domingo, 16 de novembro de 2014

POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS...

DIA NACIONAL DO MAR.PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal 
são lágrimas de Portugal! 
Por te cruzarmos, quantas mães choraram, 
Quantos filhos em vão rezaram! 
Quantas noivas ficaram por casar 
Para que fosses nosso, ó mar! 


Valeu a pena? Tudo vale a pena 
Se a alma não é pequena. 
Quem quer passar além do Bojador 
Tem que passar além da dor. 
Deus ao mar o perigo e o abismo deu, 
Mas nele é que espelhou o céu.


( Fernando Pessoa, in Mensagem ).

======  
Em 1317, D. Dinis estabeleceu um acordo com o navegador genovês Emanuele Pessagno, nomeando-o primeiro almirante da frota real com privilégios comerciais com o seu país, em troca de vinte navios e tripulações, tendo por missão a defesa da costa portuguesa  dos ataques de piratas mouros, lançando assim as bases da Marinha Portuguesa e o estabelecimento de uma comunidade mercante genovesa em Portugal.
Em 1418, no reinado de D. João I dá-se o redescobrimento da ilha de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e mais tarde da Madeira por Tristão Vaz Teixeira. Tratava-se de ilhas desabitadas que, pelo seu clima ofereciam excelentes possibilidades de povoamento e condições para a agricultura. A disputa destes territórios deu origem ao primeiro conflito ibérico motivado por razões expansionistas que só terminou com o Tratado de Alcáçovas em 1479
Em 1427, dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, São Miguel e Santa Maria. Segue-se o grupo central com Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. Em 1452 chega Diogo de Teive aos ilhéus de Flores e Corvo, completando o descobrimento do arquipélago..

 Zona Económica Exclusiva de Portugal (ZEE)
Portugal Continental 327,667 km²; Açores 953,633 km²; Madeira 446,108 km²
Total: 1,727,408 km²
Cabe aos meios de defesa e patrulha da Marinha e da Força Aérea Portuguesas, a fiscalização e o controlo das actividades de pesca; detecção e controlo de actividades ilícitas; imigração ilegal; detecção de poluição marítima; controlo do tráfego marítimo; operações militares e de busca e salvamento com o objectivo de vigiar e defender a ZEE portuguesa..