Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nasceu em Budapeste a 24 de Março de 1864 e morreu em Detroit em 31 de Outubro de 1925 e foi um dos mais famosos ilusionistas e contorcionistas, de todos os tempos.
Teve uma infância muito pobre, assim como o era a sua família que emigrou para a América, tinha Houdini apenas 3 anos. O seu primeiro trabalho, tinha 15 anos, foi perfurador de poços. Mas, cedo enveredou por outras artes como fotógrafo e trapezista. Já mais velho, viveu em Detroit e trabalhou com o ofício de ferreiro e aprendeu muitos dos truques que mais tarde o transformariam no maior mágico, ilusionista e contorcionista do mundo.
Certa vez, seu chefe encarregou-o de abrir um par de algemas cuja chave um policial perdera. Após inúmeras tentativas usando serras, Houdini teve a ideia de forçar a fechadura com uma pinça.
Conseguiu abri-la e a maneira como o fez serviu de técnica para abrir todas as algemas que usava para os seus truques.
Desde então passou a apresentar-se como mágico, fazendo números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas, dentro de tanques fechados e cheios de água.
Ninguém, até hoje, conseguiu desvendar completamente os seus truques, mesmo depois os ter descrito em livro.
Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar, mas foi numa destas ocasiões que designou por "incrível resistência torácica" que ele morreu.
Após apresentar o número para uma plateia de estudantes em Montreal, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, 'boxeur' amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdomen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e uma semana depois, morreu num hospital de Detroit sem ter saído do estado comatoso.
Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu.