A 1ª travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.
A épica viagem iniciou-se em Lisboa, às 16:30h de 30 Março, num hidrovião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls Royce e batizado Lusitânia.
Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último criou e utilizou durante a viagem, um sextante adaptado a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época.
Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias dias, o tempo de vôo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilômetros. A viagem serviu de inspiração para os raides posteriores de Sarmento de Beires, João Ribeiro de Barros e de Charles Lindbergh, todas em 1927.