terça-feira, 4 de outubro de 2022

 

Foi ontem à noite, mas ainda merece uma referência. A "vítima" foi o Marítimo. Depois de estarem a perder aos 11 minutos, os gansos deram a volta e ganharam mais um jogo! E vão 5 vitórias, mais 2 empatas e 1 derrota (frente ao Benfica). Com 9 golos marcados e 4 sofridos (2ª melhor defesa atrás do Benfica), subiu ao 4º lugar, a 2 pontos do dueto Braga e FC Porto e a 5 do comandante Benfica.
São "os gansos"! CASA PIA ATLÉTICO CLUBE.
Em dois anos vindos da 3ª Liga, chegaram à 1ª.




Já se fazem apostas, quanto tempo aguentam?
Parabéns ao Casa Pia!
Fundado em 3 de Julho de 1920, ligado a uma história associativa que vem desde 1893, data em que se constituiu a equipa de futebol da Real Casa Pia de Lisboa, a primeira vencedora dos mestres ingleses do Carcavelos Club em 1898 numa vitória histórica que conquistaria o público para o novo jogo, cimentando para sempre a prática do futebol em Portugal, o Casa Pia Atlético Clube — Ateneu Casapiano — Associação Pós-Escolar da Casa Pia de Lisboa, é um dos mais ecléticos clubes portugueses, tendo praticado 25 modalidades desportivas, com a curiosidade de ter sido o único que praticou o Basebol regularmente, vencendo em 4 de Julho de 1923 no Campo das Laranjeiras a forte equipa da Colónia Americana por 25-24.
Na época de estreia, refira-se, o Casa Pia venceu — sem qualquer derrota! — o Campeonato Regional de Lisboa e a Taça de Lisboa. E a esses títulos juntou ainda o triunfo no confronto com o campeão do Norte, o FC Porto, na então denominada Taça 27 de julho. Foi o ensaio final para o arranque do Campeonato de Portugal — antecessor da Taça de Portugal —, que se iniciou no ano seguinte.
Em 1938/39 disputou-se pela primeira vez em Portugal o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a Taça de Portugal, ainda hoje, as mais importantes competições futebolísticas de Portugal.
A equipa de futebol do Casa Pia marcou presença na estreia destas duas históricas competições nacionais. Porém, a sua participação no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época de 1938/39 foi, até ao momento, a única presença do clube lisboeta na principal prova futebolística portuguesa.
Não se sabe bem quando os alunos da Casa Pia ganharam um nome particular: gansos. Foi o povo de Lisboa que escolheu o nome, talvez por causa da postura dos alunos nos desfiles da cidade. Aquele aprumo todo a desfilar em frente à rainha que dizia: ‘Aí vêm os gansos!’”.
Outra explicação deve-se à apetência dos casapianos para o desporto: afinal, a Casa Pia foi a primeira escola a ter ensino regular de natação no seu currículo (e a primeira a construir um ginásio). Os nadadores saíam em passo de corrida em tronco nu dos Jerónimos até à praia do Bom Sucesso para nadar. Como gansos.
Os gansos são aliás o tema de um grande quadro numa sala do estádio. Assinado pelo casapiano Tavares Correia, o quadro retrata uma cena cómica: um pintor, que provavelmente teve de se ausentar, regressa à sua tela só para a encontrar rodeada de gansos. Lá ao longe, é possível ver-se a ermida do Restelo para onde os casapianos iam estudar.