quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Niemeyer, o arquitecto de Brasília faz 103 anos

(Praça dos Três Poderes em Brasília -  à esquerda Supremo Tribunal Federal (poder judiciário), ao centro o Congresso Nacional (poder legislativo) e à direita o Palácio do Planalto (poder executivo).


Óscar Niemeyer Filho nasceu no Rio de Janeiro a 15 de Dezembro de 1907 é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitectura moderna tendo sido pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do betão armado. Os seus trabalhos mais famosos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.


(primeiro, Casino do Funchal; e teatro popular de Niteroi )


(primeiro Museu Nimeyer e escultura 'edifício Mão, em Florianópolis)


(primeiro Igreja de Pampulha e Catedral de Brasília )


Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher. De curvas é feito todo o universo tal como dizia Einstein.

O seu primeiro projecto foi a Obra de Berço, em 1937, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. Neste edifício nota-se a presença dos elementos defendidos na arquitectura moderna e com influência do arquitecto francês Le Corbusier, possibilitando a abertura total de janelas na fachada, os terraços-jardim e o 'brise-soleil', pela primeira vez utilizado na vertical. O prédio da Obra do Berço foi inaugurado em 1938  e a instituição ainda o ocupa actualmente, mantendo todas as características e funcionalidades originais.