segunda-feira, 28 de setembro de 2015

E, QUANDO O SONO NÃO APARECE...



NÃO ME ESQUECI DE IR OLHAR O CÉU
O efeito Super Lua é mais evidente quando a Lua aparece no horizonte, pelas 19H50.
A Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque, estando próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação.
Na altura do eclipse, a Lua atingirá o perigeu, a 356.876 quilómetros da Terra, às 02H46 e entrará na fase de Lua cheia às 03H52, o que vai produzir a maior das Super Luas do ano,



CATALUNYA ÉS UNA NACIÓ
Segunda uma previsão à boca das urnas da TV3 a Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) obterá entre 63 e 66 deputados (a maioria absoluta consegue-se com 68 deputados regionais), com a Ciudadanos a obter entre 19 e 21 assentos e o Partido Socialista da Catalunha entre 14 e 16 deputados. O Catalunya Si que es pot (apoiada pelo Podemos) ficaria pelos 12 a 14 deputados.

A Junts necessita de 11 a 13 deputados da CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical antieuropeísta) para obter a maioria absoluta no parlamento catalão.


39 MIL FAMILIAS INSOLVENTES POR DÍVIDAS NO IRS
A cobrança coerciva cresceu 25% entre 2014 e 2015.  Em contrapartida, a saúde mental dos devedores tem-se vindo a degradar.Os contribuintes que entram nesta  malha sentem-se totalmente  desprotegidos e muitos nem conseguem abrir as cartas das Finanças.
Mas, apesar de as Finanças terem sido questionadas pela DECO (Defesa do Consumidor) e pela Provedoria da Justiça sobre se já existe o tal gabinete de apoio ao contribuinte, se o fisco tem poderes para penhorar contas ordenado depois de penhorar 1/6 do vencimento, sobre a não contabilização automática dos juros quando perde em tribunal ou do tempo médio para a devolução das verbas e das reclamações graciosas e ainda sobre o número de penhoras feitas nos primeiros seis meses do ano, não foi obtida qualquer resposta
Os casos mais frequentes de violação dos mínimos de impenhorabilidade são os cidadãos que, já tendo visto penhorada a parte penhorável do seu vencimento ou pensão, é surpreendido pela penhora do remanescente desse vencimento ou pensão entretanto depositado nas suas contas bancárias. Nos termos legais, os depósitos bancários são impenhoráveis se tiverem proveniência em créditos originariamente impenhoráveis, como os vencimentos ou pensões. Mas são sempre os contribuintes a terem de fazer prova deste direito e requerer ao órgão da execução fiscal o cancelamento da penhora.


UM BANCO QUE TIRA O 'STRESS' E O CANSAÇO

A Faurecia, empresa de São João da Madeira ligada ao
 'cluster' automóvel, desenvolveu o ‘Active WellnessTM’ que, segundo o site da marca, é o “primeiro banco do mundo que detecta o cansaço ou stress do condutor. De acordo com o site, o banco incorpora tipos de sensores únicos que detectam o batimento cardíaco, respiração e outros baseados em estudos médicos e fornece uma massagem específica para energizar o condutor cansado ou para o relaxar em caso de stress.
Esta invenção vai ser incorporada, inicialmente, apenas em “veículos premium” para ir de encontro à crescente procura de soluções para um conforto personalizado.




 COM QUEM PODEMOS APRENDER SOBRE O AMOR
De acordo com um estudo publicado nesta semana na PLos Biology as aves que escolhem livremente os parceiros têm 37% mais filhos saudáveis que aqueles que formaram ‘casais arranjados’ pelos investigadores.
Assim, pelo menos para os pássaros, o amor parece ter uma significativa importância evolutiva. De acordo com o estudo, esse vínculo entre os parceiros garante uma probabilidade maior de transmissão de genes para as próximas gerações, o que poderia ser uma explicação para a existência do vínculo amoroso na espécie humana.






TENDÊNCIAS DA MODA? O OUTONO COMEÇA EM XADREZ