A 27 de Setembro de 1983 estreia no cinema S. Jorge, em Lisboa, o décimo segundo filme do agente 007 ao serviço de Sua Majestade, James Bond, denominado 'Octopussy'.
É o primeiro interpretado por Roger Moore, depois de 10 encarnados por Sean Connery - que deixou de tal forma a sua marca pessoal de durão com o seu humor tipicamente britânico - parecendo difícil arranjar quem continuasse a saga, em especial depois da experiência falhada com James Lazenby que fez apenas um, mas não agradou.
Roger Moore, até então mais conhecido pela série televisiva 'O Santo' viria pois a abraçar este novo desafio e o que é certo é que ganhou a aposta, vestindo a personagem com uma diferença em cenas de acção que ficaram mais leves e 'elegantes', o humor sarcástico sempre e o ar de 'engatatão' incorrigivel que para alguns estudiosos, se aproxima mais da personagem que Ian Fleming havia criado nos seus romances.
Na imagem acima, o requintado Taj Lake Palace Uidapor, na famosa ilha da Fantasia, um sumptuoso palácio do século XVIII que terá levado cinco anos a construir, e que terá sido também uma espécie de inauguração para este James Bond quando transformado num luxuoso 'resort', onde foram filmadas algumas das sequências mai quentes do filme, nomeadamente a cena amorosa (tinha que ser!) com Maud Adams, a 'Octopussy' .
Só para milionários gastarem pequenas fortunas em alguns dias, o Taj Uidapor logo se tornou local de curiosidade...graças ao 007, pois claro.
Quanto ao filme de estreia de Roger Moore, no papel de James Bond, é vê-lo para quem viveu as décadas da chamada 'guerra fria' e ficar fã, como eu sou, deste tipo de acção já com alguns efeitos (muito) especiais, belas mulheres (sempre), algumas actrizes famosas (as celebradas 'bond girls') e também a banda sonora que ficava por largos meses nos top europeus e sempre interpretadas (e criadas) por cantores e conjuntos famosos.
Neste, 'Octopussy' é Rita Coolidge com 'All time high'. Muito bem.
É uma espécie de efeméride que hoje aqui trago mas, bom bom é revivê-los....desde o primeiro 007 com 'Ordem para Matar' com Sean Connery, passando por George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan, até ao último 'Quantum of Solace' que estreou a 22 de Novembro do ano passado, interpretado por Daniel Craig.
Se os tempos mudaram e muito desde 1966, a tecnologia e os efeitos especiais dão aos filmes do agente secreto inglês uma velocidade de acção e uma perspectiva da realidade totalmente diferentes. Mas, james Bond continua, praticamente, o mesmo...continua a gostar de jogo e ganha sempre; continua a gostar de martinis 'not mixed'; continua a cativar com o seu humor 'very british'; continua a ser implacável nas lutas, nas perseguições, sem piedade para com os seus inimigos; continua rodeado de mulheres lindas; continua a apaixonar-se pela 'bond girl', sem remédio.
Já tenho saudades do próximo...que dizem, até poderá ser filmado em Aveiro.