sábado, 29 de março de 2014

GESTÃO POR OBJECTIVOS


Dois homens que tinham o mesmo nome, um sacerdote e o outro taxista, quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, S. Pedro perguntou ao primeiro:
- És o sacerdote?
- Não, o taxista.
S. Pedro consultou as suas notas e disse:
- Bom, ganhaste o Paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina com incrustações de rubis. Podes ir.
E ao outro perguntou:
- És então tu o sacerdote?
- Sim, sou eu mesmo.
- Muito bem, meu filho, ganhaste o Paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.
O sacerdote ficou admirado:
- Desculpe S. Pedro, mas deve haver engano. Eu sou o sacerdote!
- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...
- Não pode ser! Eu conheço o outro. Era taxista, e nas suas notas que eu tive ocasião de ler, está lá que ele subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava muito as pessoas.Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. 
E eu, passei 60 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... Isto?
- Não é nenhum engano - disse S. Pedro. Estamos a fazer uma gestão muito profissional, como se faz em vida, com o trabalho que cada um tem e com os objectivos alcançados..
- Não entendo!
- Eu explico. Durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar. O que conta é o Resultado! Percebeste? Gestão por Objectivos! A forma de lá chegar é irrelevante...!