segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sever do Vouga, capital do mirtilo

O número de produtores de mirtilo quase triplicou em Sever do Vouga (passou de 43 para 110).
O fruto é pago muito acima dos outros e há a garantia de escoamento. Produção deve quadruplicar nos próximos quatro anos. Como a produção não chega para as encomendas, Sever do Vouga vai continuar a investir no mirtilo. A produção actual, que ronda as 120 toneladas anuais, deverá atingir as 419 toneladas em 2014, prevê a AGIM - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga, instituição criada pelo município para, entre outras tarefas, apoiar o desenvolvimento e a promoção do mirtilo enquanto recurso do concelho. 
Recentemente, um representante do Governo esteve em Sever do Vouga para entregar contratos de concessão de incentivo a privados que estão a investir na produção de mirtilo. Estes contratos fazem parte de um projecto de fileira promovido pela Mirtilusa- Sociedade de Produtores Hortofrutícolas e 43 produtores dos quais 14 são jovens. Este projecto representa um investimento de 1,1 milhões de euros.
“Em termos globais, das 72 candidaturas já submetidas ao PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, as estimativas de investimento ascendem aos 2,5 milhões de euros, sendo 1,3 milhões realizado por jovens agricultores”, afirma a responsável da AGIM. Para estes investimentos, acrescenta, “perspectiva-se um crescimento substancial da produção em ano de cruzeiro, ou seja, atingindo em 2014 as 419 toneladas, em vez das 112 actuais, para uma área total de 35 hectares, dispersa pelo concelho de Sever do Vouga (80% dos investimentos), Águeda, Estarreja, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul e Vale de Cambra”.