quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

EU CÁ SOU DE POUCAS PALAVRAS

EU CÁ SOU DE POUCAS PALAVRAS por isso quero desejar a todos os meus amigos, facebookianos e os outros que não são facebookianos mas são meus amigos e a todos os que nem são facebookianos nem meus amigos mas pronto acho que por excepcional e magnãnime boa vontade da minha parte resolvi incluir de forma desinteressada e totalmente sincera nesta mensagem colectiva que todos os anos repito apesar de não ser um grande festejador de passagens de ano porque para mim isto é tudo obra d um papa gregorio não sei quantos que resolveu que haviamos de ter um fim do ano a trinta e um de dezembro e portanto inventou o calendario novo sim, porque se fosse o outro anterior do tempo do julio cesar aquele gajo romano que foi imperador e chegou a ter quase o mundo todo nas mãos e até teve nas mãos a cleópatra que era segundo dizem que eu cá não sei de nada uma gaja do catano que até se fez morder por uma cobra mais venenosa que ela para morrer chiça que é preciso ser-se do caraças podia muito bem ter-se deitado abaixo da ponte vinte e cinco de abril com uma pedra ao pescoço ou deitar-se na linha do norte à passagem do alfa ou do intercidades mas não e pronto onde é que eu ia mesmo? ah já sei era só para dizer que desejo a todos os meus amigos mesmo aqueles que são meus amigos a fingir e aos outros que nem sequer fingem QUE TENHAM UM EXCELENTE 2015.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ISTO NÃO É BATALHA NAVAL EM PAPEL QUADRICULADO


Por acaso até nem gosto de submarinos. 
O submarino faz-me lembrar uma espécie de réptil que 'rasteja' dissimuladamente nos líquidos mares e quando encontra a vítima, dispara o seu veneno mortal e, submerso, fica a observar os danos proimvocados, por aquele único olho que mal se revela á tona de água.
Mas, adiante!
A Marinha Portuguesa só tem dois submarinos, menos do que aqueles com que se joga na batalha naval, em papel quadriculado. A questão que se poderia pôr, não seria a de serem só dois mas sim, para quê submarinos?
O que é certo é que Portugal tem esquarilhas de submarinos desde 1915 e teve sempre mais do que tem hoje. Verdade. E, mantem-se desde sempre sediada na Base Naval do Alfeite.

A primeira geração de submarinos era da classe Foca e eram 3 submarinos (NRP Foca, NRP Golfinho e NRP Hidra) que vieram juntar-se ao 'NRP Espadarte' que já se banhava em águas portuguesas desde 1913 e terminou a sua carreira em 1928.




A inaugurar o mês de Dezembro de 1934, a Marinha recebeu o primeiro dos 3 submarinos (NRP Delfim, NRP Espadarte e NRP Golfinho) da classe Delfim que vieram substituir os 'focas', constituíndo a 2ª Esquadrilha.


A 3ª Esquadrilha constiuíu-se a seguir à segunda guerra, em 1 de Ouubro de 1948 quando chegaram os 3 submarinos (NRP Narvai, NRP Nautilus e NRP Neptuno) da classe Narvaí  que substituíram os 'delfins'.




Vinte anos depois, precisamente, é formada a 4ª Esquadrilha, a primeira que teve a designação de Equadrilha de Submarinos ( e não 'submersíveis' como até então) com a chegada do primeiro dos quatro vasos (NRP Albacora, NRP Barracuda, NRP Cachalote e NRP Delfim) da classe Albacora.


E, eis-nos chegados a 2009 quando a Marinha recebe o primeiro dos dois submarinos (NRP Tridente e NRP Arpão) da classe Tridente que constuem a 5ª Esquadrilha.

E, eis-nos igualmente chegados à polémica.
O processo dos submarinos que envolve os cinco ramos da família Espírito Santo e teve sempre a sombra de Paulo portas, Ministro de Estado e da Defesa Nacional no governo de Durão Barroso, que adjudicou os dois submarinos alemães.
O resto é conhecido e a prescrição dos factos por insuficiência material de provas ainda terá motivos para ser falado durante mais tempo.

