segunda-feira, 5 de setembro de 2022

CONVERSAS AO ESPELHO

- Boa noite. Vou-me deitar.

- Hoje gostei mais de te ver. Não sei se foi por te ter feito a barba mas ficaste com um ar mais leve. Mais animado. Menos pesado.

- Menos pesado(?) Deixa-me rir. Depois do que emagreceste nestes quatro meses, peso é coisa que não tens. Já reparaste na quantidade de pele que te sobra, nos braços?

- Lá está… é preciso saber interpretar o peso das palavras. Nem leve é leve. Nem pesado é pesado. Mas, deixemo-nos de charadas. Como foi o teu dia?

- Hummmmm, normal, perfeitamente normal.

- O que é um dia normal? Chato? Assim, assim? Rotineiro?

- Bem, talvez um pouco disso tudo.

- Ou seja, foi uma seca…

- Lá estás tu com os trocadilhos. Seca sem ser seco…

- Ah! Pois, não tem chovido.

- Não é nada disso. Podia ter chovido e a seca ainda ser maior.

- Pois… está-se bem!

- Sei que estás a fazer progressos e isso é bom. Optimismo! Sem perder o sentido da realidade.

- Positivismo lógico, talvez.

- Ai, ai, ai, não me venhas, a esta hora, com filosofias baratas.

- Caramba, isto é não é filosofia barata. Positivismo lógico tem a ver com racionalidade, manter a mente aberta, agir em conformidade com o momento…

- Ah! OK! Já percebi.

- Assim é mais fácil encarar o presente. Sem fasquias demasiado altas…

- Pois. É como aqueles saltadores em altura. Põem a fasquia muito alta e depois, bem depois ou a derrubam ou passam por baixo. Derrota, de qualquer forma.

- De facto, hoje não saímos disto.

- Não saímos de quê?

- Disto. De pôr palavras que não significam exactamente aquilo para que foram criadas mas que, no fundo, todos compreendemos o que querem dizer.

- É uma polissemia!

- Pois, será. Sabes que mais, só tu para abrilhantares o meu dia.

- Ah, isso deve ser da luz. Detesto esse reflexo…

- Eu também. Mas o que está mesmo a apetecer é deitar-me.

- Então boa noite. Dorme bem.

- Obrigado, igualmente.

- Ah! Eu não durmo… quando apagares a luz, vou ficar aqui no escuro à espera do nascer do dia, à tua espera.

- Amanhã, logo pela manhã bem cedo, voltaremos a ver-nos.

- OK! Até amanhã...