quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A PRINCESA


Em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, nasce GRACE PATRÍCIA KELLY, segunda filha do casal Jack Kelly e Margareth Katherine Mayer, um campeão olímpico de remo e uma treinadora desportiva,
A vida amorosa de Grace foi objecto de especulações. 
Teve vários relacionamentos amorosos em solteira, com Ray Milland e Clark Gable,  
A relação entre Grace e Milland ocorreu durante as gravações do filme Disque M para Morrer. Quando criança, Grace queria ser actriz e bailarina. 
Mesmo com a oposição dos pais actuou em 1939, com 10 anos, na sua própria peça teatral e aos 12 anos ao lado da amiga de infância Alice Godfrey, teve destacada estreia na peça Don't Feed the Animals.

Vivendo no Barbizon Hotel for Women, um estabelecimento de prestígio para mulheres ricas, que impedia a entrada de homens depois das 22 horas, e trabalhando como modelo para sustentar seus estudos, Kelly começou seus estudos na Academia em Outubro


Em 1951, Grace actuou pela primeira vez ao lado do actor Paul Douglas,  no filme 24 horas de Henry Hathaway mas o seu papel mínimo não chamou a atenção de críticos e nem de realizadores ou produtores de filmes.

Em 1953, após 2 participações no cinema, foi convidada pelo realizador John Ford para actuar em Mogambo, depois de Gene Tierney ter desistido por motivos pessoais.

No papel de Linda Nordley, na primeira produção após assinar contrato com a MGM, Grace Kelly recebeu um Globo de Ouro na categoria Melhor actriz secundária, além de uma nomeação para Óscar.
Grace contou à Hedda Hopper que havia três coisas em Mogambo que lhe interessavam: "John Ford, Clark Gable, e uma viagem à África com as despesas pagas".
Após a realização do filme que lhe rendeu o Globo de Ouro, participou em The Way of Eagle ao lado de Jean-Pierre Aumont, um programa de televisão até que Alfred Hitchcock que andava à procura de uma actriz para protagonizar o filme, viu o teste que Grace fizera para o filme Taxi, bem como algumas cenas de High Noon, decidiu convidá-la para a produção. 
Com 26 anos, conheceu então Rainier Louis, após concordar em ser fotografada com o príncipe, durante o Festival de Cannes e depois de alguns contratempos, encontraram-se uma segunda vez, durante um jantar promovido pelo príncipe, pedindo-a em casamento.



A 14 de Setembro de 1982, morreu de acidente de automóvel em Monte Carlo, quando o carro que a princesa conduzia saiu de estrada e caiu em um despenhadeiro, causando um derrame cerebral e morte aos 52 anos,


Em 1964, foi criada Fundação Grace Kelly, uma instituição cujo objectivo é ajudar pessoas com necessidades especiais.
Foi também criada 'The Princess Grace Foundation-USA', para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Grace, durante toda sua vida, em ajudar artistas emergentes de teatro, dança e cinema nos Estados Unidos da América.