Nunca tão poucos submarinos meteram tanta água....

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A GERAÇÃO QUE DEU CABO DO AMBIENTE

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa: 
- A senhora deveria trazer as suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigos do ambiente

A senhora pediu desculpas e disse: 
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu: 
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. A sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - a nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. 

Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reutilização e os fabricantes de bebidas usavam as garrafas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupámos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até ao comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência de cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas dos bebés eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido dos seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
 
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
 
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a relva, era utilizado um cortador de relva que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a electricidade.
 
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.
 
Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra. Abandonamos as navalhas,
  ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas apanhavam o autocarro ou o elétrico e os meninos iam nas suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. 

Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos.. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizaria mais próxima.
 
Então, não é risível que a actual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?

A QUE BANDIDOS ANDAREMOS NÓS A ENTREGAR O OURO?


Portugal é um dos países mais ricos da UE, e não dos mais pobres!


A maior parte dos portugueses desconhece que o seu “pobre” país possuí:

- A maior Zona Económica Exclusiva da UE, tão grande como todo o continente europeu.

- 80% de solo arável, mas está quase em completo abandono.
- Invejável rede hidrográfica a nível mundial.
- Grandes reservas de água doce, em aquíferos subterrâneos, quase inesgotáveis.

- As maiores reservas de ferro, da UE, de excelente qualidade.
- As maiores reservas de cobre da Europa (segundas do mundo).
- As maiores reservas de tungsténio (volfrâmio) da Europa.
- As maiores reservas de lítio da Europa.
- As maiores reservas de terras raras.
- As segundas maiores reservas de urânio da Europa.
- Grandes reservas mineiras de ouro, prata e platina.cobr
- Grandes reservas de carvão mineral de excelente qualidade.
- As águas do Atlântico cobrem.jazidas de petróleo,que vão ser exploradas na costa do Algarve, por companhias alemães. Vão pagar a Portugal apenas 20 centimos por barril.
-Reservas de gás natural e de xisto, que dá para Portugal pelo menos para 100 anos sem precisar de ninguém.

E isto é apenas a ponta do iceberg que circula pela internet, Portugal, é possivelmente o país mais rico da UE, na sua dimensão, e anda a ser levado à ruína pelos seus governantes.

Caros Governantes, valorizem o vosso país, em vez da vossa carteira!

A CAMINHO DA CONSOADA...

Bem, hoje são dezassete. 
Com mais sete, vinte e quatro, uma semana passa no arder dum fósforo e eis-nos com mais um Natal quase gasto e menos um, para gastar.
Por falar em gastos, o consumo aumenta, a economia tem um pequeno sobressalto, coisa ligeira já se vê, porque a crise está aí, de pedra e cal, o governo continua a repartir o subsídio de Natal de pensionistas, aposentados e trabalhaores da função pública, pelos meses do ano e assim (o que lá vai, lá foi) é mais um ano para a esmagadora maioria das famílias, uma ceia e alguns brinquedos para os mais pequenos.
Pelos distritos do norte, não vão encerrar as cantinas escolares, durante o período de férias, para que assim possam estender às famílias mais carenciadas as refeições que ajudam a fintar a fome e tornar a quadra menos agreste. 
Época de grandes acções de solidariedade, só os discursos do primeiro ministro e dos seus correlegionários políticos não têm correspondência na realidade.

Enfim, é Natal!

Não sei se o projecto lei que hoje é analisado, discutido e votado na Assembleia da República tem a ver com a quadra natalícia mas pretendeim, os deputados do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista mais os dois votos 'Verdes', travar penhoras de casas por dívidas ao fisco com base em petição assinada por 4.781 pessoas que deu entrada no parlamento, em finais de Novembro, e defende que a impenhorabilidade das hontinua a ser abitações de família é uma 'medida de carácter humanitário'.
No primeiro semestre deste ano, foram penhoradas pela Autoridade Tributária, mais de 40.000 casas, cerca de 224 casas por dia. Segundo dados do Banco de Portugal, o crédito à habitação, mal parado, continua a subir e situava-se no final de Outubro em 2,83%. 
Os bancos apostaram numa maior flexibilização para tentar evitar incumprimentos e o aumento de incobráveis mas a desvalorização das habitações continua a ser um enorme obstáculo à entrega das casas por parte das famílias, já que apesar da dação do bem ainda ficam com uma parte da dívida a descoberto.
Espera-se que a lei venha, pelo menos, por termo à voracidade de um governo que continua a aumenta os impostos sem que o IRS diminua.

