sábado, 25 de abril de 2020

VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE!

O VINTE E CINCO DE ABRIL deve ser comemorado !!!SIM!!!
Mais do que qualquer outro rótulo que alguns lhe queiram pôr para confundir e "matar" É A LIBERDADE que, hoje, estamos a comemorar.

LIBERDADE após mais de quarenta anos de opressão de um regime autoritário, protofascista, com uma polícia política para nos aprisionar o pensamento, uma censura para nos cortar a expressão da diferença, um partido único sem contraditório e uma organização de juventude destina a catequizar "pela raiz" a ideologia conveniente..
LIBERDADE pela PAZ após treze anos de uma guerra injusta que levou uma grande fatia da juventude da minha geração ao serviço de uma casta mais do que de um ideal justo.
LIBERDADE cimentada na luta contra o analfabetismo pela abertura a outras confissões religiosas e ao Estado laico raíz, igualmente, do respeito pelo outro, mesmo por aqueles que não sendo crentes têm os mesmos direitos e deveres.
LIBERDADE de podermos, finalmente, sair por esse mundo fora, novamente de cabeça erguida e de mostrarmos orgulho da nossa condição de povo e de nação das mais antigas, rasgando o vergonhoso "orgulhosamente sós!" título com que o regime apostolava o seu próprio atraso e isolamento.
LIBERDADE de podermos ser livres e de dar a LIBERDADE mesmo àqueles que a querem calar e enxovalham esta data sabendo o significado que ela tem para todos o que a prezam.

É certo que nem tudo correu bem, ao longo destes 46 anos!
Mas, são mais de quatro décadas de inegáveis conquistas em todos os campos da sociedade, na educação, na saúde e na protecção social, na luta pela igualdade de direitos, libertação e independência da mulher, na cultura ao alcance de todos, na universalidade e na liberdade de culto, de expressão ideias, e até na justiça, ainda que nalguns casos a tentação do poder torne, algumas vezes, demasiado indecorosa e perversa a sua aplicação.

Mas, repito, para mim COMEMORAR O 25 DE ABRIL é em si um acto de liberdade e de reconhecimento a todos os que lutaram para que ele tivesse sido possível. Bem Hajam!
VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE!