quinta-feira, 17 de março de 2016

NEM ÀS PAREDES CONFESSO,


Como dizia quem cantava o fado-canção de Max / Artur Ribeiro / Ferrer Trindade. Mas são preferências que gosto, fiquem a saber-me confesso e incondicional adepto. Não tem ordem.
Para mim são todos igualmente admiráveis.

LOUREIRO.
Laurus nobilis, Árvore ou arbusto. Está sempre verde e dá um fruto brilhante e riquíssimo embora de difícil acesso.
Arbustos de jardim, folhas medicinais, o chá alivia cólicas menstruais, mas cuidado: também existem os venenosos. Uma característica interessante a todos: pegam de estaca, são resistentes e têm dias que até parece que estão mais verdes...


RELVAS
Por falar em verdes. Naturais? Artificiais? O que interessa é que sejam confortáveis, arranquem sorrisos de bem estar e quando se cai ninguém se magoe. Há relvas que bem regadas e tratadas até parecem mesmo, naturais....mas são muito falsas!


PORTAS
Já pensaram que houve tempos sem portas? Quando entrava aquele vento norte....irrevogavelmente gélido! Um grande desconforto, certamente. Mas as que eu admiro são aquelas estanques como. por exemplo, as dos submarinos e dos carros de combate. É que por ali não entra nada....ao que parece!


VARA
Apesar de não ser de estatura baixa, tenho 1,81 m de altura, sempre dei grande importância ao facto de se ter uma vara à mão. Dá imenso jeito porque se chega mais longe, muito mais do que o braço pode alcançar. E então quando a vara tem um imã na ponta? É que atrai tudo... até sucata serve.


COELHO:
A destreza com que o bicho corre em zigue zague, pula cercas, salta sebes e se esconde nas moitas.,, bem! Ninguém pode deixar de admirar. A técnica e a forma para quem tem de se escapar. O pior é que por vezes cerca-se de raposas, lobos e outros predadores e um dia.....comem-no!


SALGADO
Salgado é desagradável e além do mais faz mal aos hipertensos. Fernando Pessoa já a ele se referia a ele 'quanto do teu sal são lágrimas de Portugal! Premonitório, não? Oito décadas depois da sua morte, a célebre estrofe cumpriu-se....por causa dele, muitos portugueses choram a vida que ele (entre outras coisas) lhes levou! O Pessoa era um grande poeta...


SÓCRATES
Nem me digam nada! A sabedoria no cume. O pico da sapiência; A luz sem túnel ao fundo; O cinturão negro da arte da palavra. O engenho da acção. A contribuição no campo da ética. A ironia e o método socráticos permanecem como a ferramenta de discussões e um tipo peculiar de pedagogia para encorajar a compreensão do assunto. Modesto demais para fazer a fortuna que mereceria, sempre teve amigos que lhe emprestaderam os punhados do ouro que a sua mente distribuía. Como ele dizia: Só sei que nada sei!


MARCO ANTÓNIO.
Não percebo nada de histórias mas parece que deixou o chefe voltar as costas e ficou na câmara com Cleópatra e chegou a vice não me lembro já bem de quê! Falou, falou, falou contra uns opositores mas depois parece que um tribunal acabou por inspeccionar contas que estavam muito mal feitas e...quando procurava voltar a Roma, naufragou e deu à costa!


LULA
A minha mãe fazia-a recheada. Maravilhosamente! Primeiro retirava-lhe a quilha dura mas aproveitava os tentáculos e fazia um recheio com ovos, polpa de tomate, chouriço ou farinheira, azeite, cebola e uma pitada de sal, claro. Também gosto de lula grelhada, guisada, etc. Agora caldeirada de lula.à brasileira está na ordem do dia!.Ah! Nunca esqueçam de a lavar..jacto de água, se possível!


Como a Natureza nos está sempre a surpreender, não está?