sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CRÓNICA DO DOMINGO 'NUNCA MAIS'!

Martin Luther King disse: 'Começamos a morrer no dia em que permanecermos em silêncio sobre o que é importante".

O meu país deixou de ser uma mancha verde junto ao mar para se tornar numa nódoa cinzenta, um manto negro de luto e de revolta. 

A destreza da comunicação social, capaz de nos por em casa, em directo, as imagens mais violentas de uma tragédia anunciada; imagens de gente que sofre num caldeirão de medos desmedidos e de emoções incontroláveis; imagens de gente que se defende do fogo que tudo consome, com a coragem de saber que não pode contar com mais ninguém senão com as suas próprias forças; imagens de centenas animais que morreram num purgatório de fogo assassino; imagens de paredes negras, restos de casa e coisas que ficaram para atestar a passagem das chamas; imagens de zonas industriais onde armazéns de empresas são uma amálgama de ferros retorcidos e mais paredes negras e máquinas destruídas; imagens, outra vez, de mais carros que arderam; imagens, outra vez, de mais estradas invadidas pelas chamas e por um calor de crematório; imagens de funerais de vítimas, mais 42 a juntar às 64 de há 4 meses; imagens de um cenário por onde parece ter andado uma guerra, pior que guerra dos homens, que em guerras onde entra a natureza raramente o homem tem vitória.

Imagens de um país que se vai consumindo em fogo, num só dia!

Trágico e revoltante. Porque recordamos que tantos foram avisos de vozes e porque percebemos, rápida e convenientemente esquecidas, afogadas nas políticas corruptas e incompetentes ao serviço do compadrio e do amiguismo, da submissão ao negócio de uma teia de interesses instalados; do desleixo de muitos e da ausência de muitos mais; da rendição aos ditames de um espartilho financeiro capaz de subverter os interesses superiores do Estado e do colectivo do país. 

Por isso, também todos temos uma parte, pequena que seja, na responsabilidade e na culpa, mas somos assim: mais vale fazer de conta. Se calhar até não vai dar em nada!
Mas deu! Desta vez deu! Outra vez! Já tinha dado no incêndio de Pedrogão quando a estrada da morte colocou uma dose de terror no calor da discussão. 

Não me deixa menos revoltado o facto de agora tudo desabar num governo quando vejo e oiço, na oposição a hipócrita gritaria e o cobarde esquecimento das culpas que também tem no cartório. E, não são pequenas..
É certo que o governo andou mal. Porque foi incompetente ao desmobilizar prematuramente a estrutura de combate a incêndios, como se incêndios obedecessem a decretos numa necessidade de poupar euros e de salvaguardar défices; depois por proferir declarações arrepiantes de frieza e de falta de humildade. 
Amanhã, um conselho de ministros extraordinário vai analisar o tal relatório da comissão independente de Pedrogão, apresentar medidas, definir prioridades, proceder a indemnizações. É bom que o faça. Só que tudo o resto que está por fazer (e é tanto) não pode ser deixado à espera que o tempo se encarregue...

Este Domingo, nunca mais!