É Natal?

Quem vai passar o Natal no hospital é Andressa Urach. LembMas, na ilha onde nasceuram-se daquela jovem que foi vice-miss 'bumbum' 2014 e que foi esperar  Cristiano Ronaldo, a Campinas, onde esteve à porta do hotel mostrando os seios? Pois é essa mesmo!
É por causa do hidrogel que é injectado no corpo seguindo uma técnica inventada na Ucrânia que Andressa se encontra internada com uma infecção nas coxas que lhe pode custar a vida. No Brasil, o hidrogel tem feito correr rios de tinta e a moça ' bumbum' que já foi raínha da bateria de escola de samba, dançarina e modelo para o concurso tentou-se: 400 ml de produto em cada coxa e o dobro em cada nádega prepararam-na para as exigências de um júri amante de popozudas que lhe deu o segundo lugar mas não a prepararam para as trágicas consequências de artificializar formas mais generosas.
Segundo uma notícia de última hora, na TV Globo, Andressa poderá ter alta no início do novo ano...

E, por falar nestas novas que envolvem figuras, Cristiano Ronaldo vai ter uma estátua no Funchal. Já tem museu numa garagem, réplica em cera no museu Tussaud em New York e estátua no Santiago Bernabéu, ao lado de outros 'monstros' sagrados do futebol mundial.
Na ilha onde nasceu é também perfeitamente compreensível; afinal, seja no futebol, o CR7 tem batido todos os recordes nacionais, europeus e mundiais e promete continuar...agora, a bater os seus próprios recordes!

Quem arquitectou uma nova estátua foi Joana Vasconcelos. A artista convidada a apresentar uma peça que marcasse as comemorações dos 450 anos da fundação do Rio de Janeiro. O 'Pop galo' será instalado na Praia do leme, em Copacabana onde será inaugura no dia 10 de Junho ficando ali até ao final do ano. Depois...logo se verá!

E, "at last but not least", HOJE faz anos Jorge Mário Bergoglio, aliás o Papa Francisco.
São 78 anos! Longa vida ao Papa Francisco.




 Tenham um excelente dia!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COM O NATAL À PORTA

Com o Natal à porta e o calendário mais perto de perder a úlktima folha de 2014, o preço do barril de crude continua em queda e hoje desceu mais um nível. Dizem os analistas que há excesso de oferta e explicam porquê; porque a economia não arranca.
Está agora abaixo dos 60 dólares. 
Por cá, a gasolina e o gasóleo também vão descendo, aos 3 e 4 cêntimos por litro.
É certo que, por cá, em 2015, os combustíveis irão voltar a subir mas não por causa do preço do barril mas por causa do chamado 'imposto verde', ou seja, por causa do preço de se ter um governo que continua a subir os impostos para tentar disfarçar o insucesso da sua própria política económica.
E a Europa continua em estagnação. 
A FITCH já reviu em baixa as previsões de crescimento da zona euro. Entre 0,8% e 1,1%. 
Como se percebe, com previsões destas só um milagre pode safar os europeus de um 2015 muito pouco risonho, ainda para mais com a Alemanha em ponto morto, a França e Itália em derrapagem e a Grécia, de novo, em risco de capotamento. 

