quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MINI ROTEIRO PELAS MARGENS DO ALQUEVA

Uma inundação imensa com mais de mil quilómetros de perímetro, 250 kms2 de superfície que alaga seis concelhos desde o de Alandroal a norte até Moura na ponta mais ao sul, ladeado pelos de Reguengos, Portel, Vidigueira e mesmo encostado a Espanha, Mourão e se constitui como uma reserva estratégica de água que possibilita o abastecimento a uma população de cerca de 200 mil pessoas.


O Alqueva é o maior lago artificial da Europa e já modificou quilómetros e quilómetros quadrados de cenário, que passou a ser mais verde, com mais sombras na paisagem de extensos olivais e grandes grupos de animais, porco preto e gado bovino, em propriedades cercadas, com portão de ferro artístico na beira da estrada e casarão branco e amarelo bem ao fundo, a encimar a colina. 

Dez anos depois de ter ido a Monsaraz foi esse o local que elegi para admirar a 'nova' paisagem e das muralhas da fortaleza lá no alto do monte, avista-se soberba. Aquilo que era terra amarela salpicada de árvores e pequenas casas dispersas é agora um imenso mar com pequenas ilhas arborizadas, pelo menos duas marinas, uma delas com os barcos-casas que podem ser alugados para navegações de dois ou mais dias e a estrada elevada até Mourão que agora parece estar numa enseada em cerca de 7 kms de obra de arte a lembrar a ponte Vasco da Gama quando o tabuleiro mais se aproxima da água. A anteceder a vila, está 'reposta' a Aldeia da Luz, já que a original que se avistava de Monsaraz, se encontra mergulhada num abismo aquático. 

Indispensável conhecer as pequenas cidades acolhedoras e vilas alegres Reguengos de Monsaraz, Mourão, Moura, Portel, Vidigueira, Viana do Alentejo. E, ainda, uma volta por Barrancos, o único local onde é permitida a tourada com morte do touro (lembram-se da polémica?). Mas, percebe-se! A terra é pequena, mal se dão dois passos está-se em Espanha e com as festas, uma vez por ano, está tudo dito! 


Já que chegara até aqui, afoitei-me até Noudar. 12 kms de estrada que nunca mais acaba, em terra batida e com aquela pedrinha que salta e se desprende dos pneus e se ouve a bater na chapa e nos guarda lamas do carro. 
Sem ar condicionado na viatura e com calor prepare-se porque a poeira não o deixará abrir os vidros. 
Mas, Noudar tem castelo! Fortaleza de várias épocas ao que se diz começou a ser construída no reinado de Afonso III para defesa das populações em volta dos ataques dos mouros e depois nas quase permanentes escaramuças com os espanhóis, até ao século XVIII.  


Em Viana do Alentejo, pare! A Igreja Matriz merece. 
Embora se encontre parcialmente encoberta pela muralha sul do castelo, a sua imponência ressalta nas altas torres sineiras debroadas a dourado e na disposição simétrica dos arcos. As janelas conferem-lhe um ar de paço episcopal sem lhe retirarem a beleza e a singularidade. Uma mancha branca que se descobre na aproximação à cidade pelo lado de Alvito.





Mourão tem castelo! 

Mas, tem também a menos de 10 Kms a fronteira e uma pequena localidade - Villanueva del Fresno - onde se presta homenagem ao general Humberto Delgado. 
No tempo em que o seu nome nem podia ser pronunciado, o povo português foi erigir um modesto mas significante monumento da autoria do escultor José Rodrigues, lembrando a sua morte e a de sua secretária, atraídos a um encontro armadilha, pela PIDE de Salazar, a 13 de Fevereiro de 1965. 
Apenas, por isso, vale a pena dar um saltinho a Villanueva del Fresno.


Moura com a zona histórica fechada ao trânsito, as ruas embora estreitas, ganharam dimensão.
O Jardim público está limpo e cuidado, mantendo uma permanente e muito conveniente zona de frescura e de sombra, especialmente para os escaldantes dias de Verão, isto clro está para quem não desejar desfrutar das águas do Alqueva, ali a duas rodadas de automóvel.  
Quando o interior se torna litoral, as mudanças acontecem.




Perto de Vidigueira, mais propriamente em Vale de Frades, sai-se no cruzamento que diz Ruínas Romanas de S. Cucufate. Sem hesitações. vale a pena. É uma visita ao passado com história, desde que estas terras faziam parte da Bética com a capital em Mérida. Coisas dos romanos. Por aqui, as instalações eram para o tempo um verdadeiro luxo. Um verdadeiro palácio com três andares o que é raro ver-se nas construções romanas da península, salões para as orgias e inúmeros quartos com zona para banhos quentes e tépidos e uma enorme piscina exterior para frios.
Está ainda grande parte em reconstrução mas já dá para perceber que era gente abastada que ali vivia. É claro que também havia os outros, os pobres e os escravos mas, esses, tinham casebres de piso único e chão de terra, espalhados pelas redondezas. Gostei, sobretudo pelo cuidado com que se está a tratar estes vestígios de civilização numa altura em que o dinheiro não abunda para o essencial quanto mais para estes 'devaneios' culturais... (digo eu, ironicamente é claro!).

Muito mais haveria para dizer sobre terras tão belas. 


Ruas e largos sempre limpos e cheios da luz reflectida por fachadas baixas e imaculadas, molduradas em barras de azul ou amarelo, nas janelas e nas portas. Corolas multicolores alinhadas nos canteiros dos jardins ou a espreitarem nas floreiras das casas, um pouco todo o lado. As estradas de ligação, nacionais e municipais, de manutenção quase irrepreensível, sem buracos e bermas tratadas. 'Comadris' e 'compadris' mesmo desconhecidos nos parecem familiares tal é a simpatia das gentes e o gosto em agradar. 
E, 'at last but not least', os comeres! A magnífica sopa de cassão ou os secretos de porco preto. As açordas e as migas. Uma orgia de sabores e de aromas que as ervas dão um 'arranjo' magnífico.


E, quando saímos de Alcácer, no regresso a Lisboa, já pelas sete da tarde pela A2, é já uma imensa saudade com nos diz o poeta: "Alentejo da minh' alma, tão longe me vais ficando!"