Os livros são um importante veículo de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo. A data de 23 de Abril foi escolhida pela UNESCO em 1995 para celebrar o livro pois foi neste dia de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes.
Também a 23 de Abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov romancista, poeta, tradutor e entomologista russo cujas obras ganharam projecção internacional após a sua naturalização americana e começar a editar em inglês.
O dia 23 de Abril é recordado como o dia em que nasceu e morreu o iminente dramaturgo William Shakespeare.
Tem como objectivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura.
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção do livro e da leitura, organizados por livrarias, feiras, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.
Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.
Hoje decidi celebrar este dia do livro, promovendo os meus próprios por isso não estranhem se o textos forem (hoje) retirados dos meus livros e dos meus cadernos de apontamentos... com toda a humildade, tenham paciência!