terça-feira, 8 de agosto de 2017

QUANDO O DINHEIRO ACABAR...

PERGUNTA DESCABIDA. DIRÃO MUITOS...
IMPOSSÍVEL, DIRÃO OUTROS TANTOS...
Uma simples nota que se rasga, hoje, é considerado crime pois é destruição de 'moeda' e embora a nota até possa ser de quem a rasgou, é crime na mesma mas, se for um banco central a fazê-lo já não é crime e autorizado por lei, desde que não estejam em circulação ou estejam já de tal forma utilizadas que seja necessário novas.

Mais poderoso que o Goldman Sachs, o BIS Banco International of Settlements ( Banco de Compensações Internacionais ou Banco de Pagamentos Internacionais) com sede em Basileia, na Suíça é responsável por toda a supervisão bancária e visa a cooperação entre os bancos centrais e outras agências na busca de estabilidade monetária e financeira e reúne quase metade dos bancos centrais do mundo. Uma espécie de câmara de compensação dos bancos centrais. Considerado “o banco dos bancos centrais”, constitui um fórum privilegiado para discussão ao mais alto nível de questões relativas ao sistema financeiro internacional e ao papel dos bancos centrais nas economias; organiza reuniões periódicas entre os altos funcionários dos seus membros, para definição de estratégias económicas e tomadas de decisões sobre a política monetária e o sistema financeiro. Além disso, são frequentes os encontros entre os técnicos em que são tratadas questões mais operacionais, como questões judiciais, gestão de reservas, auditoria interna e cooperação técnica.
Pois tem vindo desta instituição 'ecos' do que parece inverosímil, por agora. Acabar com o dinheiro físico na próxima crise financeira do sistema e com razões são simples. tais como dinheiro físico tornou-se um problema com grandes custos de produção e dificuldades depois na sua manutenção, fiscalização e sustentabilidade e, por outro lado, com os avanços tecnológicos tornou-se, a breve prazo dispensável e obsoleto!
Razões mais do que suficientes para estarmos alerta quanto aos sinais e aos passos que vão sendo dados rumo a esse desígnio. Se já hoje, muitas vezes, ficamos contrariados quando não há terminal multibanco em determinada loja onde efectuámos uma compra irrisória pois já nos encantar pelo 'dinheiro de plástico'... cada vez mais dependentes do sistema bancário, os usuários caminharão para um sistema e entregar-se-ão totalmente a ele, ajudando-o como a uma inevitabilidade a dar ainda mais poder a todo o 'mundo financeiro' que se tornará 'dono' de todo o património financeiro de cada um, ainda que possa ser pequeno mas por isso mesmo mais subjugado pelo poder..
A ERA DO DINHEIRO VIRTUAL! 
Está (apenas) a um pequeno passo Será possível? Infelizmente, acredito que sim....
e contará, ainda por cima, com o apoio dos precursores que se apressarão com o seu arrebatado e habitual deslumbre a dar apoio à boa nova!