sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SETEMBRO DESPEDE-SE. VIVA OUTUBRO!

ÚLTIMO DIA DE SETEMBRO. ABRE-SE A PORTA A OUTUBRO e entra também mais um fim de semana que se aguarda de Sol e ainda com uns tiques de um Verão que teima. Ainda bem!
PELA TERCEIRA VEZ desde que tomou posse, Marcelo reúne-se com os conselheiros sobre política internacional. Principais pontos da agenda: a situação económica mundial, 'Brexit' e efeitos sobre a política e economia; eleição de Guterres e a 'novidade' búlgara apoiada por Merkel; a 'bomba relógio' Deutsche Bank à beira de um resgate. Temas quentes da actualidade e todos com influência na sempre 'estremecida' economia caseira. Ainda mal!
E, POR FALAR EM MARCELO, é durante o fim de semana que outro tema polémico - para além do 'novo' IMI - estará em cima da mesa de trabalho da presidência. O sigilo bancário! Pela parte que me toca, e até porque gosto de deixar sempre opinião sobre estes temas, não estou nada preocupado com a lei. Ando sempre preocupado, isso sim, é com o meu saldo bancário..
.
SHIMON PERES morreu. Com ele morre mais um símbolo de um lutador pela Paz e a continuidade do inexorável desaparecimento de uma geração de 'animais' políticos que contribuíram para que durante décadas o mundo respirasse um pouco melhor nos ventos da democracia, da liberdade e da tolerância. R.I.P.
DESIGUALDADES! Num momento em que tanto se discute sobre este tema e outros de importância social mas também sobre a falta de dinheiro e de investimento e sobre as políticas de austeridade, aqui têm um bom exemplo. O “supercarro” da Ferrari, que custa 2,1 milhões de dólares (1,8 milhões de euros), já estava esgotado mesmo antes de ser apresentado, no Salão de Paris, esta quinta-feira, 29 de Setembro.
EM NEGRO ESTÃO AS BOLSAS, com a banca europeia a ser arrastada com a queda do Deutsche. Por cá, o Millennium/BCP cai mais de 3% e as acções valem agora cerca de 0,01 euros. Ou seja, não valem nada! No momento em que administração do BCP já não pode disfarçar mais a pressa de vender aos chineses da Fosun e aprovar uma 'engenharia' accionista para tentar salvar o banco. Com a anunciada desistência do BPI, agora maioritario espanhol (ou catalão, como quiserem) de compra do Novo Banco, a crise da banca volta à tona se é que alguma vez deixou de estar. Entretanto, notícias de que caso o Novo Banco não seja vendido até ao fim do ano, mais 500 trabalhadores serão dispensados e mais 110 agências serão encerradas. Veremos...
MAS, ANIMEMOS AS HOSTES que nem tudo está difícil para todos ou pelo menos, hoje, alguém ficará com a vida menos difícil pelo menos sobre o aspecto financeiro. O primeiro sorteio do MILHÃO da Santa Casa, é hoje e sairá sempre a alguém que jogue no euromilhões, pelo menos uma terça ou uma sexta. 
Assim está bem! VAMOS AO MILHÃO