sexta-feira, 23 de maio de 2014

BONNIE & CLYDE


Bonnie Elizabeth Parker nasceu em Rowenna, no Texas a 1 de Outubro de 1910Clyde Champion Barrow nascera em Ellis a 24 de Março do ano anterior.
Bonnie teve uma infância pobre e difícil, com a mãe e os dois irmãos mais novos, depois do pai ter morrido quando ela tinha apenas seis anos. Descrita como uma jovem inteligente, de personalidade batalhadora e grande força de vontade, era aos vinte anos, quando conheceu Clide, uma pequena loira atraente de 1,50 m e 41 kg. Apesar da mais absoluta pobreza em que vivia, aos 12 anos era uma aluna muito aplicada a inglêsescrevia poemas de qualidade, tendo ganho em literatura, um concurso realizado no Condado. Na adolescência, a sua facilidade com a escrita fez com que chegasse a trabalhar escrevendo introduções aos discursos para políticos locais. Era descrita como uma jovem inteligente, de grande personalidade e uma força de vontade indomável, uma pequena jovem loura muito atraente de um metro e meio de altura e não mais do que quarenta quilos de peso. Bonnie casou-se com apenas quinze anos, com Roy Thornton, um rapaz do bairro em que vivia, mas a união não durou três anos e Roy foi condenado por roubo pouco tempo depois. 
Um ano depois, era empregada de mesa quando conheceu o homem que iria mudar a sua vida, 

Clyde, nascido numa família pobre de pequenos fazendeiros, desde cedo começou  a ter problemas com a polícia e a justiça. Com 16 anos foi preso pela primeira vez quando se pôs em fuga com um carro alugado que ele não tinha entregado à agência no devido tempo. A segunda prisão, desta vez junto com seu irmão Buck, foi por roubar perus numa oficina. Mesmo conseguindo pequenos trabalhos, Clyde continuava a praticando pequenos delitos assaltando lojas de conveniência e no roubo de automóveis.
Mas Clyde e Bonnie apaixonaram-se e formaram uma quadrilha com o irmão de Clyde e outros foras da lei que percorreu durante quase quatro anos o centro dos Estados Unidos, assaltando bancos, lojas e postos de gasolina, sempre com grande destaque nos meios de comunicação social, até serem mortos numa emboscada depois de uma árdua perseguição, durante, dias movida por mais de 100 polícias, a 23 de Maio de 1934 numa estrada perto de Bienville Parishen, noLouisiana.
Durante a fuga, Clyde escreveu a famosa carta  dirigida a Henry Ford com um rasgado elogio ao Ford V8 que sempre conduziu nos assaltos e nas fugas às perseguições e que se tornou no seu carro favorito: Abaixo, pode ler-se na célebre carta:
Tulsa, 10 de Abril de 1934
Mr. Henry Ford
Detroit - Michigan
Enquanto ainda consigo respirar, escrevo para manifestar a minha admiração pelo carro elegante que construiu. Tenho conduzido apenas Ford's, o carro que sempre tento roubar. Para manter a velocidade e a liberdade longe de problemas, o Ford deixa os outros carros para trás e, mesmo não sendo por razões legais, não ofendo ninguém por afirmar que o seu V8 é magnifico.
Cumprimentos,
Clyde C. Barrow.

  • Em 1967, o filme sobre a vida do casal de bandidos e amantes realizado por Arthur Penn com Warren Beatty e Faye Dunaway, nos dois principais papéis, foi um 'campeão de bilheteiras'; nomeado para dez Óscars, tendo conquistado dois, tornou-se um dos filmes mais emblemáticos dos anos 60 e 70.