terça-feira, 14 de setembro de 2010

João XXI, o Papa português

Pedro Julião mais conhecido como Pedro Hispano, nasceu em Lisboa, posssivelmente no lugar que hoje pertence a freguesia de S. Julião, em data desconhecida mas seguramente antes de 1226 e morreu a 20 de Maio de 1277.
A 15 de Setembro de 1276 foi eleito Papa, tendo adoptado o nome de João XXI. Não terá sido enquanto Papa que se terá notabilizado mas, por ter sido o único português, até à data, aqui fica esta referência, à data da sua eleição há 734 anos.
Pedro Hispano (nome porque ficou conhecido dado que na época, a região ibérica era muitas vezes designada por Hispânia, foi um notável, investigador, médico, professor e matemático.
Começou os seus estudos na escola episcopal da catedral de Lisboa, tendo mais tarde estudado na Universidade de Montpellier e tendo por colegas São Tomás de Aquino e São Boaventura. Estuda medicina e teologia, dedicando especial atenção a lógica e metafísica de Aristóteles. Entre 1246 e 1252 ensinou medicina na Universidade de Siena e escreveu algumas obras, de entre as quais se destaca o Tratado Summulæ Logicales que foi o manual de referência sobre lógica aristotélica durante mais de trezentos anos, nas universidades europeias, com 260 edições, traduzido para grego e hebraico. Prova da sua vastíssima cultura científica encontra-se na Obra de Óculo, um tratado de Oftalmologia que conhece ampla difusão nas universidades europeias. Quando Miguel Ângelo adoece gravemente dos olhos, devido aos trabalhos de pintura nos tectos da Capela Sistina, encontra remédio numa receita de Pedro Julião.
É de sua autoria, o ‘Thesaurus Pauperum’ (Tesouro dos pobres), em que trata de várias doenças e suas curas, com cerca de uma centena de edições e traduzido para 12 línguas.
Em 1261, ano em que é eleito decano da Sé de Lisboa, Pedro Julião ingressa no sacerdócio. Afonso III confia-lhe o priorado da Igreja de Santo André (Mafra), onde é elevado a cónego e deão da Sé de Lisboa, Tesoureiro-mor na Sé do Porto e Dom Prior na Colegiada Real de Santa Maria de Guimarães.
A eleição de Pedro Julião, em conclave realizado em Viterbo, após a morte de Adriano V, decorre num período muito perturbado por tensões políticas e religiosas.
João XXI irá marcar o seu breve pontificado (de pouco mais de 8 meses), embora sem grande sucesso, pela tentativa de levar por diante a missão encetada por Gregório X de reunir a Igreja Grega Ortodoxa à Igreja do Ocidente Católica e por tentar a reconciliação das grandes nações europeias, como França, Alemanha e Castela, dentro do espírito da fé cristã.
Sentindo-se doente e esgotado fisicamente, retira-se para Viterbo, onde morre a 20 de Maio de 1277, com 51 anos, vitimado pelo desmoronamento das paredes do seu aposento, estando sepultado na Catedral de Viterbo.