Ora aqui está! Tende juízo e estudai muito porque estais a fazer um exercíco ao cérebro e assim ficais mais espertinhos e depois, dais muita alegria aos paizinhos e ao engenheiro Sócrates e quando foreis grandes, se ficardes desempregados não é porque sejais ignorantes é porque de facto não há trabalho para vós que sabeis tanto de tanto que ninguém pode pagar-vos um salário justo e então realizareis que não valeu de nada o que andastes a aprender, 'prontus'!
Mas isso já não é culpa vossa...estais a perceber?
A senhora ministra habituada como está a escrever (e bem!) histórias para criancinhas tem aqui o seu lado 'infantil' em pleno funcionamento e as meninas e os meninos ficaram, por certo, tão empolgados como ela finge estar. E vão mesmo passar a estudar muito, muito, muito!
Esta mensagem da senhora ministra, na abertura do novo ano lectivo, parece mais uma rábula ao tom maternalista de muitas mães que serão como a senhora ministra, suaves, delicadas e nada convincentes...
Também pode ser muito didactica para as outras, que se viram para os filhos e....
"VAI MAS É ESTUDAR, MALANDRO!!! CALÃO!!! QUANDO TEU PAI CHEGAR É QUE VAIS VER!"
ou então...
"Ó MEU GRANDE MANDRIÃO, SE NÃO VAIS ESTUDAR FAÇO QUEIXA AO ENGENHEIRO SÓCRATES E ELE TIRA-TE O MAGALHÃES....É SÓ JOGOS, SÓ JOGOS, SÓ JOGOS!"