sábado, 19 de março de 2016

DIA DE SÃO JOSÉ, O CARPINTEIRO


COMEMORA-SE EM PORTUGAL e em mais 50 países, o dia de São José, santo popular da Igreja Católica Apostólica Romana e segundo os evangelhos, o designado marido de Maria, mãe de Jesus de Nazaré, independentemente das convicções religiosas e pessoais. O DIA DO PAI mais do que num qualquer calendário litúrgico, está NO CORAÇÃO DE CADA FILHO E DE CADA PAI.... .
E não vale a pena frases feitas e mais do batidas ou intenções de que dias do pai são todos os dias e etc e tal.
A nossa vida vive de momentos que se marcam com datas.
Bem.....hoje escrevi duas quase crónicas.

CAPÍTULO PRIMEIRO

TIVE PAI DURANTE 50 ANOS E CINCO MESES DA MINHA VIDA.
Há quase 18 anos que experimento esta sensação de continuar a tê-lo vivo, no meu pensamento, pois é recordando-o que até certo ponto o vejo e escuto.
Nunca foi um homem exuberante no que a palavra pode conter de exibicionista, autoritário, arrogante. Mas sim e precisamente
o oposto: discreto no ser e no estar, amigo da família e dos amigos, democrata no afirmar das suas opiniões e no consentir as dos outros, sereno por feitio e amante da paz por convicção.
Se pudesse traduzir a sua vida num gráfico, uma linha recta, a meio dos eixos das abcissas e das ordenadas, que definiria as suas principais qualidades. positivo, mediador e constante. .
Nunca lhe conheci um gesto agressivo e as palavras mais exaltadas não para agredir mas para manifestar entusiasmo ou se discordância apenas dizendo: "eu, se fosse a ti...pensaria assim ou faria assim...". Era mesmo assim!
Agradeço-lhe tudo o que me transmitiu e que eu entendi por ou em prática; assim como lhe estou grato pelas poucas coisas que me impôs mesmo no respeito que tinha por ele.
Agradeço-lhe ser o amigo sempre presente, discreto, eloquente e constante, tantas vezes aparecendo do nada a mão estendida, a palavra carinhosa, a tábua de quem sabe que há ali quem precisa de continuar..
Agradeço-lhe o ter-me mostrado o que é amar uma mulher, por toda uma vida, com o respeito e o carinho discretos e serenos como, afinal, ele era.
Agradeço-lhe, sempre ter visto na minha mulher, não só a mãe dos seus netos, mas uma filha que amou e respeitou e ter sido igualmente o grande amigo dos meus filhos que amou, cuidou e deixou o seu amor e a saudade.
Admiro-lhe a tenacidade na luta contra a doença e também o resignado sofrimento (o meu pai não era crente) e a serenidade de quem sabe que os dias só valem enquanto se vivem.
Partiu a meio de Abri sem mudar de século, aos 78 anos!
Quem o conheceu comigo concordará:
O MEU PAI ERA UM HOMEM BOM.
OBRIGADO PAI.

CAPÍTULO SEGUNDO

SOU PAI HÁ QUASE 45 ANOS! 
TENHO 2 FILHOS HOMENS.
Como pai sou muito diferente do pai que tive porque somos pessoas muito diferentes, claro e seria sempre uma má cópia na tentativa de ser o pai que ele foi para mim.
Tentei (e continuo a tentar) ser o melhor pai que consiga ser e que vocês reconheçam que o faço de todo o coração e toda a vontade de acertar (impossível!?). Estar presente sem que seja preciso que me chamem e ser solidário nos vossos anseios e nas vossas necessidades sempre e na medida em que o possa ser e fazer.
Cada um à vossa maneira (e da maneira diferente que soube que iria acontecer) já foram estendendo as vossas estradas, avançando pelo futuro que se vai sempre abrindo, e amo-vos muito pelo que são, tento sempre compreender as vossas opções de vida e pelo menos, como o meu pai me ensinou, saber interpretar o que fazem para melhor julgar e serenar os meus estados de alma mais agitados que os do meu pai.
Gosto das mulheres que escolheram para companheiras, claro que diferentes também como seria de esperar que o fossem.
Pela ordem natural da vida, gostaria que, um dia, me pudessem recordar como o amigo que valeu a pena ter como pai...
Ricardo Jorge e Hugo Filipe.amo-vos muito e tenho muito orgulho nos filhos que tenho.

CAPÍTULO TERCEIRO

SENDO PAI, (nem sempre mas quase sempre) CHEGA-SE A AVô!
PAI DUAS VEZES.....AH! Como nós os homens somos sensíveis à popularidade das avós! Não é dia dos avós mas pode ser dia dos pais, duas vezes, não é?
Sou um orgulhoso avô da Ísis, filha do Hugo e da Joana.
Há 5 anos escrevi:
========================================
A minha neta é uma flor,
um girassol? Não, talvez mais uma rosa
porque rosa é mais amor.
Tem aquele encanto das crianças felizes,
olhos grandes, lindos, estrela radiosa,
a ternura inocente e franca dos petizes
e quando ri, uma gargalhada maravilhosa.
A minha neta é uma flor,
uma rosa tem de ser, sedutora e delicada.
A minha neta é um imenso amor,
mais que flor, mais que rosa, é a minha alvorada.
=========================================
A Ísis cresceu tanto mas continua uma flor linda e brilhante.
Mais forte mas com a ternura das rosas. Ai, um espinho, de vez em quando. Mas nem magoa. Faz parte do caule. Dá-lhe força e carácter. Quase sete anos! Como o tempo passa.
Continuarei a não poder (nem querer) ser uma cópia desbotada do avô que o Ricardo e o Hugo tiveram, mas vou continuar a ser persistente.

Saudades de ti, meu pai.
Sempre vosso, meus filhos e minha neta

E PARA TODOS OS RESTANTES



tenham um excelente dia. e quem for pai. mesmo sem ser José e da Nazaré, UM GRANDE DIA DE PAI!