quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LUGARES COM HISTÓRIA II



ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO ROSSIO

Revivalista, neomanuelina e de arquitectura do ferro a Estação do Rossio. de grandes dimensões, era uma Estação Central, onde afluíam todas as vias-férreas nacionais e internacionais seguindo os modelos das grandes estações europeias, com zona de plataforma coberta por ampla pala em ferro sustentada por uma estrutura de colunas, com decoração neogótica, possuindo o interior simples e as fachadas com decoração neomanuelina.


A obra para a sua construção, adjudicada a uma empresa belga, incluía, para além da estação, a abertura do túnel ferroviário do Rossio/Campolide, a ligação rodoviária à Calçada do Carmo e o Hotel Palace e iniciou-se no ano de 1886.
No dia 23 de Novembro de 1890 abria ao público e ao tráfego ferroviário com o nome de estação da Avenida. A Estação Ferroviária do Rossio foi, durante muito tempo, a principal estação de comboios da cidade de Lisboa devido à sua proximidade com o centro.


Com o aumento do tráfego foi necessária a descentralização de forma a agilizar o sistema de transportes públicos da cidade. Assim, os comboios internacionais e de longo curso passaram a fazer a sua paragem na estação de Santa Apolónia, ficando a do Rossio reservada ao ferroviário suburbano. Com os anos foi alvo de intervenções e já na última década do século XX foi ali construído um átrio norte subterrâneo para se criar interface com o Metro de Lisboa e de autocarros dos Restauradores.
Milhares e milhares de pessoas, que chegam e saem de Lisboa, passam todos os dias por ela e dali acedem fácil e rapidamente ao centro da cidade e à Baixa Pombalina.


O local encontra-se ligado ao assassinato de Sidónio Pais, a 14 de Dezembro de 1918 morto a tiro por José Júlio da Costa, um militante republicano. Momento traumático para a Primeira República, marcando o seu destino que apenas terminou quase oito anos depois com a Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926 que pôs termo ao regime e iniciou o período histórico intitulado de Estado Novo.