quarta-feira, 18 de março de 2020

ESPÉCIE DE CRÓNICA DA NOITE DO DIA ZERO

O professor estava completamente deprimido ao décimo quinto dia da quarentena. Porra! Então o senhor não é um hiperactivo mal tratado, no tempo em que os putos eram apenas traquinas! (Já esqueceram?!) e a avó dizia às amigas: "Ele, coitadinho é uma criança muito remexida...não é? Mas não é mau menino!"
Depois de segunda contra análise para despiste do "corona" ter dado negativa, o professor voltou a ser presidente. Então "Skyposse" com São Bento que não havia maneira de passar de "alerta":
"Ó António veja lá se isto piora com essa malta toda dos cê-dê-ésses e esse chato do Chega à perna e até, oiça bem, o rio pode secar que o tipo já é uma seca, assim mesmo você parece que ainda não percebeu que a Geringonça já era e assim ainda fica com o calhambeque de corda partida"
Costa deu um salto à frente do skype:
"Mas, mas, eu sinceramente acho que.... Alerta máximo..."
"Alerta? Vamos mas é fazer o seguinte: você não diz nada e deixa isto comigo. Num instante chego a Belém e enquanto trucido dois pasteís de nata e enfio uma meia de leite, falo com os conselheiros e pronto..".
"Pronto? - O Costa fez os olhinhos de chinês atrás das lentes. Mas, pronto como? Não me diga que declara Estado de Emergência? Mas, ó senhor presidente, isso vai ser uma desgraça; como é que o Cabrita me consegue por a polícia e a guarda toda na rua a vigiar recolheres obrigatórios; como é que ponho a Temido a falar mais grosso aos médicos e aos enfermeiros; o que é que eu faço com a tropa ainda a ruminar o caso de Tancos, como é que convenço o Centeno a espatifar o superavit de vez, como é que quer...é que são as fronteiras, aeroportos,... fechar tudo????"
O professor quase entrando pelo monitor adentro e pondo em risco a distância de segurança e já num grito rouco::
"Ó HOMEM, CARAMBA. ENTÃO NÃO HEI-DE FICAR NA HISTÓRIA!? Você até tem jeito para discursos na assembleia eu declaro o estado de emergência à noite e fica tudo mais ou menos ao seu estado de alerta mais coisa ali mais coisa acoli, nada que estrague a democracia, blá, blá, blá, prevenção cá, contenção acolá....E VOCÊ DEPOIS APLICA....
Costa num recuo estratégico pois o proifessor acabava de lhe cair em cima do teclado, de dedo espetado:
"Mas....mas....aplico o quê?"
"O QUE VOCÊ QUISER! Depois é consigo!.Eu fico em Belém a apoiá-lo e vou dando uns beijinhos e abracinhos no busto da república para não perder o treino para as eleições....NÃO ACHA BEM ASSIM?
Costa definitivamente chinês:
"Ó senhor presidente, então e o que fazemos com o vírus?"