segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nasceu Pablo Picasso


Nasceu em Málaga, a 25 de Outubro de 1881, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso  e morreu em Mougins (França) a 8 de Abril, aos 92 anos.de idade.

É mundialmente conhecido como o pai do Cubismo, movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e expandiu-se para a literatura pela influência de escritores como Guillaume Apolinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakosky. O quadro "Les demoiselles de Avignon", de 1907 e da autoria de Picasso, é tido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.


O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Em torno do seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou para promover. Segundo uma delas, Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar. O seu nascimento seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que assim o publicavam de boa vontade.
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa..
Desenhar foi desde cedo a forma mais adequada de Picasso se exprimir e, talvez por isso, recusa claramente o ensino usual, e encarrega-se ele próprio da sua formação artística. Com 13 anos, e seguindo o modelo do pai, Picasso atingira já a perícia do progenitor. Ao contrário do que apontam algumas listas, Picasso era destro, como se pode ver no célebre documentário The Mystery of Picasso.
A família transferiu-se novamente, desta vez,  para Barcelona, em 1895, e a prova de admissão na escola de arte La Lonja é feita com sucesso. Os trabalhos que deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias e o seu trabalho destacava-se, inclusive, do dos finalistas. Com 14 anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada academia de arte com trabalhos académicos que, segundo o próprio, ao fim de vários anos o assustavam pois colocavam-no na série de conceituados pintores de Barcelona, como Santiago Rusiñol e Isidro Nonell.
O seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição da época na cidade. 
Apesar de realista e de satisfazer as exigências académicas, por outro lado a obra acaba por ser uma tentativa de combate ao convencionalismo. Depois de uma estadia em Málaga, em 1897 instala-se em Madrid. Aqui chegado, inscreve-se na mais próspera e conceituada academia de artes espanhola, a Real Academia de Belas Artes de São Fernando. Visitava frequentemente o Museu do Prado, onde copiava os grandes mestres, captava-lhes o estilo e tentava imitá-lo, o que se revelou por um lado, um avanço, pois desenvolvia capacidade efémeras, e por outro lado, uma estagnação de um génio criativo limitado à cópia do trabalho dos históricos, cujas obras também vieram a ser alvo de uma revisitação e reinterpretação de Picasso em fases mais avançadas.

Porém, a sua estadia em Madrid é interrompida. No início de Julho daquele ano, Picasso adoece com escarlatina e a recuperação obriga-o a retornar a Barcelona, recolhendo-se logo a seguir com Manuel Pallarés, seu amigo, para a aldeia Horta de Ebro nos Pirinéus
O recolhimento levou-o para novos e ambiciosos projectos que levou a cabo assim que regressou a Barcelona. Afastara-se da academia e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola, mantendo-se em contato com os seus representantes mais célebres. O espaço de culta da vanguarda espanhola era o café Els Quatr GatsAli conheceu os modernistas e rivalizou com a arte destes, influenciada pela Arte Nova francesa.
Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madrid. O primeiro número é todo ilustrado por ele.
Foi a partir dessa data que Picasso passou a assinar os seus trabalhos por “Picasso”, enquanto até então anteriormente assinava por “Pablo Ruiz y Picasso”.
Entre 1901 e 1907, Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, as suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1908 a 1910).
Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. 
No verão de 1906, durante uma estada em Andorra,  a sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo. 
Em 1912, Picasso realizou sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos, embalagens de cigarros.
Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de Julho de 1918.
Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade.
Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, dedica-se à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido. Além disso, sua dedicação à arte escultórica era esporádica. Cabeça de Búfalo, Metamorfose é um grande exemplo de seu trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, touradas, teatro e o erotismo. Em sua honra, no seu 90ª aniversário, é inaugurada uma exposição da sua obra, na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim no primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês. 
Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.