sábado, 29 de março de 2014

BES, O NOVO BPP?



O BES está a comercializar, de forma agressiva, um produto obrigacionista do próprio BES, fazendo com que clientes transformem Depósitos a Prazo que estão cobertos pelo Fundo de Garantia em Obrigações BES, sem protecção!


- O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7 sugerindo que em vez do CR7 comprem uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140). O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. 



- Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não tem qualquer protecção, se o BES for à falência ou se houver problemas graves de liquidez.

- Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem que:
a) Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes
b) Existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%, O que quer dizer que, se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.
c) Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. A valorização do seu dinheiro passa a depender do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço, uma vez que tem uma baixíssima liquidez. Inclusive pode perder, por exemplo, uma percentagem do capital investido que quem fica sempre a ganhar é o próprio banco.

O BES que foi o único dos quatro grandes bancos portugueses que não recorreu ao dinheiro do Estado está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento.

Os comerciais BES não estão a respeitar o imposto tanto pela CMVM como pelo Banco de Portugal na explicação do produto e dos riscos associados. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.

Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado.
Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar e se tiver no seu Extracto "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já tem Obrigações. 

O BES está a transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES, para seu proveito próprio.

NOTA: mão amiga fez-me chegar o alerta que acima dou notícia. Não sou cliente BES nem possuo depósito a prazo ou outra qualquer aplicação em nenhum banco por isso o meu interesse é apenas o de prestar informação e contribuir para a denúncia de mais um caso, a juntar a tantos outros, na banca nacional e que mesmo descobertos, os seus autores acabam por ficar impunes.