quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O NEVOEIRO

O DIA ACORDOU COM O TEMPO propício ao aparecimento de um tal D. Sebastião, desaparecido na batalha de Al Kasr Al kivir e que se tornou lenda. Como se sabe, dizia o povo que o jovem rei voltaria numa manhã de nevoeiro para salvar a Pátria....
A voz do povo, a quem sempre se dá razão embora se pensarmos como poderia salvar a Pátria quem a Pátria pôs em perigo com a sua insensata campanha.
MAS, NÃO HOUVE D. SEBASTIÃO a surgir do nevoeiro, houve DAMIÃO DE GOES o catamarã da Soflusa que pelas oito e trinta da manhã embateu violentamente no cais, com 561 passageiros.
A esta hora já toda a gente estará nas suas casas, incluindo os dezanove feridos ligeiros que tiveram de ser tratados no hospital. Ainda ontem tinha aqui deixado a efeméride sobre a travessai Barreiro - Lisboa quando foi aberta pelo primeiro ferry...
UM DENSO NEVOEIRO viria a marcar a sessão de hoje, da Assembleia da República, com a proposta do Governo sobre a descida da TSU para as empresas, chumbada graças aos votos combinados de PSD, BE, PCP e os Verdes, abstenção do PAN e do CDS/PP e votos a favor do PS que (já se sabia) não iriam ser suficientes para fazer passar a medida.
PASSOS COELHO não quis ser D. Sebastião e preferiu embate no cais do seu desespero, graças ao nevoeiro que tem na cabeça.
À MARGEM DO NEVOEIRO, faria hoje 75 anos, EUSÉBIO DA Silva Ferreira, um dos maiores futebolistas de sempre.
Apelidado de 'Pantera Negra' foi eleito o 9º melhor jogador de futebol no século XX numa e faz parte da lista dos 50 melhores jogadores de todos os tempos do Planet Foot.
No Benfica ganhou 11 Campeonatos, 5 Taças de Portugal e 1 Taça dos Campeões Europeus (1961/62) e mais três finais da Taça dos Campeões Europeus (1962/63, 1964/65 e 1967/68).
Foi o melhor marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou a Bola de Prata por 7 vezes (recorde nacional) e foi o primeiro jogador português a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, que repetiu em 1973
Muito mais haveria para recordar numa carreira de 22 anos.
Mesmo depois de retirado, continuou a ser um 'embaixador' do futebol nacional, em todo o mundo.
Faleceu, como se recordarão, a 5 de Janeiro de 2014.