Johannes Gensfleisch zur Laden Gutenberg, (1398-1468) inventor alemão que concebeu a máquina de imprimir, estando na origem da moderna de impressão de livros, possibilitando uma divulgação muito mais rápida de livros e outros documentos que até então eram manuscritos copiados, uns dos outros, pelo punho dos chamados 'copistas'.
Esta invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou é considerada o acontecimento mais importante do período moderno, tendo um papel fundamental no desenvolvimento na época renascentista, na Reforma e no desenvolvimento da ciência, em geral, e lançou as bases materiais para a disseminação da aprendizagem em massa.
O uso de caracteres tipos móveis foi um aperfeiçoamento extraordinário nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.
A sua obra maior, a BÍBLIA DE GUTTENBERG (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.
Faz hoje 555 anos que foi editada pela primeira vez.