelência muito bem...
Mário Jorge Rodrigues dos Santos, cidadão nº 254439
Bom apetite!
Pode ser uma ilustração
Gosto
Comentar
Partilhar