Leonardo Da Vinci é das figuras mais interessantes da Humanidade e dele conhecemos quase tudo, uma personagem multifacetada que sempre nos admira pela sua enorme criatividade. Há uns tempos, andava a vaguear por entre as estantes de uma livraria a ler os títulos e a folhear os que mais me chamavam a atenção mas sem nenhum alvo especial, exercício que gosto de praticar amiudadas vezes, quando vejo este livro “Apontamentos de cozinha de Leonardo Da Vinci”. Folheei-o com curiosidade e acabei por comprá-lo e deliciei-me com a sua leitura que recomendo.
Leonardo interessou-se sempre pelas coisas da culinária. Em jovem abriu uma taberna em sociedade com Sandro Botticelli, dizem os autores, que acrescentam: “desconheciam-se, no entanto, escritos seus sobre o tema, até ao aparecimento daquilo que hoje é conhecido como Codex Romanoff, e que se julga ser o Caderno de Apontamentos de Leonardo sobre estes assuntos, escritos enquanto foi “Mestre de Festas e Banquetes” na corte de Ludovico Sforza.
Leonardo inventou máquinas extraordinárias para a cozinha, inventou o guardanapo e tentou convencer os seus contemporâneos das virtudes daquilo a que hoje chamamos de 'nouvelle cuisine'.
Foi ele que, dedicando-se a uma criação a que deu o nome de 'spago mangiable' (fio comestível), nos deixaria o delicioso 'spaghetti' e do qual derivou o esparguete dos “restaurantes” de guardanapos de papel, talvez com a mesma forma mas não com o mesmo sabor.
Atrevo-me a ocupar mais umas linhas com um prato que hoje nos parece extravagante mas que talvez seja muito bom: MANJAR DE JOELHOS MISTOS que Leonardo receita da seguinte forma:
"São precisos: um carneiro, um porco, uma vaca, três limões, uma pitada de pimenta e uma concha de azeite. Retirar os joelhos às pernas de todos os animais, deixando-os a marinar de um dia para o outro em sumo de limão, pimenta e azeite. Assá-los em lume brando até ganharem uma tonalidade castanho-escuro, ligeiramente alourada e servi-los sobre uma camada de vegetais verdes bem embebidos em azeite quente. Este prato simples é uma das refeições favoritas de meu Amo e Senhor Ludovico.
Leonardo da Vinci,