terça-feira, 11 de novembro de 2014

UNS RAIOS DE SOL, UMA RÉSTIA DE AZUL


Uns raios de Sol, uma réstia de azul é tudo o que, no mínimo, se espera em tempo de São Martinho. Quando o clima andava com o passo certo costumava haver por esta altura uns dias de tréguas com a chuva e o frio a que se chamava 'Verão de São Martinho'.

A lenda é conhecida e foi a minha avó Leonor que tinha um oratório no corredor lá de casa dela com um quadro do santo precisamente a dar a capa ao mendigo, quem me contou que: 

"ERA UMA VEZ um cavaleiro romano chamado Martinho, que num dia de muito frio e chuva, deparou com um mendigo seminu que pedia esmola, na berma do caminho. Como não levava nenhuma moeda, pegou na longa capa em que seguia embrulhado e com a espada cortou-a ao meio e deu a metade ao pedinte para que não morresse de frio".
A estória poderia ter terminado por aqui com Martinho a seguir o seu caminho e com o pobre (cujo nome se desconhece) na berma da estrada mais agasalhado à espera que um próximo caminhante lhe desse algo para comer ou umas moedas já que de frio não morreria. Mas, a minha avó contava que foi então que o Sol rasgou o cinzento das nuvens e da tempestade se fez um dia maravilhoso com um calor temperado que durou três dias.."

Assim nasceu a lenda e também o Verão de São Martinho, aquela efémera estiagem fora de época que todos os anos se devia repetir mas que já não parece estar no sítio certo do calendário porque, como todos vamos reconhecendo aos poucos, andamos à décadas a estragar o cenário e a complicar o clima. 

É claro que Deus poderia ter simplificado as coisas e não ter deixado o pobre quase morrer de frio para que Martinho pudesse cometer a sua boa acção  ter antecipado os raios de Sol, mas assim fica a tradição. 

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa embora as celebrações variem de país para país e até de região para região. Em portugal, como todos bem sabemos, manda a tradição que se comam as belas castanhas assadas (ou cozidas com um toque de erva doce, como fazia a minha avó) e prova-se o vinho novo - a água-pé - e jeropiga.

E lá diz o ditado popular que 'em dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho'.

Tenham um excelente dia!