A 9 de Novembro de 1989, os berlinenses começaram a assistir e a participar no desmantelamento do muro, data que ficará para a História como a do início da reunificação alemã e mais simbolicamente, o fim da guerra fria.
Foram mais de 40 anos de partilha de Berlin, antiga capital da Alemanha, pelas 4 potências vencedoras da segunda grande guerra - União Soviética, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Foram mais de 40 anos de uma divisão que deixou separadas famílias e todo um povo.
Foram mais de 40 anos de uma também divisão entre dois mundos, à escala europeia e planetária, que a História regista como o período da guerra fria.
A queda do 'Muro de Berlin' é, simbolicamente, o início da implosão da União Soviética e da derrocada do comunismo, com a subida de Gorbatchov ao poder em Moscovo e com as alterações políticas e estratégicas daí resultantes, desmembramento consequente da União Soviética e em praticamente todos os países satélites.
Seja qual for a cor das nossas convicções ideológicas e políticas, a queda do Muro de Berlin constitui um inegável momento histórico, como um sinal de que pela vontade dos homens nunca existirão barreiras intransponíveis.