sexta-feira, 17 de junho de 2016

O CASO WATERGATE

Neste mesmo dia de 1972, o Washington Post, na primeira página, dava conta do assalto do dia anterior ao escritório do Partido Democrata onde estava localizada a sede do Comité Nacional Democrata, no Complexo Watergate, em Washington. Detidas cinco pessoas quando fotogravam documentos e instalavam aparelhos de escuta.
Bob Woodward e Carl Bernstein, jornalistas do Washington Post, investigaram durante muitos meses, as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate, informados, cuja fonte conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) revelou que o presidente sabia das operações ilegais.
Sucedendo a Lyndon Johnson em 1968, Richard Nixon foi o terceiro presidente a enfrentar a Guerra do Vietname que voltou a candidatar-se em 1972 tendo como opositor o senador democrata George McGovern. A vitória republicana foi esmagadora.
Foi durante a campanha eleitoral que se verificou o incidente. A investigação oficial que se seguiu, demonstrou que o presidente Nixon tinha conhecimento das ilegalidades cometidas contra a oposição. Apesar do seu advogado ter argumentado que o presidente tinha prerrogativas de cargo que evitariam a obrigação de prestar informações confidenciais mas, a 24 de Julho de 1974, Nixon é julgado pelo Supremo e obrigado, por veredicto unânime, a apresentar as gravações que comprovariam de forma inequívoca, o seu envolvimento na acção criminosa contra os democratas e consequentemente a abertura do processo de destituição A 9 de Agosto, Nixon renunciou à presidência tendo sido substituído pelo seu vice Gerald Ford que assinou uma amnistia, retirando-lhe a responsabilidade de qualquer infracção que tivesse cometido. 
Durante muitos anos a identidade de "Garganta Profunda" foi desconhecida, até que a 31 de Maio de 2005, o ex-vice-presidente do FBI, William Mark Felt, revelou que era ele próprio o 'Garganta Funda' facto que Carl Bernstein, o jornalista, confirmou ser verdade.
A lacónica linha da carta de renúncia de Richard Nixon

O Caso Watergate passou para o cinema com o título "Os Homens do Presidente" com um elenco de luxo e os actores Rob Redford e Dustin Hoffman nos papeis dos jornalistas, respectivamente Bob Woodward e Carl Bernstein 
O filme dirigido por Alan J. Pakula, ganhou 4 Oscares.
Em Nixon, filme realizado por Oliver Stone, com a interpretação de Nixon confiada a Anthony Hopkins, este caso é também retratado.
Em 1994, com Tom Hanks personagem principal Forrest Gump no filme homónimo de Robert Zemeckis, deixa entender que foi Forrest quem realizou a denúncia copiando os documentos e instalando as escutas no Watergate. O filme recebeu 6 Oscares, inclusive de melhor actor principal e melhor realização.