E, nós que estamos como se sabe...ou será que se sabe mesmo como estamos?
Por falar em ponto morto, derrapagem e capotamento, mantendo a linguagem automobilística, poderia dizer-se que tivemos mais um choque frontal que nem o 'processo Marquês que envolve Sócrates, o seu amigo Santos Silva e o motorista do primeiro que parece que servia de 'correio', tem servido para disfarçar a 'colisão' com o BES. 
As declarações que têm sido prestadas pelos principais personagens, à comissão parlamentar de inquérito, e que toda a gente tem podido ver e ouvir em directo, seriam actos de uma comicidade extrema se não fosse trágica a ameaça que paira sobre a economia e sobre os bolsos dos contribuintes, uma vez mais. O ridículo torna-se afrontoso para a inteligência de todos nós.

Mais 20 fundos internacionais que perderam dinheiro com o fim do BES  querem que o Tribunal Geral da União Europeia anule a decisão aplicada à instituição bancária, o que pode travar a intenção de venda do Novo Banco. Aguarda-se novos desenvolvimentos deste e de outros processos que continuam a cair do mais diversos quadrantes.
Por isso, não acredite quando algum político, economista ou outro comentador venha dizer que a catástrofe que desabou sobre o GES/BES não afectará o contribuinte nem a economia do país. 
A factura será ainda mais elevada da que a que já temos de suportar com o caso BPN. 
Ao banco público, a CAIXA pertencem várias contas, entre as quais um empréstimo de 114 milhões de euros à Espírito Santo & Irmãos, empresa de participações financeiras que se encontra sem qualquer possibilidade de poder cumprir o compromisso.
E, por falar em Espírito Santo aqui fica mais uma notícia que revela até que ponto esta família foi premiada por mau comportamento. 
O perdão fiscal do tempo de Sócrates serviu para que Ricardo Salgado, António Ricciardi, Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo pagaram 50 mil euros cada pelos 4 milhões de euros que se tinham esquecido de declarar ao fisco.
Assim vale a pena ser rico!

Ontem foi domingo gordo para os lados da Luz.
O Benfica foi ao estádio do 'Dragão' e somou mais 3 pontos com Lima a acabar a primeira metade e a abrir a segunda, que 'limou' as unhas ao dragão, apagou-lhe por agora o fogo, deixando-o a 6 pontos. 
E fez mais: ganhou a toda a concorrência! 
O Vitória da cidade berço não logrou mais do que um empate com a turma de vila do Conde. O jogo acabou como começou, zero a zero e parece que foi mesmo um zero em tudo. Também não muito longe do zero em tudo estiveram os rivais da segunda circular que, mais uma vez, evitaram mal maior, já nos descontos, contra um autocarro que veio de Moreira de Cónegos. mas o fraco jogo dos leões também não deixa desculpas, conforme o seu treinador admitiu no final do jogo. Só lhe fica bem!

A TAP em queda livre para ser mais rapidamente privatizada?
As opiniões dividem-se, como seria de esperar. 
Enquanto a oposição encontra um novo fôlego na sua 'luta' pela manutenção da empresa maioritariamente pública, o governo afirma que a única maneira de 'salvar' a companhia, é privatizá-la! Uma e outro vão depois somar exemplos de outros casos, em outros países e quem está de fora, fica de fora!
Dentro estão os tranalhadores representados por 12 sindicatos que estão unânimes na sua reivindicação: não à privatização!
No meio disto tudo, na sexta feira o secretário de estado dos transportes apresentou a proposta da criação de um grupo de trabalho com o fim de fazer consagrar no novo caderno de encargos da privatização, as 'principais preocupações' dos trabalhadores. 
Para isso, a greve deveria ser suspensa!
A mim, tudo isto faz-me uma certa confusão. Pois se a 'principal preocupação' dos trabalhadores parece ser a privatização da empresa e para isso declararam uma greve verdadeiramente demolidora, quando o governo afirma que a TAP é mesmo para privatizar, o que é que fica para discutir?
Vamos ficar a saber quando a greve for levantada.

Eleita está a nova Miss Mundo. Foi ontem em Londres.
Uma sul africana de nome Rolene Strauss, de 22 anos, estudante de medicina. 
A eleição ficou marcada pelo assassinato de miss Honduras, Maria José Alvarado, bem como de sua irmã, que foram encontradas mortas depois de desaparecidas h+a mais de três semanas. O presumível assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia, a irmã de Maria José, encontrado com a arma do crime e o veículo que serviu para transportar os corpos. Quanto ao motivo dos crimes...vá-se lá saber.

