quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vangelis

Evángelos Odysséas Papathanassíu, músico e compositor grego de renome.

As suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, do filme Carruagens de Fogo, a banda sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, “1492 - A Conquista do Paraíso”, com a música instrumental “Conquest of Paradise”. Também entre as suas inúmeras inspirações vamos encontrar o tema do Mundial de 2002 disputado na Coreia do Sul e Japão.

No Maio de 68 estava em Paris, ano em que fundou a banda Aphrodite's Child com os amigos Demis Roussos e Loukas Sideras com canções de sucesso: "Rain and Tears e "It’s Five O’Clock. O grupo acabou em 1972, altura em que inicia a sua carreira 'a solo' escrevendo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973.

O seu primeiro álbum saiu em 1974, o Earth (Terra). Nos anos 80 e 90 produziu diversos álbuns em parceria com Jon Anderson, Jon & Vangelis.

Em 1982 Vangelis venceu na categoria do Oscar de 'Melhor Banda Sonora Original em Chariots of Fire. O tema ficou no topo da lista da Billboard americana por uma semana. Em 1983, Vangelis lançou "Antartica", uma banda sonora bastante conhecida em Portugal como fundo nas previsões meteorológicas do Canal 1. No ano em que começou o seu trabalho com o realizador Ridley Scott, compôs os temas dos filmes Blade Runner e 1492 - A Conquista do Paraíso. Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam assinatura de Vangelis. Em 1992, a França condecorou-o com o grau de Chevalier of Arts and Letters. Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrónico) escrita em 1993 e usada pela NASA como tema de comunicação, nas missões a Marte.

Em 2004 compõe a banda sonora do filme 'Alexander' de Oliver Stone.