E, termino por agora com uma mensagem 'Natalícia'
O Papa Francisco revela receita para a felicidade! Ao cumprir a tradicional benção aos 'Meninos Jesuses' trazidos por crianças ao Vaticano, durante a Oração do Angelus, deixou aos milhares de crentes que se juntaram na Praça de São Pedro, a seguinte mensagem:
"Não é necessário procurar noutro sítio. Jesus veio trazer a alegria a todos para sempre. Ele é a nossa alegria e a nossa Paz". 

Sábias palavras do Papa, num mundo que parece, cada vez mais, querer tudo menos Paz.




.



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

BRRRRRRRRRRRRRRRRR, QUE FRIO!

O SOL MANTEM-SE e o frio também.
O frio está mesmo muito, muito.....frio. E vai aumentar!
Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

 Por falar em frio e em brrrrrrrrrrrrrrrr, o NOVO BANCO vai aquecer!
Já está pronto para venda, hem.
Que notável rapidez.
Que grande eficácia.
Que magnânima competência.
E, como já existe quem se mostre interessado, por cá BPI, aqui ao lado Santander e mais a oriente, os inevitáveis chineses, o banco 'BOM' já está a passar a banco 'OPTIMO' na voz de Stock da Cunha, mau grado as imparidades do BES Angola e outras maleitas que começarão, em breve, a sobrenadar as águas inquinadas em que os 'Espírito Santo' navegavam depois das buscas que foram feitas às casas e aos escritórios do GES, do BES e adjacentes..
Brrrrrrrrrrrrrrrrrr....
Não sei se está frio na cela do recluso 44 no EP de Évora mas o homem que continua preso depois de rejeitado o primeiro pedido de Habeas Corpus, escreve todos os dias uma carta a alguém.
Desta vez foi para o DN. 3 folhas escritas a vermelho. No meu tempo de estudante dizia-se que escrever a vermelho era falta de educação mas nunca liguei muito a essas coisas. Para mim, o que se escreve é que é importante.
Nesta missiva, José Sócrates dispara para todos os lados.
Daí o vermelho? É mais agressivo?
Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr......
A esfriarem estão as relações entre JJ e LFV, ou seja entre treinador e presidente dos 'encarnados' a propósito da estratégia para levar o clube a ultrapassar a indisfarçável crise de resultados a nível internacional.
Com o rotundo fracasso da campanha europeia, a falha dos milhões da champions e da liga Europa, o presidente já disse que é preciso pensar nos produtos da 'fábrica' e poupar nas aquisições e nos salários.
Ao que parece, puxão de orelhas a Jorge Jesus e um aviso de que mais exigências podem acabar com o bater de porta.
Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.....
E uma trágica efeméride.
Numa noite de muito frio, passam HOJE 34 anos, a avioneta que acabara de levantar da Portela rumo ao aeroporto que recebeu o nome de FRANCISCO SÁ CARNEIRO, em Pedras Rubras, caía numa rua do bairro das Fontaínhas, em Camarate, a menos de um quilómetro à frente do fim da pista.
Morreram todos os ocupantes, Francisco Sá Carneiro, primeiro ministro do governo AD; Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa; mais três passageiros entre os quais Snu Abecassis, companheira de Sá Carneiro e os dois pilotos do Cessna.
O CASO CAMARATE, acidente ou atentado, já motivou não sei quantas comissões de inquérito sem resultados, livros e filmes, para além das notícias, boatos, etc, etc, etc.
Eu estava numa reunião da Assembleia Municipal, como delegado siindical do Sindicato do Municipio de Lisboa, no Palácio das galveias, pouco passava das nove horas, quando a notícia começou a correr pela assistência, num murmúrio até à comunicação do presidenteda Mesa.
De qualquer maneira, BRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR...
Tenham um excelente dia!